segunda-feira, agosto 24

Veiga: já te fizeram a folha!!!

Depois de um bom resultado (com uma exibição menos conseguida do que as anteriores) do Glorioso e de mais um roubo a favor dos Corruptos Assumidos... vamos agora falar daquele que se preparava para ser uma das caras da oposição a Vieira, nas eleições: José Veiga.

Veiga era um dos membros do Movimento Benfica Vencer Vencer, e tinha como objectivo colocar alguém muito próximo de si na liderança da direcção e assim assegurar o regresso ao mundo do futebol, onde durante muito tempo fez milhões à custa de multi-milionárias transferências.

Mas sabendo que não conseguiria chegar lá sozinho, desdobrou-se em contactos e aliou-se a outras figuras polémicas que pairam sobre o Benfica, como abutres. Gente famosa por estar sempre presente no início e darem de frosques (abandonando a nau como os ratos) quando as coisas viram.

Aliou-se a Vitor "Bibi" Santos, José Eduardo Moniz, Fernando Tavares, a João Carvalho, Rui Rangel, etc... e formou um Movimento silencioso que em vez de fazer oposição, ia fazer terrorismo durante meses.

Mas as coisas não lhes correram como queriam, e Vieira trocou-lhes as voltas. A estratégia do movimento foi por água abaixo e passado uns meses, acontece aquilo que eu já tinha concluido aquando do aparecimento deste movimento: Veiga era para queimar.

Veiga pensava que iria ter poder, mas na verdade os BIBISTAS só o queriam lá para ganhar apoios e para que ele organizá-se a tomada de poder. Veiga conhecia Vieira e tinha a fama (se bem que o seu papel foi muito menos importante do que ele faz parecer) de ter sido o obreiro do título de 2004/2005.

Mas quando o poder fosse tomado, dificilmente ele teria o que queria. O poder seria efémero e ele depressa iria ver, de novo, o seu passado bem escarrapachado na opinião pública.

Para quem tem dúvidas do que eu digo, a prova é o que está a acontecer agora. O poder não foi tomado, mas os egos entraram em conflito... e as fugas fiscais de Veiga estão agora de novo nas capas dos jornais.

A Cofina que foi sua aliada e que tudo fez para esconder os factos que levaram Veiga a abandonar a Luz, há umas semanas lançou-lhe um ataque de morte (ver aqui e aqui) . E hoje a Lusa lançou mais um contra-golpe, replicado em vários jornais.

Enquanto foi necessário, Veiga teve as costas quentes. Mas agora é tempo de pagar pelos erros e há pessoas que não perdoam certos eventos e certas traições. Apesar de ter sido aliado de Veiga na luta contra Vieira, Vitor Santos nunca lhe perdoou-o o que se passou nos anos de 2001, 2002.

Vitor Santos investiu num dos maiores fiascos que passou em Portugal (Roger) e perdeu muito dinheiro. Quis recuperar guito na construção do estádio, mas viu-se ultrapassado pelo grupo de Vieria e Mário Dias. Tentou boicotar tudo no balneário, mas com o apoio do empresário Veiga, Vieira foi conseguindo trazer bons jogadores para a Luz e fazer esquecer a Bibi e enterrando o seu investimento.

E é sabido que Veiga chegou a ser confrontado em pessoa por Bibi... que queria que Roger tivesse mais exposição, mas tal nunca aconteceu.

Há muito que sei que só existiram tréguas porque o objectivo era derrotar Vieira. Mas como não foi possível e como Veiga já não interessa, está na hora de enterrar o rapaz de vez.

Cumprimentos,

V.