terça-feira, dezembro 29

Crónicas Capixabas (VII)

Gloriosos bons dias a todos!!!

Por motivos alheios à minha vontade (temperaturas altas, praias deliciosas, cervejinha bem gelada, etc... etc...) não consegui escrever nenhuma crónica nas últimas 2 semanas. Mas regresso agora cheio de pujança e com muitos comentários ao que se passa no futebolzeco português.

Com mais ou menos facilidade, lá ganhamos à equipa corrupta. Depois de uma semana, em que a sub-classe jornaleira nos tentou amedroantar com o potêncial de uma equipa onde dizem que jogam (se bem que ao que parece até hoje ninguém os viu a jogar nada) Givanildo, Cebola, Meireles, Fucile, Supapunarua (e nos túneis também), etc... etc... muitos acharam que a nossa BRAVA e GLORIOSA equipa iria ter muitas dificuldades. Além disso, estavamos desfalcados de 3 dos nossos melhores jogadores e eles contavam com 3 reforços de última hora (LuXíLio e sus Muchachos).

Sim, não estavamos na máxima força, mas só quem não percebe puto de futebol pode achar que jogadores como Meireles, Fernando, Guarin, Cebola ou Belluschi sejam melhores do que Carlos Martins, Javi Garcia, Ramires, Urreta ou Menezes.

As coisas correram como eu esperava e vencemos categoricamente. E foi de tal forma a nossa superioridade (que injustamente só se reflectiu numa margem mínima) que os Corruptos Assumidos nem piaram. Além disso até se baralharam todos na sua "tática de túnel". Queriam agredir jogadores do Benfica, mas de tão baralhados que estavam, só se lembraram disso já os nossos bravos estavam todos recolhidos. Portanto, basicamente, levaram banho no campo e no túnel.

Agora vamos ver o que é que a Liga decide... eu oponho-me à suspensão de Supapos-naRua-noAvião-e-noTúnel e do Givanildo-Cantinflas, pois sem eles, os momentos de boa-disposição e de humor da Liga Sagres vão ser muito menos frequentes. Como poderemos viver sem os portentosos remates para a bancada lateral de Givanildo e as assistências para os adversários de Supapus?

Mas o clássico já passou, e o Benfica continua (contra tudo e todos) na frente. Sim, o Porco-B continua a não desgrudar, mas mais dia menos dia eles vão dar o berro, por isso o importante é que o Benfica se fortaleça pois a casa-mãe da corrupção do futebol Português ainda não desistiu.

É verdade que eles não têm jogadores como os nossos, mas os corruptos ainda continuam por lá (e pela FPF, pela LPFP, pelos jornais, pelas rádios, pelas tvs, etc...) e nunca irão nós dar um campeonato de mão beijada. Por isso preparem-se pois o que se passou até agora, ainda não foi nada.

Quanto ao mercado de inverno, fico muito feliz pela contratação do Airton. Vi vários jogos do rapaz, e fiquei impressionado. É bravo, lutador e com grande capacidade de recuperação. Claro que ainda é jovem, mas também não vem para ser titular. Tal como Menezes, chega ao Benfica e vai ter oportunidade para aprender e se adaptar. Além de ajudar nesta época, o Benfica prepara já o futuro. Prepara uma eventual saida de Javi no final da época... pois a jogar como joga, o espanhol estará em breve a caminho do campeonato inglês.

Kardec é uma incognita. Sim, marcou muito nas camadas jovens, mas até agora teve poucas oportunidades no futebol sénior. Mas quem o contratou (os mesmos que foram buscar o desconhecido Javi, Ramires e o reformado Saviola) saberá o que tem ali... e quem sabe se não é um diamante em bruto, que bem polido nos dê um grande futuro?

Mas quem anda a abanar o mercado são os "Queques do Lumiar"... impressionante ver a agremiação osgal a comprar desta forma, quando há 4 ou 5 meses a Osga-mor criticava o Benfica por investir tanto no plantel.

Sei que mais uma vez certos "benfiquistas" andam assustados com as contratações de João Pereira e Pongolle pelo 5º classificado da Liga... mas eu pergunto, será que estes jogadores são melhores que Maxi Pereira e Saviola (que já até foram mais baratos)? É verdade que têm qualidade, mas eu relembro também que raramente jogadores que chegam em Janeiro, fazem realmente a diferença. Se bem que no caso do Zebordennggue, ir buscar jogadores (bons ou maus, não interessa) para ocupar posições ocupadas por pedreiros e marceneiros como Postiga, Pedro Silva, Caicedo, etc... é uma boa política.

Lá para cima, os Corruptos parece que não querem apostar em novas contratações... não é uma questão financeira... é uma questão de trauma. É que ainda andam a digerir as contratações de tipos como Álvaro Pereira, Belluschi, Guarin, Valeri, Prediger, etc... e todos sabemos que barretes destes são complicados de esquecer.

Bem... o calor aperta e eu vou mas é para a praia, que a minha vida não é esta.

Umas boas entradas e um 2010 À CAMPEÃO!!!

P.S.: Pelo que parece, há muita gente preocupada com a quantidade de Brasileiros no Benfica. Eu cá não me stresso nada com isso... pois quem sabe se daqui a 5 anos, alguns deles não acabam no Escrete-Luso.