domingo, fevereiro 21

CÁ CALHARÁS

Quando da evoluçao das espécies, “surgiu” um arremedo do que viria a ser o “homo sapiens”, como pomposamente hoje nos designamos a nós próprios, os nossos ancestros para poderem sobreviver dotaram-se de um elemento poderosísimo, que fêz com que nos arvorássemos em “reis da Criaçao”
Neste planeta em termos físicos éramos(e continuamos) a última espécie e a grande distância das outras, foi imperativo que pudéssemos transmitir as nossas experiências.
Desenvolvemos a oponibilidade do polegar para poder transferir as funçoes da boca para as maos (homo habilis) e assim libertar a palavra.
Pudemos pensar em abstracto, desenvolver inteligência, e ao criar a Linguagem, fizemos com que o Ser Humano passasse a Agir, ao invés dos seus parceiros planetários, vulgos Animais, que só sabem Reagir.
Por isso se quedaram com cascos, patas, precisamente porque a boca deles continua a ser o instrumento mais valioso para as susa reacçoes.
Por isso a Torre de Babel é isso mesmo, um mito, as diversas línguas e dialectos surgem da forma como as diversas etnias interpretaram o ambiente que as rodeava e assim a transmitiram…no abstracto.
Todo este relambório para duas coisas:
1-caracterizar as claques organizadas dos clubes, de todos os clubes, e para meu desespero também do meu BENFICA.
Sao grupelhos com uma limitadísima bagagem de palavras e, por isso reagem a um qualquer estímulo. Onde faltam palavras, aparece a violência. Onde nos desviamos da Acçao humana aparece a reacçao animal.
E acompanhando os tempos modernos, surgem aliadas a um pseudo amor ao clube, contrabando de armas, tráfico e/ou consumo de drogas, assaltos violência gratuita e a costumeira perigosidade animalesca que faz “desertificar” os estádios.
A estes energúmenos cuja única coroa de glória é a agressao ao nosso Presidente numa Assembleia Geral porque nao querem ser legalizados, habituados que estao a vegetar nas franjas da Lei, faria o que a agora caída da em desgraça ex - primeira dama do clube dos envelopes acerca do Bexiga: “limpar é mesmo limpar”.
E nao me venham com essa de que nem todos sao assim, eu repondo: “diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és, ou até “junta-te aos bons serás melhor que eles, junta-te aos maus serás piores que eles”.
Ponto final pela minha parte deste amaldiçoado tema de claques organizadas.
2- a grandeza do BENFICA
A dimensao verdadeiramente “planetária” do GLORIOSO, provoca um efeito terrivel nos vermes que pululam neste triste e bisonho País.
O BENFICA deste ano, vence e convence. O que provoca a reacçao animal em pessoas tidas como minimamente racionais.
Basta que a questao seja BENFICA usa-se um limitado vocabulário que debita a ideia que pretendem passar e que é este campeonato está “prometido” ao BENFICA, que terá que o vencer senao vai à falência.
Incapazes de aceitar que o BENFICA está muito bem organizado, que gere receitas enormes, que o projecto do Presidente está sustentado em bases sólidas, que inclusive lhe permitem “dizer nao” à gula dos ricalhaços da Europa, jornalistas e opinadotes, arrancam o cabelo em desespêro, porque nao aceitam a saudável situaçao financiera desportiva e social da ÁGUIA.
E temem-na, pela mesma razao que os E.U.A. temem CUBA.
CUBA nao representa o mínimo perigo para os E.U.A., em termos militares claro está, mas é um perigo tremendo porque “diz” ao Mundo que é possível derrotar o capitalismo, que há um sistema mais justo e mais avançado que nao a da lei do mais forte, e esse sistema é o Socialismo.
No futebolzinho tuga é exactamente o mesmo: o grande perigo que o BENFICA representa é o da gestao equilibrada e honesta, é o facto de se poder ser grande sem esquemas, sem vitórias frutadas, sem conselhos matrimoniais, sem envelopes e cafezinhos.
Com Honestidade.
E acima de tudo o BENFICA teima em mostrar que na bagagem do CLUBE apenas vao os Equipamentos, e nao as malas gordas de euros para permitir golos “espertos”!!!
Nem a fruta!!!
Daí que vemos as reacçoes animalescas, que temos assistido desde o rpincipio do campeonato?
Nao.
Desde que constataram que a Equipa do BENFICA, era a melhor apetrechada, que nao alinhava em esquemas como nunca alinhou ao longo do seu brillante Historial.
Joga, e esmaga, encanta e maravilha.
Estamos mesmo perante um BENFICA à BENFICA.
As animalescas reacçoes sao apenas as várias das ordens dadas pelo Polvo e que só mostram o desespêro de se ver ultrapassado desportivamente por um lado, e por outro esta postura do BENFICA, tal como CUBA, é um péssimo exemplo:
- afinal para onde foram e vao tantos milhoes de transferências?
- afinal que é feito dos milhoes da champions, e como foi possível uma dependência tao grande a esses milhoes?
- o que se ganhou com a trafulhice dos terrenos das antas?
- qual a vantagem da dádiva do olival?
“De repentemente” os adeptos azuis e broncos, começam a abrir os olhos.
Incapazes de aceitar esta realidade, emitem sempre as mesmas parcas palavras e grunhem muito e cada vêz mais alto.
Os adeptos dos clubes que foram secados pelo eucalipto andrade, começam a sorrir, começam a dizer “cá calharás” pois estao á espera da derrocada do clube que melhor paga na Europa:
- paga a árbitros, jornalistas, putas fatelas, jogadores doiradinhos que sao mais que muitos, treinadores para abrir as perninhas, autarcas e polítios, e as más línguas dizem até que paga para comprar a justiça.
Conferências de imprensa? Artigos de jornal? Declaraçoes inflamadas?
Estou comoo título da cançao do Vitorino “ coça a barriga”.