terça-feira, setembro 9

RATOS E RATAZANAS

A situaçao que se vive no futebolzinho português, faz-me lembrar, o que se passava na minha Coimbra de adolescente, quando chovia a cântaros.
Os esgotos, feitos á medida de uma cidade entao pequena, sempre que a chuva era em grande quantidade, nao suportavam a força das águas, e era um "regalo" ver as tampas dos esgotos a saltar.
Era divertido acreditem.
Nao tao divertido era ver toda a porcaria, toda a sujeira, "saltar" para as rusas da Cidade inundando-as de um aspecto e odor pestilentos.
Invariavelmente, essa pestilência, era acompanhada com a emergência, das "ratazanas".
Alguma suplantavam as lebres em tamnaho.
Mas havia-as de todo o tamanho.
Julgo que no sub-mundo da podridao estariam, embora escondidas, estariam digo eu. hierarquizadas, pois as de menor porte, submissamente afastavam-se quando apareciam as grandes.
Neste futebolzinho português, passa-se exactamente a mesma coisa.
O Glorioso Benfica, através do seu Presidente, quis que todos jogassem com as regras com que sempre, desde a sua Fundaçao, o Benfica usou.
Vai daí fêz chover, sobre o futebolzinho português uma chuva contestaçao, clamando por transparência.
Só que a torrente que desencadeou, fêz saltar os tampos sob os quais se escondiam as ratazanas, dando livre curso á saída de toda a imundice instalada, e outra que vai sendo vomitada, por tao aquerosos "bichinhos".
Mas tal como na minha juventude nos divertiam os saltos e saltinhos das ratanas, agora passa-se o mesmo.
Temos assistido, nao sem um sorriso de nôjo e desprezo, a saltos e saltinhos, dos "respeitáveis" personagens, que no seu seráfico aspecto, tudo comspurcaram, criando leis, para se autoprotegerem, que quando confrontados com situaçoes previstas nesses mesmas "leis, dao saltos e saltinhos, e a verdade é que como dizia o saudoso ZECA AFONSO, sao senhores à força, recorrendo a agressoes manietaram e subjugaram a imprensa, mandadores sem lei, pois assistimos a um regabofe de desmandos.
Aqui as ratanas ao fazerem os esgotos, fizeram-nas demasiado estreitas para a prodridao com que as encheram, nem eles próprios imaginavam a dimensao da podridao, que se pode produzir, desde que acompanhada com subornos de toda a espécie.
Tornou-se o poder político refém, destas ratazanas:
-preocupante o Poder Autárquico, de espantar e estarrecer este desgoverno, que os Benfiquistas podem (e devem) apear do poder.
Consequência disso é que o secretário de estado do desporto, fala de tudo, menos do escândalo, que é o futebolzinho português.
Estou convencido que mais perto das eleiçoes, vai fazer juras e "trejuras", que vai entrar em acçao, que tudo vai ser investigado.
Pois.
Os jornalistas(chamemos-lhe assim) necessitam do emprego, e a forma mais segura de manter o emprego e o corpo seguros, é um diário "ossanas" á melhor organizaçao do País, (concordo), também conhecida por O Polvo.
Por sinal o correspondente de a Borla em Itália vem dizer que o se se passou no último jogo na Luz, se fosse em Itália, a nossa Catedral estava interdita.
Mentira.
Se fosse em Itália nao havia interdiçao pela simples razao que o Benfica nao teria jogado contra os Batoteiros, na medida em que os Batoteiros já andariam pelos Distritais...com grande favor.
E neste torvelinho de sujidade (leia-se corrupçao) ninguém fica limpo, ninguém passa incólume.