quarta-feira, setembro 17

CHAMPIONS

Escrevo estas linhas, depois da esplendorosa exibiçao do Sportém em Barcelona e claro, antes do jogo do Glorioso e dos Porkos Batoteiros.
A exibiçao do Sportém foi paupérrima, vergonhosa, nao há nada que a desculpe, apenas há que a explique.
Pode-se agradecer ao Barça, porque nao quis, é o termo certo, mostrar a real valia deste grupo que andou a semana anterior a dizer que tinha o mesmo potencial que o...Barça.
Gabe-se a originalidade do treinador, tranquilo paulo mento, que inventou um novo esquema tátctico:
10-0-0.
E no confronto usou das virtudes teologais: mandou bater com fé, esperança e sem caridade, como diz Duda Guenes. E tal como em Portugal nem um amarelo viu. Nem "unzinho".
Muito bem.
Isto apenas reflecte, o estado a que deixaram chegar este triste futebol português: falta de competitividade, cheio de truques e truquezinhos de chico-espertos.
Em suma o atraso demencial em relaçao aos outros futebóis.
Tudo isto porque, sob a capa prestimosa da dita imprensa desportiva, o futebol português mesmo dentro de portas nao apresenta o mínimo espírito desportivo.
Os chamados profissionais da bola, sabem que apenas têm que se empenhar dois jogos por época - contra o Benfica.
De resto, em vez de se empenharem na sua profissao nao senhor: contra o clube que os emprestou, ou de que o seu actual clube é satélite, lesionam-se a apertar os atilhos das botas. E claro sao dois jogos por ano, passados na bancada, quando deveriam estar a jogar, e depois queixam-se que têm ordenados em atraso.
Pois se as suas actuaçoes nao atraem público, a nao ser claro está contra o Glorioso que queriam?
Nos outros há sempre o esquema do resultado do jogo já estar combinado(comprado diria eu) e por isso toca a fazer o "frete" de 90 minutos e casa (ou discoteca) "descansar".
Nao fazer nada também cansa.
Por isso, quando vemos um crescendo de competitividade em campeonatos que até agora pouco mais eram que jogos casados/solteiros, atribuimos esse facto ao fatalismo tao português: temos azar os outros é que têm sorte na vida.
Toda a gente sabe donde vem este estado de coisas, desde autarcas a juízes, passando por polícias, dirigentes, jornalistas e vejam como o Mundo é pequeno: até as meninas de alterne.
Tudo isto vem do Polvo que deixaram instalar no futebol primeiro, para servir de capa, na vida pública depois, para servir de garante à impunidade.
Há um clube organizado, "que passeia a sua classe" pelos campos do País. Poupam-lhe forças internamente para as poder usar(com ajudas de toda a espécie) fora de portas.
Arrisco dizer que o sr. do BMW Z3, com duas "delas" lá dentro, andava a preparar o jogo da Champions, isto é já tinha comprado(?) a "fruta" para os cafézinhos.
Reparem bem nas "ligaçoes perigosas" da operaçao policial no Porto.
E toda a gente assobia para o lado e finge que nao vê.
Como disse Bertolt Brecht "quando o delito se multiplica, ninguém o quer ver".