domingo, junho 7

A "CHORADEIRA" no "CHORADINHO"

Ontem, mais uma vez, foi um dia de emoções fortes para Todos Nós Benfiquistas.
As nossas equipas, em diversas modalidades, entraram em acção, empenhadas em fases finais de competições que definem os campeões.
Muitos de Nós, a maioria, seguiu atentamente o desenrolar dos acontecimentos, certos de que as TV’s na sua procura de maiores audiências e “shares” e a nossa Benfica TV no interesse de Nos oferecer tudo sobre o Nosso Emblema, nos proporcionariam uma tarde emocionante de belíssimas vitórias. Para nossa alegria foi isso mesmo que aconteceu. Os outros, felizardos, que exultaram com elas e as comemoraram, apoiando de corpo e alma o Enorme, com a sua presença nos locais onde se disputaram os respectivos jogos, os meus parabéns por esse privilégio.

Vem tudo isto a propósito da transmissão efectuada pela SIC Radical do primeiro jogo do play-off do Campeonato Nacional de Futsal, realizado em Perafita, no “Choradinho”, entre o Freixieiro e o Benfica.

É normal e natural, que um jogo onde intervenha o Benfica, qualquer que seja a modalidade, crie sempre uma atmosfera e uma expectativa muito especiais; nos seus adeptos, indefectíveis apoiantes, que “in loco”, pela televisão ou pela rádio, vibram e exultam com as exibições e vitórias dos seus ídolos, e nos adversários, que pela grandiosa dimensão e popularidade do Glorioso, muitas vezes alvo de uma inveja doentia, se empenham extraordinariamente para o derrotar.
Òbviamente que o jogo e o espectáculo que o Glorioso sempre proporciona, saem valorizados de uma forma excepcional. Daí a forma voraz e assustadora com que as cadeias de televisão se digladiam para obter a exclusividade destas transmissões. Mas ainda bem que isto tudo acontece, pois obriga-nos a primar pela exigência, rigor e excelência nas Nossas prestações. E quando digo “Nossas”, elas envolvem os dirigentes, técnicos, jogadores, adeptos, sócios e simpatizantes do Glorioso.
Este é um aspecto bem demonstrativo e que é fundamental para o desempenho e êxito do Nosso Benfica.

Ora bem, ontem, quando ouvi aquela voz balofa e chorumenta na SIC Radical, aquando do início da transmissão do jogo de Futsal entre o Benfica e o Freixieiro, imaginei-me logo a ver um jogo “diferente” do que iria ser comentado e relatado por aquela figurinha que para “bebé chorão” só lhe falta uma chupeta.
E assim foi. Luís Marçal que já há muito tempo arrasta uma arenga muito estranha quando fala do Benfica, esteve ao seu nível. Sempre com àpartes parciais e sem nexo, tentando minimizar o Benfica, sempre com um “choradinho” vergonhoso, indo ao cúmulo de acentuar, quando o Benfica estava a perder por 4-1, que da última vez tinha sido uma derrota por 6-1 e que outra igual se perspectivava.
Este “pardal” tem sido useiro e vezeiro neste comportamento e já são demasiadas as vezes que usa e abusa da reles esub-reptícia linguagem anti-Benfica. É estranho também, o seu comportamento televisivo, pois parece um abelhudo vadio e tonto, pousando de flor em flor, isto é, “pau para toda a colher”. Ele é comentador, repórter, moderador, “pivot”, em todas as áreas e nos mais diversos assuntos. Um “polivalente” muito esquisito, para todas as tarefas e todo o serviço. Quando isto acontece com alguém e desta forma, ocorre-me a palavra “incompetente”. Se calhar, é mais um que anda por lá “aos tombos. Uma tristeza à vista de toda a gente!
Mas retornando ao jogo e seus comentários, raras não foram as vezes em que o “Marçal” e o comentador de apoio que nem sei o nome, entraram em contradições. O “Marçal” com a bandeira anti-Benfica colada ao microfone, e o outro, a espaços, a dizer que “não era bem assim”, que “tal e tal”, “pardais ao ninho”, que “a mais-valia técnica dos jogadores do Benfica…”, lá ia dando a mão à palmatória, prevendo borrasca da grossa no “Choradinho”.
E não é que a “coisa” entornou no “Choradinho”?!
Então não é que o “bebé chorão” entrou numa choradeira simplesmente detestável?
Ele bem empurrava o Freixieiro, mas cada vez mais o Benfica emperrava-lhe a língua.
Uma lição bem dada a um lastimável comentador, que devia ter vergonha e devia respeitar o Benfica. Não o tem feito e há muito tempo. O André Lima, na entrevista no final do jogo, a uma “papagaia” que também por lá apareceu, deu-lhe bem e enviou-lhe o recado certo. Em suma, o treinador do Benfica “chegou-lhe” e mostrou à audiência televisiva que a SIC tem incompetentes e medíocres ao seu serviço, que não percebem nada de Futsal.

