segunda-feira, janeiro 14

ALTO E PÁRA O BAILE

Pensava eu que nao voltaria a escrever tao cedo, mas, tem que ser. Vejo que os meus amigos benfiquistas, uns estao a desmobilizar e, sinceramente nao vejo motivos para tal, outros estao a virar-se contra o seu próprio clube (Jogadores Técnicos, Presidente) e, também nao vejo motivos para tal.
Antes de tomarmos estas atitudes, eu proporia que calmamente e a frio, cada um analisasse o que vai mal no Clube.
Alguma coisa vai mal no reino da Águia? Sem dúvida, mas nao é nada de mais. A caixa de ressonância que sao os jornais, é que faz este alarido todo.
Mas antes temos que reflectir sobre o que se passa. As coisas nao se afiguram assim tao simples.
Durante os primeiros jogos muito se falou das arbitragens. Que iam de mal a pior, pediam os mérdia, medidas, agora que ao Fruta, lhe deram uma vantagem confortável, há um silêncio ensurdecedor sobre as arbitragens. Até houve uma reuniao dos árbitros. Foi para ver se a fruta já estava boa para dormir, de certeza absoluta.
O clube da corrupçao, quando nao é ajudado pelas arbitragens(coisa raríssima), sao os clubes douradinhos que lhes facilitam a vida. Quando nao sao os clubes, sao os jogadores douradinhos que se lesionam a apertar as botas no balneário, a ter diarreias mentais e, há sempre um guarda-redes, amigalhaço.
Se nao há nada disto, deita-se mao dum recurso que nunca falha...rouba-se o Benfica.
E jogam mesmo mal. Ainda nao conseguiram fazer uma exibiçao com a qualidade das do Benfica contra o Milao, Boavista E.Amadora(2ª parte) Ucrânia. Muito, muito loge disso.
Só jogam "maravilhosamente" com os clubes que por mero acaso, estao de cócoras, perante o Bufolas.
Façamos as contas aos pontos dados ao Fruta e aos roubados ao Glorioso. Iríamos em primeiro. Mas isto já se passa há anos. Mais exactamente há 25 anos.
Para isto acontecer, entre outras coisas,tem que ter um aliado. Esse mesmo. O Sportém.
O tal acordo, no qual o Fruta é 1º e o Sportém o 2º, para entrar directamente na Champions, que assistimos a declaraçoes cautelosas, dos responsáveis verdes. Crime da omissao.
Mas o mais engraçado é que os lagartos nao podem denunciar isto, sob risco de cairem no descrédito. O famoso projecto Rock Et.
Já se esqueceram, quando andaram com um caixao às costas, a dar voltas e voltas, à pocilga? E gritaram pela verdade desportiva? Que depressa se esqueceram, quando ganharam um campeonato, com 22 penaltis do Merdel. E Joao Finto no Benfica, "mergulhava", aqui era sempre falta. Adiante.
Mas viremo-nos para nós (sem esquecer nunca estas questoes).
O que me parece mal é a atitude dos jogadores em campo. Que se passa? Em futebol, quem nao luta, nao conquista a bola, nao tem o instrumento mais importante para jogar...e deixa jogar o aversário.
O Celtic, entrou na fase seguinte da Champions sabem porquê? Nao jogam nada, mas lutam muito.
Sabe-se que o Presidente é duro, Camacho é um homem de ganas, os adeptos nao perdoam e, afinal os jogadores desafiam tudo isso, e têm atitudes pouco menos que passivas nos jogos, ou será que o Presidente nao é tao duro como aparenta ser e, Camacho nao os incentiva?
Por melhor táctica que se engendre, se o jogador nao luta, nunca a cumpre. E assim nao há treinador que resista.
A qualidade está lá. Porque nao se luta? Porque nao se joga o que está ao nosso alcance?
Será que o ordenado principesco, pago a tempo e horas, aburguesou a equipa, e daquela equipa lutadora que construiu a Mística, já só existe a recordaçao? Tenho medo de pensar nisso.
Posto isto, cabe a todos nós, exigir outra atitude dos jogadores. Eles sao os artistas, logo os principais (e únicos?) culpados do que se está a passar.
Sempre ouvi dizer que quem está no Convento é que sabe o que lá vai dentro, por isso, que nos digam o que se passa, já que os jogadores dizem que o ambiente é bom, que estao todos unidos.
Nao será bem assim, ou nao teria acontecido Setúbal.
Mas...recuso-me a atirar a toalha ao chao.
Estou convencido que já nao seremos campeoes, inclusivé que iremos perder o 2º lugar (o favorecimento ao Sportém é escandaloso), mas amo demais o Benfica para desistir.