Mais um trimestre de sofrimento para a ZON. Apesar de o número total de assinantes do serviço de TV por subscrição continuar a crescer, a ZON continua a perder clientes para a MEO.
No final do 2º Trimestre de 2008, a ZON tinha 74,3% de quota mercado e a MEO tinha 5.4%. Passado um ano, a ZON 68.6% (sendo que 3.2% são clientes de empresas concorrentes adquiridas no final de 2008) e a Meo já tem 18.7%.
Sem contar com os clientes que vieram das empresas adquiridas (TV Tel, BragaTel, Pluricanal Leiria e Pluricanal Santarem), as contas ainda são mais negras para a ZON. Em um ano perdeu 8.9% de quota de mercado.
Também é interessante ver que as 4 empresas que a ZON comprou, tinham no final do 2º Trimestre de 2008, uma quota de mercado entre 4.3 e 4.5 %. Hoje não representam mais do que 3.2%.
Isto é... a ZON perdeu quota de mercado tanto na sua rede original (legado da TVCabo) como nas empresas que adquiriu.
Mas a procissão ainda vai no Adro. A MEO já tem a sua plataforma tecnológica perfeitamente estável e em 2010 vai arrancar com vários projectos que irão com certeza, roubar muitos mais clientes a ZON. E uma das armas de ataque é o Benfica e a sua marca.
A próxima batalha, e que será de certeza mais dolorosa, é na questão dos conteúdos, onde há muito dinheiro a ganhar. Já há muitos rumores no ar... mas o certo é que o monopólio das transmissões desportivas da SportTV está com os dias contados.
Preparem-se... que a destruição do Império do Mal só ainda agora começou.
V.