segunda-feira, setembro 15

O que Rui Santos não disse sobre o Caso "Hulk"!


Em cerca de 5 meses (15 de Março a 24 de Agosto) Hulk jogou por 3 clubes e esteve REGISTADO em 4 clubes!!

A 15 de Março Hulk jogou pelo Kawasaki Fontale.

A partir de 6 de Abril, Hulk passou a jogar pelo Tokyo Verdy.

A 23 de Julho, Hulk foi contratado ao Tokyo Verdy por parte do Club Atlético Rentistas, e a sua transferência foi registada na Associação de Futebol Uruguaia.

A 25 de Julho, Hulk foi contratado pelo Porto ao Club Atlético Rentistas, e a sua transferência foi registada na FPF e na CMVM.

A 24 de Agosto, Hulk jogou pelo Porto no jogo contra o Belenenses.


Rui Santos, no Tempo Extra, referiu-se ao Caso "Hulk" afirmando que o Hulk terá jogado por 3 clubes, e que isso não seria uma irregularidade devido ao cruzamento dos campeonatos e à excepção dada a estes casos, que consta na legislação que entrou em vigor em 2008, mas quase nem abordou a questão mais importante que diz respeito aos 4 registos na mesma época desportiva.

Além do mais cometeu uma incorrecção afirmando que o Rentistas costuma emprestar os jogadores a outros clubes. O erro grave no seu discurso consiste no facto de o Hulk ter sido propriedade do Rentistas durante 2 dias, não tendo sido emprestado a quem quer que seja.

Houve de facto 4 registos na mesma época, e esta é que é a irregularidade deste Caso, já que o regulamento da FIFA apenas permite 3 registos na mesma época.

Regulamento do estatuto e transferência de jogadores da FIFA:
Artº 5.1 "A player must be registered at an association ..."

Artº 5.2 "A player may only be registered with one club at a time."

Artº 5.3 "Players may be registered with a maximum of three clubs during one season ..."

No entanto Rui Santos fez questão de frisar que falou sobre o caso "Hulk" atendendo apenas a alguma pesquisa que efectuou, sendo um caso para investigar.

-------------------------------------

Anexo 1:
Associação Uruguaia de Futebol (23 de Julho)

Comissão do Mercado de Valores Mobiliários - Portugal (25 de Julho)


-------------------------------------

Anexo 2:

Modus Operandi do Empresário Juan Figger que intermediou as transferências Tiuí e Hulk:

Negócio Tiuí (Fluminense - Rentistas - Sporting)

"O ultimo clube pelo qual Rodrigo Tiuí jogou foi o Fluminense e ,nesta perspectiva,deveria ser a CBF a enviar para a FPF o certificado do jogador.No entanto ,há um pormenor que neste momento está a atrasar todo o processo. Antes de vir para Lisboa,o jogador assinou pelo clube Uruguaio Rentistas,formação à qual os leões pagaram 650 mil euros por metade do passe do jogador.Mas a transferencia para o Uruguai processou-se de forma tão rapida que a federação local nem sequer teve tempo de receber o certificado internacional do jogador...." In A Bola, via Blog "Visão Leonina"

Na transferência de Tiuí não existiu nenhuma irregularidade já que o Tiuí apenas tinha sido registado por 1 clube antes da contratação por parte do Rentistas, ao contrário de Hulk que tinha sido registado por 2 clubes no Japão na época de 2008.