sábado, setembro 20

DIZ-ME COM QUEM ANDAS, DIR-TE-EI QUEM ÉS

Para que nao haja dúvidas, desde já afirmo duas coisa:
-sou fanático doente pelo Benfica.
-apoio, todo e qualquer Presidente do Glorioso.
Postas estas premissas, é tempo de dizer, que reconheço o grande serviço prestado ao meu Benfica pelo actual Presidente.
Duvido sinceramente, que mais alguém tivesse feito, em tao pouco tempo, o que Luís Filipe Vieira, fez pelo e no Benfica.
Mas...
Há sempre um mas.
Quero daqui dizer ao sr. Filipe Vieira, que para se ser Presidente do Benfica, o cargo mais importante ao cimo do planeta Terra, mesmo que descubram outros planetas habitados, este cargo será sempre o mais importante, nao basta perceber de números, nao basta gerir e muito bem as finanças desta imensa Nau.
Nao bastará por sinal perceber de Futebol, como muito e muito bem sabe Rui Costa.
Nao chega aumentar signifitivamente os "dinheiros" que entram através dum merchadising muito bem elaborado.
É pouco, dotar o Clube de infraestruturas espectaculares, tao pouco dotá-lo de património imenso.
Sr. Luís Filipe Vieira, por tudo isto estou-lhe muito agradecido acredite. Fêz muito pelo Benfica, reconheço com agrado e gratidao, mas para um Clube como o Benfica, o muito é sempre pouco.
Permito-me transcrever aqui excertos dum fabuloso e espectacular post de Bruno Carvalho no Blogue Novo Benfica:
(...)Há uns anos atrás, numa conversa com Camacho, em Madrid, ele disse-me uma coisa que não me saiu da cabeça. Ele disse-me que o Real Madrid era muito grande e muito importante, mas que fora da cidade de Madrid o Real não era número 1 em lado nenhum. Camacho disse-me mais: o Real Madrid é respeitado e temido pelo mundo fora, mas não é amado.
Com o Manchester United ou Liverpool passa-se algo de semelhante com a diferença de terem ganho menos que o Real Madrid. Onde estão os verdadeiros adeptos do Manchester ou do Liverpool, a não ser nas respectivas cidades? Haverá algum sítio do mundo em que esses clubes são o emblema mais importante para além das suas cidades? Mesmo em Inglaterra, será que em Newcastle, Birmingham ou Leeds as pessoas são maciçamente do Manchester ou Liverpool? Tenho a certeza que não.
E o Barcelona? Se fossemos olhar para os títulos o Barcelona está muito longe do Real Madrid e em termos sociais ainda vale muito menos que o Real. O Barcelona é um clube parecido com o Porto, assim como o Atlético de Madrid é parecido com o Sporting.
De facto, o Barcelona representa um sentimento regionalista e com isso domina na Catalunha e vive por oposição ao Real Madrid. O Porto tem um papel semelhante em Portugal, tem no Benfica a sua obsessão, mas ao contrário do Barcelona não consegue sequer dominar o Norte de Portugal nem ter a capacidade financeira do clube catalão. Quem quiser confirmar o que digo que vá a Braga, a Famalicão, Viana do Castelo, Mirandela, Bragança ou Vila Real e verifique qual é o clube com mais adeptos. É, de longe, o Benfica.
Mas ter mais adeptos será um critério suficiente para se ser o maior clube do mundo? Manuel José, treinador do Al-Ahly, dizia há uns tempos que este clube do Cairo era enorme porque tinha cerca de 40 milhões de adeptos no Egipto. Mas fará isso do Al-Ahly um grande clube? Seguramente que não. Se fizesse, rapidamente qualquer clube chinês ou indiano poderia vir a dizer que é o maior clube do mundo.
Outros clubes como o Milão, Inter, Juventus, Bayern de Munique, Boca Juniors, Flamengo ou São Paulo têm o mesmo problema. São muito importantes nas suas regiões ou nos seus países, já ganharam muita coisa, alguns têm muito dinheiro, mas fora da sua área de influência directa não são nada. São muito respeitados. São adversários temíveis. Mas têm aquela coisa especial que faz deles o maior clube do mundo? A resposta é não.
Então, afinal, qual é o maior do clube do mundo?
É o Benfica. E porquê?
O Benfica é o maior clube do mundo não por causa de qualquer recorde do Guinness Book como alguns ignorantes nos querem fazer crer. Só pode dizer isso quem não percebe nada do que é ser benfiquista.
O Benfica é o maior clube do mundo porque num desenvolvimento histórico singular e irrepetível ganhou o respeito mas, acima de tudo, conquistou o amor de milhões em todo o mundo.
O Benfica conseguiu encarnar a diáspora portuguesa como nenhum outro clube do mundo o conseguiu fazer relativamente à história do seu próprio país.
Assim, o Benfica é o maior clube de Portugal, mas é também o clube nº 1 em Angola, Moçambique, Timor, Cabo Verde, Guiné e S. Tomé. Mas não só. Qual é o maior clube de Paris? Será o PSG que foi fundado em 1970? Não. É o Benfica. O Benfica que também é o maior clube na Suíça, no Luxemburgo e que tem uma enorme força na Alemanha, em Nova Iorque, em Toronto, na África do Sul ou em qualquer lado onde esteja um português.
O Benfica personifica a nostalgia e a alma de um povo, mesmo daqueles que não são simpatizantes do clube. E isso sente-se especialmente quando se sai de Portugal. Não há mais nenhum clube do mundo assim.
E há mais. O Benfica é do povo. É popular no sentido literal do termo. É feito por gente simples que ama o Benfica mais do que tudo na vida e é capaz de sacrifícios espantosos pelo clube do seu coração.(...)
Todo este "relambório", para lhe dizer Sr. Presidente, que o Benfica, acima de tudo é SENTIMENTO.
Como é possível, pois, ver o Presidente do Benfica, em amena cavaqueira com Joaquim Oliveira, aquando do Torneio do Algarve? E saída de um qualquer filme de terror, a notícia que Joaquim Oliveira foi no aviao particular consigo, ver o Nápoles-Benfica?
Se, como é obrigatório por contrato, o Joaquim Oliveira tem direito a 6 lugares no Camarote Presidencial da Catedral, o que obriga o Presidente do Benfica a tê-lo ao lado e a sorrir-lhe em muitas ocasioes, e uma só que fosse já era demasiado? Ele que tem jornais que destilam veneno diariamente sobre o Benfica? Que tem um canal de televisao que sonega imagens dos jogos do Benfica, induzindo as pessoas em erro?
Um indivíduo que, explora o Benfica através dum contrato humilhante, é bem recebido?
Um indivíduo profundamente odiado pelos adeptos do Clube que o senhor é Presidente, passeia-se impune e desprezivelmente por "corredores" que só ao Benfica dizem respeito?
Fizeram-me Benfiquista, sem me falarem em números, fanatizei-me porque o Benfica é POVO, tornei-me doente porque o Benfica é a projecçao dos mais nobres valores humanos.