Mas a choradeira não se esgotou neste “pardal” do “Marçal”, qual bebé chorão. Este lacrimejante acto estendeu-se às bancadas, onde tivemos mais uma vez a oportunidade de ver uma cambada de safardanas que sem ser tida nem achada num jogo entre emblemas do Benfica e do Freixieiro, vindo provocatoriamente albardada de “Palermo” com a camisola azul andrade corrupta, a certa altura do evento não se esqueceu de mais uma vez, num dos seus reles cânticos, elogiar a profissão e actividade das suas mães, quando já ressabiados e com um grande garruço pelo resultado e pela grande e extraordinária exibição do Benfica se referiram aos “Filhos do Benfica”. A obsessão e o ódio são tais, que mesmo aqui se podem constatar os actos e atitudes persecutórios, insultuosos e criminosos dessa cambada de delinquentes quando vislumbram o emblema do Enorme. Intimidações e insultos, bem à imagem do seu capo mentor – “Giorgio” - e fomentado pelo seu discurso incendiário e divisionista.
Uma vergonha total!
A classe e categoria dos atletas do Nosso Benfica, e mesmo a sua falange de apoio, já começa a aperceber-se que é com estas armas que Nós venceremos sempre. Não é recorrendo à conflitualidade, como o faz essa cambada de safardanas paridos no submundo de “Palermo”.
Foi por isso que no “Choradinho”, ontem, o próprio Brito, treinador do Freixieiro, um feroz adversário do Glorioso, que em anteriores pelejas, em declarações e atitudes disparatadas, andou a roçar os limites da decência e do desportivismo, reconheceu e bem que o Benfica tem uma grande equipa e que a sua vitória foi inquestionável.
Já no dia anterior e de uma forma bem humorada, tinha “pedido” ao André Lima e aos jogadores do Benfica que o deixassem ganhar para disputar em Lisboa a “negra” ou mesmo ficar apurado. Uma atitude sensata e com humor, que só lhe fica bem. No entanto, alerto que a eliminatória ainda não está decidida e o Benfica deverá sempre respeitar o Freixieiro como sempre respeitou, pois é também uma grande equipa.
Demora tempo, mas vão aprendendo a respeitar o Glorioso Benfica e a civilizadamente conviver com ele e com a sua Grandeza, Ecletismo e Desportivismo.
Para finalizar, uma palavra de ânimo ao Pedrinho pela grave lesão que sofreu e o desejo de rápida recuperação.
Uma palavra de conforto e estímulo aos nossos Iniciados, que não ganharam uma “batalha”, mas têm todas as possibilidades de ganhar a “guerra”.
Parabéns aos nossos Juniores e aos nossos Juvenis pelos promissores resultados que obtiveram.
Um Brinde, uma Saudação e um Obrigado Enorme a Toda a Nossa Equipa de Basquetebol e à Telma pelas alegrias que nos deram!
Um título nacional conquistado com Classe, Garra e Sério Profissionalismo, e uma Medalha de Ouro saborosíssima, de uma simpática e linda Judoca Benfiquista que no “tatami” é uma autêntica fera!
PARABÉNS!

GRÃO VASCO