segunda-feira, outubro 27

VIVA O BENFICA

O Benfica é um Clube que todos os dias está de parabéns.
Mas ontem teve vários motivos acrescidos.
Mas e desculpem-me a heresia, o mais importante nao foi a vitória no jogo.
Para mim o mais importante, foi constatar que o Benfica está pletórico de força, pujante de determinaçao em fazer esquecer tempos infelizmente bem recentes.
É certo que tivemos um adversário difícil, como o deveriam ser todos, e em todos os campos, tivemos um árbitro difícil (por corrupto), como nao deveria ser nenhum, em nenhum estádio.
Para mim o mais importante de ontem, foi ver o crescimento deste Meu Benfica, com uma pujança que faz tremer de emoçao os seus Adeptos e faz tremer de medo os seus inimigos.
Quando páro, para me regojigar de ser Benfiquista, parece-me que sou o Rei do Mundo, parece-me voar nas asas da Águia, e atingir a morada dos Deuses Imortais, pois tal como eles o Meu Benfica é Eterno.
E uma lágrima mais teimosa vem bailar nos olhos, perfumada pela saudade dos que já partiram e me fizeram Benfiquista.
E com o Orgulho de ter recebido um tesouro inestimável, e ter espalhado e passado esse testemunho a geraçoes mais novas: Ser Benfiquista.
Quero, naturalmente, ganhar todos os títulos nas competiçoes em que o Benfica entra. Tenho este sentimento egoísta.
Mas ser egoísta nao é ser Benfiquista. Ser Benfiquista é partilhar. Ser Benfiquista é participar da comunhao de sentimentos desta imensa e generosa Família.
É que Ser benfiquista, leva-nos a evocar os Lusíadas, no seu episódio do Gigante Adamastor, é ao mesmo tempo épico, lírico e dramático
- Épico, porque desde que nasceu, o Glorioso, é a história da gesta heróica, dum Clube que representa os anseios dum Povo, que se revê naquele Símbolo Sagrado, e que contra ventos e marés, construiu a "Velhinha Catedral", gente pobre que esqueceu as suas necessidades, para ir depositar o seu óbulo, fosse em cimento e azulejos, fosse em parcos "tostoes", fosse em generosa oferta de horas de trabalho.
- Lírico, porque Ser Benfiquista, é um poema de amor, recitado dia a dia tendo como fundo o Ser Benfiquista, hino electrizante, na voz saudosa e insuperável de Luís Piçarra.
- Dramático, porque toda a nossa vida é uma luta e superaçao constantes, um erguer de cabeça sempre que os resultados nem sempre correspondem aos nossos anseios.
Para terminar esta já longa prosa, recorri aos Arquivos, e aqui deixo esta pequena prosa sem comentários:
Três dias depois(da inauguraçao da velhinha Catedral), na Assembleia Nacional, o presidente do F. C. Porto, eleito deputado nas listas da U.N. (Uniao Nacional-partido único de Salazar), elogiou a obra do Benfica como «padrão a atestar às gerações vindouras dos seus associados a fé, a energia, a vontade de quem tão devotadamente soube lutar e soube vencer». E, bem ao exemplo de então, Urgel Horta rematou: «Daqui, do alto da minha tribuna de deputado, velho praticante e dirigente, saúdo o Benfica, apontando-o como exemplo que deve ser imitado e seguido, a bem da Nação.»
Pois.