sábado, fevereiro 28

PORQUE SIM


O Maior Clube do Mundo completa hoje 105 bonitas primaveras.
Muitas mais virao, pois o Eterno Benfica, é isso mesmo...ETERNO.Clube popular por excelência, nasceu o Benfica com grandes dificuldades de toda a ordem, o que na minha modesta opiniao "ajudou" a formar a celebérrima MÍSTICA.
Teve o Glorioso muitos e óptimos Presidentes. Nao quero referi-los porque seria injusto na avaliaçao.
Apenas quero aqui referir Joaquim Ferreira Bogalho.
Nao tanto por erguer uma obra que entrou no imaginário popular e, se denominou com toda a propriedade de Catedral, pois o Povo Benfiquista, nao ia ver jogos de futebol mas sim adorar os seus deuses, mas por uma acto, tao simples, mas que denota a incomensurável grandeza deste Clube, e dos Homens que o serviram:- no dia da inauguraçao, Ferreira Bogalho, fêz entrar no relvado em primeiro lugar os operários que ergueram esse monstro de betao, palco de tantas e tantas vitórias.
Simples acto?
Mas que digo eu?
O que este Presidente fêz, foi clamar ao Mundo inteiro, que o Benfica se confunde com o Povo.
O Benfica, tem as suas raízes no húmus que lhe proporciona a pujante vitalidade, no Povo anónimo, que diariamente labuta e sofre e dedica um amor incondicional ao seu Querido Benfica.
Desta ligaçao incondicional POVO-BENFICA, nasceu a MÍSTICA, traduzida em palavras simples, como simples é o POVO pelo causídico e antigo dirigente do CLUBE, ALFREDO GASPAR, que descreveu no "Público" essa mística associada ao "inferno da Luz": "Era muito bonito, porque se choravam lágrimas de alegria, mas quem pegasse nelas e as atirasse ao ar, via que se transformavam no céu em pequeninas estrelas brilhantes. Nesses momentos, os atletas do clube eram sublimes".
Do que fica dito, podemos dizer que o BENFICA, de parente pobre da Sociedade, sem viscondes verdes nem bancários duma só côr -o azul e branco- se transformou num Gigante e Fidalgo, passando a ser nao já um Clube mas sim uma Religiao.
Daí que será pura estultícia, querer ser Benfica, sem primeiro, querer manter essa ligaçao ao Povo, que faz parte da nossa História Gloriosa, ligaçao essa sem a qual o Vermelho Vivo das Papoilas Saltitantes, se esmaece e perde a Mística, e que a diáspora espalhou o seu perfume inigualável pelos cinco Continentes.
Como nao podia deixar de ser, despertou cobiças.
Ninguém se pode pois, arvorar em dono deste Clube Popular, só porque se têm habilitaçoes académicas.
Nao pode uma certa intelectualidade, arvorar-se em "cabeça pensante" de um Clube que vive e sobrevive, porque além de estar na cabeça dos seus Adeptos, está acima de tudo no Coraçao dos seus Adeptos. Nao é arregimentando um grupo de intelectualóides de pacotilha, que se pode tentar um golpe de Estado palaciano, assaltando viperinamente a Presidência do Benfica.
O POVO nao deixará, porque só o Povo pode produzir paradoxos como este: na Catedral faz-se o "Inferno" da Luz.
Por isso o Benfica é uma Paixao sem explicaçao.
Ama-se o Clube porque sim.
PS.- este "post" é uma resposta ao que apareceu no "novo Benfica" dirigido ao Enorme VIRIATO DE VISEU: - Você e toda a troupe do Antitripa nao passam de um bando de canalhas, malformados, e perigosos fundamentalistas. Ganhe vergonha, que já deve ter idade de sobra para isso...