quarta-feira, dezembro 26

AS ACÇOES FICAM COM QUEM AS PRATICA

Li a entrevista ao nosso Binya, no CM-Sport. É um documento maravilhoso, cheio da simplicidade e humildade, com que se fazem os grandes e verdadeiros campeoes.
Incrível, a sinceridade (quase diria ingenuidade), com que atira para cima dos outros, a responsabilidade de, ser o grande jogador que é.
E é com verdadeira "doçura", que responde a todos aqueles que o perseguiram (e perseguem) e, o quiseram apodar de monstro, no pior sentido. Por ser negro? Por ser desconhecido? Por ser jovem e seguramente influenciável? Nao sei, mas seguramente por ser uma promessa do Benfica.
É com orgulho que o temos no Benfica, é com maior orgulho ainda que Binya se sente Benfica.
Nos antípodas deste jogador, temos um outro "grande" jogador.
Confesso que sou suspeito a falar dele, porque nunca o considerei, sequer, jogador acima da média.
Querem-nos convencer que é o maior. "Esquecem-se" que um grande jogador nao é aquele que marca grandes golos, faz grandes dribles. E o golo de sábado é um grande golo, milhares desses acontecem todas as semanas. A Bola diz que por esse golo ele é o melhor do Mundo...estou-me a lembrar dum tal Maxi Pereira, no jogo contra o AC Milan. Aí já nao há lugar a melhor do Mundo.
Um grande jogador, obrigatoriamente, tem que ter qualidades humanas, entre as quais a humildade.
E o que fêz Cristiano Ronaldo? Na cerimónia da atribuiçao dos três melhores jogadores para a FIFA, em 2007, simplesmente amuou como menino malcriado. Levantou-se antes de Messi(fabuloso jogador), pôs-se no meio de Kaká(o maior neste momento) e Messi, depois rectificou e, enquanto estes dois verdadeiros craques punham o troféu atribuido, à frente do peito, com evidente orgulho, numa homenagem a quem os elegeu, Ronaldo punha esse mesmo troféu, quanto a mim imerecido, debaixo do braço, numa prova de desprezo pelo 3º lugar.
Ídolo com pés de barro.
Quando deixar de ter o arranque e a corrida que tem, brevemente será esquecido, pois tecnicamente é pobre. Lembremo-nos o que disse dele o "nosso" Pipi.
Pelés, Eusébios, Di Stéfanos, etc.etc.etc.., sao hoje recordados pois foram grandes em tudo, como Jogadores e, como Homens, com H grande.