quarta-feira, setembro 24

Semana de Clássico

Gloriosos Companheiros:

O clássico Glorioso-Osgas está aí à porta e o blog d'O Antitripa decidiu abrir as hostilidades com um grande texto de Ricardo Araujo Pereira:

Bento de mudança
Por Ricardo Araújo Pereira

Quando, no final da primeira jornada do campeonato, Paulo Bento disse que estava preocupado com os critérios da arbitragem, eu pensei que era exagero. Tinha acabado de ganhar por 3-1 ao modesto Trofense, mas mesmo assim criticava duramente uma decisão do bandeirinha, que tinha levado o árbitro a assinalar um penalty inexistente contra o Sporting. «A falta é cometida longe da área e só faria sentido se as pessoas que fazem as marcações do campo se enganassem», disse ele na altura. E acrescentou: «A partir daí tivemos dificuldades para nos reorganizarmos».

Ontem, o bandeirinha que estava exactamente no mesmo sítio em que se encontrava o que errou na primeira jornada não viu que o primeiro golo do Sporting foi precedido de claríssimo fora-de-jogo. Até àquela altura os jogadores do Belenenses tinham resistido bem, mas a partir daí tiveram dificuldades para se reorganizar. Afinal, Paulo Bento estava certíssimo no final do desafio com o Trofense: os critérios da arbitragem são mesmo preocupantes, e ele apercebeu-se disso logo no primeiro dia.

Como calculam, depois do jogo fiquei à espera da entrevista ao treinador do Sporting como se fosse o Moutinho à espera de um telefonema do Everton: ansioso. Estavam reunidas condições para um momento histórico. Bento ia partir a loiça de certeza. Tinha previsto o futuro com uma exactidão incrível. Ao pé dele, o Professor Bambo é um amador que não adivinha um incêndio nem quando as chamas lhe estão a tostar o rabo. Escuso de vos explicar como fiquei surpreendido quando Paulo Bento disse ao repórter que tinha visto, e cito, «um bom jogo». Nem uma referência ao clamoroso erro de arbitragem, nem um reparo sarcástico para dizer que o golo só faria sentido se as pessoas que fizeram a lei do fora-de-jogo se enganassem — nada. Impressionado com a modéstia de um homem que recusa gabar-se de um feito impressionante, ainda ouvi o jornalista perguntar-lhe pelo golo irregular. É agora, pensei eu. Paulo Bento não vai deixar de referir que, nas vésperas do jogo com o Benfica, erros de arbitragem destes são inquietantes e condicionam o trabalho de profissionais sérios que até adivinham o futuro. Mas não. Por azar, Paulo Bento ainda não tinha visto as imagens, e não sabia que o golo era irregular.

É possível que Paulo Bento não tenha visto as imagens por falta de tempo. A gestão do balneário é difícil e absorvente. Vukcevic anda contrariado porque quer jogar no Sporting, João Moutinho anda contrariado porque não quer jogar no Sporting, e Miguel Veloso anda contrariado porque os tons da colecção Outono-Inverno da Dolce & Gabanna não o favorecem. Uma equipa com tanta gente insatisfeita deve dar trabalho. Ainda assim, nem tudo é problemático: o Sporting tem um plantel fortíssimo. Basta ver que o melhor guarda-redes da Europa nem sequer é convocado.

P.S.: Agradecimento ao blog do Zé de Aldeia Velha por ter publicado este belo texto.

P.S.2: A equipa sabe que existe mais um caso no estádio José de OSGAlade. Ontem soubemos que Paulo Bento foi acusado de ser pai de 7 jovens. As nossas "fontes próximas" confirmaram que o Bentolas se recusa a fazer os testes de paternidade. Mas a nossa equipa não precisa desses testes para nada pois nós temos a prova do crime: