sexta-feira, dezembro 14

ALTO E PÁRA O BAILE

De entre os locais que eu um dia visitarei, estao a Sícilia e Nápoles.
Porque estao lá as poderosas Cosa Nostra e a Camorra? Talvez. Ao fim e ao cabo, penso, que nao serao mais perigosas que a noite portuense.
Por isso nem corro nem mais nem menos perigo, e os esquemas, sao em tudo similares.
Na Sicília e em Nápoles, como todos sabem, é a soberania do Estado Italiano que está em jogo. Aí impera uma lei "particular", que nao a geral.
Silencia-se a Imprensa através do medo.
Ataca-se um orgao de soberania (matando ou corrompendo), que sao os juízes, e impoe-se uma "lei paralela", traduzida na cobrança de impostos, leia-se "imposto de protecçao".
A cobrança de impostos, desde sempre foi prerrogativa do poder central, por isso legal, que aparece com nome próprio e, é uma forma entre outras de impôr a soberania do Estado.
Daí que imediatamente todos os Estados, de todo o Mundo combatem ferozmente quem se aproprie das suas prerrogativas, assumam que nomes assumirem, imposto revolucionário ou imposto com outro nome qualquer.
Mas dizia eu, que nao iria estranhar...vejamos. O que se passa na noite portista é ou nao um desafio á soberania do Estado Português? Os "impostos" aos empresários da noite que deveriam reverter para o Estado revertem para quem?
E como alguém disse, a Polícia só controlará essa violência se ela própria se tornar no "gang" mais poderoso e, chamar a si o monopólio da lei, impuser a sua força.
Mas...isso chega?
O ataque a um dos orgaos de soberania já se consumou. No "Eu Carolina" vem lá preto no branco que o Juíz Ricardo Bexiga era para ser eliminado.
A imprensa está atemorizada (vejam-se os ataques a jornalistas) e, para dar a falsa ideia de independência e desviar atençoes, descarrega sobre o Benfica (todos os dias). A Judite, está controlada, foi ela quem avisou o Engenheiro-Chefe da busca a sua casa (e é o Ministério Público que o diz, nao sou eu).
É o caso do Aveiro Conection, ameaças de morte à Juíza, acusaçoes de recepçao de pacotes de heroína em pleno Tribunal...Apito da Bosta e o seu lugar-tenete Rienhaldo Reles...tudo absolvido.
É que neste processo todo, emerge um personagem, Apito da Bosta, que quer se queira ou nao, tem na sua guarda pretoriana, indivíduos que já ninguém poe em em dúvida da sua ligaçao à noite portuense e, aos seus ajustes de contas.
Quer dizer...quando eu visitar Sicília ou Nápoles, apenas mudará o nome do Oceano que as banha, a noite é a mesma.