domingo, junho 20

Obrigado por tudo, Joaquim!

Hoje soubemos que depois de 6 épocas de águia ao peito, Joaquim Manuel Sampaio da Silva (mais conhecido por Quim) volta ao clube que o formou.

Nestas 6 épocas fez 194 jogos oficiais e conquistou 2 Ligas, 2 Taças da Liga e 1 Super-Taça. Deu tudo o que tinha e defendeu as nossas cores com muita garra... mas a verdade é (e digo isto com tristeza pois sempre o admirei) que nunca foi muito consensual, tanto para adeptos como para técnicos.

Quando chegou ao Benfica, muitos pensaram que rapidamente ganharia o lugar a Moreira. Mas um jogo contra o Anderlecht mudou-lhe a sina. Voltou para o banco e Moreira recuperou o lugar nas redes. Até que uma exibição desastrosa no Restelo de Moreira, lhe abriu de novo às portas da titularidade que não mais largou até final da liga.

No ano seguinte chegou Koeman e Quim voltou a ser preterido. Moreira assume de novo a titularidade, até se lesionar. Quim regressa à equipa, mas com prazo definido. Na reabertura de mercado, chega Moretto e Quim só volta a jogar num jogo da taça contra o Nacional.

Mas a época acaba, Koeman vai-se e o novo técnico (Fernando Santos) dá-lhe o lugar. A época não corre bem, e no verão Santos abandona. Chega Camacho mas Quim continua a titular e assim fica até meio da época de 2008/2009... quando uma má exibição em Setúbal (a seguir aos 5 de Atenas e aos 6 de Brasilia) faz com que Quique Flores o coloque no banco por vários meses. Ainda volta a jogar no final da época, mas era claro que Quique não confiava nele.

Quique vai, e chega Jesus. Volta a ser o titular, mas o técnico demonstra que apesar da titularidade, Quim não é para ele um Guarda-Redes de topo. Chega Júlio César (que assume a titularidade nos jogos da Liga Europa) e por várias vezes se fala na chegada de outros Guarda-Redes para serem os titulares da baliza encarnada.

No final da época, foi-lhe oferecida a renovação mas o técnico foi claro que ele não seria o titular. Quim no seu direito não aceitou. Aos 34 anos quer continuar a jogar e não passar o tempo no banco.

Volta ao seu clube de formação, e nós só lhe temos que agradecer por tudo o que fez por nós e desejar-lhe sorte. Que no próximo ano faça uma boa champions e que volte a ajudar o Braga a ser 2º. E que duma vez por todas tenha a sorte que sempre lhe faltou na selecção!

Obrigado por tudo, Joaquim!

V.