sexta-feira, março 6

SOBRE A VIOLÊNCIA

Já há uns tempos andava para escrever, sobre este tema. Por razoes várias fui adiando, mas penso chegada a altura própria.
Alguns Benfiquistas, que nao têm sangue de barata, advogam e estao prontos para partir para a guerra...quente.
Sinceramente que discordo dessa posiçao, muito embora a compreenda perfeitamente, e possivelmente até nem terei razao em defender a guerra...fria.
A verdade é que para partir para acçoes violentas, há que estar muito bem organizado, ter um orgao coordenador, receber directrizes, que unifiquem, e apontem para uma finalidade.
Se repararmos bem, a libertaçao dos Povos do jugo colonial, tiveram todos eles uma Frente ou um Movimento, que enquadrou as diferentes correntes.
No caso do Benfica, nem sequer se trata, duma emancipaçao política, longe disso.
Trata-se "apenas", de lutar contra o estado de corrupçao a que chegou o futebol português, consequência da permissividade com que é tratada a corrupçao na Sociedade Portuguesa.
Recordo aqui uma história verdadeira, em que um miúdo negro, chega a casa choroso, e diz ao Pai que foi insultado, por miúdos brancos filhos de colonos, que lhe diziam que os negros eram mal-cheirosos, bandidos, violadores, nao tinhm sentimentos, nao pensavam, e mais coisas do género.
O Pai muito calmamente disse-lhe que isso era o que os colonos queriam que os negros fossem.
Entendem?
O que as "cúpulas" do futebol português querem, é que os Benfiquistas sejam violentos.
Assim teriam uma desculpa para exercerem maior repressao, com a desculpa que estariam a impôr a ordem, contra bandos de perigosos fundamentalistas, como diz o novo benfica.
Lembram-se da sacudidela de pó, daquele anciao Diabo Vermelho, ao bandeirinha no jogo com o C.A.C.A. na Catedral? Os pasquins ladraram logo que poderia ir a 4 anos de prisao.
O que devemos fazer, é seguir a táctica que os norte-americanos usaram, para obrigar o Japao a atacar Pearl Harbour, e assim permitir-lhes entrar na II Guerra Mundial. Apesar dos esforços japoneses de tratar as divergências por via diplomática, os E.U.A., foram fechando a torneira, até que cortaram o petróleo, e aí o Japao que nao tem uma gota de petróleo seu, sentiu-se como peixe em lago sêco.
E teve que atacar.
Façamos o mesmo: nada de comprar jornais desportivos, nada de ir ver o Benfica fora, nada de dar motivos a multas.
E nenhumas entrevistas aos pasquins, que aproveitam para deturpar intençoes e palavras.
Assim sendo iríamos secando o lago e asfixiaríamos este pôdre futebol tuga.
Advogo a táctica de Ghandi, que derrotou a poderosa e orgulhosa Gra Bretanha, à altura a maior potência colonial - a resistência passiva.
A resistência passiva é uma arma poderosíssima, pois desencadeia a violência que compromete, ou gera a cedência que humilha.
A resistência passiva nao é propriamente estar de braços caídos: é atingir o inimigo nos seus interesses.
Mais uma vez chamo a atençao ao que Ghandi fêz: os indianos deixaram de comprar sal e roupa(entre outras coisas).
Foram buscar sal ao mar e fizeram as suas próprias roupas. Os interesses económicos ingleses form por água abaixo.
Os sul-africanos negros deixaram de comprar nas lojas dos brancos.
Nelson Mandela era libertado pouco depois.
E nós podemos usá-la como muito bem disse PJSIMOES no magnífico poste de GRAO VASCO:
-Pq é q as claques, por exemplo, n exibem tarjas a denunciar varias situações do futebol portugues? Tipo caso hulk, os sumarissimos e outros? Tendo as claques conhecimentos em outras claques estrangeiras pq n se passa a palavra para essas claques de forma a ajudar a divulgar a vergonha q se passa n nossa federaçao e no nosso futebol.
Mesmo nao concordando comigo, pensem bem no que aqui escrevo.