quarta-feira, junho 16

MÁRIO COLUNA. Finalmente...



Finalmente, a merecida condecoração, que "só" peca por MUITO tardia.
O Sport Lisboa e Benfica deve mostrar-se grato aos que o fizeram ENORME, sem deixar que o tempo corra demasiado depressa. Outros casos existem. A rever.

Ontem, em plena AG Ordinária (aqui), foi-Lhe atribuída a 'Águia de Ouro'. Muito provavelmente, trata-se de O JOGADOR de entre todos os que vestiram o Manto Sagrado em mais de 100 anos de História.
Considerado pela FIFA como um dos 100 melhores do séc. XX, ajudou a quebrar a hegemonia que vigorava nos 8 anos precedentes e criou um legado quase insuperável. É uma REFERÊNCIA. Mário Esteves Coluna, 'O Capitão'.

O seu currículo, a saber (em síntese muito sintetizada):

Pelo Sport Lisboa e Benfica, alinhou em 677 partidas e marcou 150 golos entre 1954 e 1970.
Inicialmente como avançado-centro, espalhou classe e poderio no meio-campo a partir de 1956. Um verdadeiro MAESTRO. Um Líder. Nunca conheceu outro clube até partir para Lyon, já com 35 anos, tendo terminado a sua odisseia em Portalegre no Estrela local (1972). Recusou ir para o Restelo e para as Antas depois de sair da Luz.
Foi capitão desde 1963. 10 vezes Campeão Nacional, 7 Taças Portugal, Bi-Campeão Europeu em 5 finais europeias.
Mais tarde regressou à Luz e ajudou crianças a fazerem-se homens e futebolistas. Conta quem por lá andou, que no relvado bastava um acenar com a mão ou uma nota grave da sua voz para apelar à concentração. Cada frase era como um salmo. Doutrina. Mística.

Pela Selecção Nacional, estreou-se em 1957, foi 'Magriço' - capitão, claro - em 1966 e marcou 8 golos em 57 desafios.


Que fiquem aqui registadas - mais uma vez - a nossa admiração e estima por tudo o que o Senhor Mário Coluna representou e representa para todos nós. Por tudo o que deu ao Benfica e ao futebol nacional!
Curvo-me respeitosamente perante a sua figura, a sua dimensão. Sempre presente nos nossos corações, as palavras nunca chegarão para mostrar todo o apreço e respeito que por Ele sentimos.

A propósito: quantos petrodollars seriam pagos nos dias de hoje para O contratar??... num Mundial como os que assistimos na era actual não haveria 'pai' pra Ele ...

...