terça-feira, novembro 25

MARGARIDA BENFIQUISTA - A VAIDOSA

Frase quase bizarra para iniciar uma prosa.
Pois bem, se tiverem a pachorra de me lerem verao o porquê.
O Benfica terminou o Campeonato passado, positivamente de rastos.
Deixou escapar os principais objectivos, e pior que isso, acabou o Campeonato num obsceno 4º lugar.
Foi tremendamente roubado, e os "inimigos", pois disso se trata, tremendamente beneficiados.
Nada a que nao estejamos habituados, com a complacência (e o beneplácito?) de quem de Direito.
Esta época, que já ultrapassou a sua fase inicial, o Benfica segue um rumo mais consentâneo com a sua Gloriosa História.
"E tu Luís, sim tu Luís", frase que vem no hilariante dossier Apito Vermelho, ou Encarnado, para mim é indiferente as mentiras terem o rótulo que têm, tens muita culpa disso.
O Presidente, quando tomou conta do Clube, e face à situaçao catastrófica, iniciou um processo de recupereçao económica, o mesmo é dizer um processo de credibilizaçao do Glorioso.
Mas, num Clube de futebol os resultados desportivos sao o sal que faz com que a vertente económica esteja de saúde.
Parece-me que foi isso que Luís F.Vieira "viu", pois para recuperar economicamente o Clube, teria que a Equipa de Futebol, conquistar titulos, gerar entusiasmo à sua volta, de molde a que a participaçao dos Adeptos fosse massiva.
Apenas um título nacional de futebol, por força do desencadeamento do "Apito Dourado", nao serviu minimamente a questao da recuperaçao do Clube.
Convenhamos que LFV, insuperável em questoes económicas, nao o é tanto na vertente desportiva.
Teve a humildade de o reconhecer, a coragem de o corrigir e o talento de escolher a pessoa certa, para o cargo de Director Desportivo.
Muito bem.
Mas, talvez mais que tudo isto, mesmo mais que a carreira em tudo auspiciosa da Equipa, está o facto de que nós somos o Farol, que orienta tudo ao que ao Futebol diz respeito.
Assim mesmo, sem falsas modéstias.
Enquanto nos outros, os jogadores sao agredidos eplos adeptos, no nosso caso, sao acarinhados.
Volta e meia nos outros, há alguém que quer sair. No nosso caso dizem que estao bem, que querem seguir e ser campeoes e, nem é caso para se rever o contrato em termos financeiros.
Nos outros, todos os sucessos sao em funçao do Benfica, no Benfica só se pensa no Benfica, certos e seguros que seja quem fôr, nem aos calcanhares nos chegam.
De arremêdo de conjunto, como diz o jálima das quarta-feiras em a Bolha, apresentamos um Grupo altamente profissionalizado, consciente da sua força e do temor que cada vêz mais provoca nos adversários, e na dificuldade que espalha pelos árbitros, habituados que estao ao primeiro roubo, a Equipa cair a pique como um baralho de cartas.
Quase que podem roubar o tempo todo(e fazem-no), que a Equipa que respira saúde física e mental, sabe reagir como um só.
Ia a escrever àcerca do nosso Treinador e dos treinadorzecos dos outros.
Mas acham que vale a pena tentar sequer abordar formas de estar no Futebol, que distam anos-luz?
E mais, a enternecedora cumplicidade entre os Adeptos e a sua Equipa, cumplicidade esta que se estende aos Corpos Sociais.
Amigos o que aqui digo, já nao é só Orgulho.
Isto que escrevo já sao "peneiras".
O que aqui fica escrito é VAIDADFE, pura VAIDADE.
Daí, deitar mao a uma frase da nossa bela e sensual Margarida Benfiquista, que acho que é o supra-sumo da Vaidade:
"TODOS OS DIAS ME AGRADEÇO, PELO FACTO DE SER BENFIQUISTA".