domingo, setembro 7

SOU BENFIQUISTA SIM

É bastante arriscado escrever, depois do GRAO VASCO.
Corremos o risco de desiludir eventuais leitores, tal a excelência da imaginaçao em prosa de tao ilustre "escriba".
Mas por outro lado, Grao Vasco e/ou Viriato fazem lembrar Viseu, a mais bonita Cidade de Portugal, terras onde passei a minha feliz infância.
E para que a minha Infância fosse completamente feliz, como diz o fado, "alguém que Deus já lá tem", fêz-me Benfiquista.
Ao inocular-me esta "doença", da qual nunca me quis curar, fizeram que assumisse uma postura, na qual sempre encarei que "Ser Benfiquista", era e é, ser diferente.
Ser Benfiquista era sentir "a Chama Imensa", mas nao só.
Era assumir uma postura em tudo diferente dos outros.
Era uma entrada precoce no mundo dos adultos, no que diz respeito a uma forma diferente de estar na vida.
Era desenvolver a Partilha, a Solidariedade, a Comunhao de Princípios que tornam possível e feliz, a vida em Sociedade.
Afinal "Ser Benfiquista", nao era só pertencer a um Clube, era antes do mais um estado de Alma.
Dizem que um exemplo vale mais que mil palavras.
E é verdade.
Por mais palavras (e tantas foram) a incutir em mim os valores nobres que devem nortear a acçao humana, nada se comparou com a liçao BENFICA.
Desde o constatar, com a indomável força de COSME DAMIAO e COMPANHEIROS, como do nada, se materializa uma Obra de encantar, Orgulho de um Povo.
Arrostando com perseguiçoes, pois andámos "com a casa às costas" uma série, que parecia interminável, de anos, roubados pelo clube da élite, dos viscondes, soubemos, com a Indiferença e Altivez da força que o Povo, nos deu, ao longo dos anos construir verdadeira Via Láctea de
Povo, Povo Povo sempre o Povo.
E foi assim que se forjou o aço com que sao feitos os verdadeiros Bnefiquistas, aqueles que amam sem reservas o seu Clube.
(Abro um parentesis, 'para deixar de lado os "verdadeiros benfiquistas" "racionais""imparciais" e outros que tais, que pululam em tv's, blogues, jornais.Fecho parêntesis).
Sempre que entro em conflito comigo próprio, pelas viscissitudes naturais duma vida, que já vai longa, basta que pronuncie para mim próprio o "Sou Benfica", logo me acode nestas duas palavras, toda uma História ímpar, logo me amparam os de antanho, hoje fantasmas que povoaram a minha meninice, e me fazem lembrar O Orgulho e a Responsabilidade que tenho por ter entrado num Mundo de Magia, nem que seja por ser o mais humilde dos Adeptos.
Ser Benfiquista é isso: é ser mais que os Homens, é partilhar o Sobrenatural com os Deuses do Olimpo.