terça-feira, novembro 20

Sobre a publicidade!

Uma das coisas mais irritantes que existe é o MAU JORNALISMO!

Marta DHANIS e João CARTAXANA são o exemplo disso.

A primeira por que escreve um artigo onde mistura alhos com bogalhos e compara alhos com bananas e o segundo por que usa esse artigo para escrever um outro sem confirmar se o que lá está escrito é correcto!

Mas vamos ao que a Dona Marta escreveu. A jornalista decide comparar as receitas de Publicidade e Patrócinios dos 3 grandes e por isso lá vai pegar nos "Relatório e Contas" dos 3 grandes. Mas não verifica em nenhuma altura se está a comparar coisas semelhantes.

Segundo ela: "Quanto ao clube da Luz, as últimas contas (06/07) reportam mais de 13 milhões, um aumento significativo face às duas anteriores, em que os patrocínios deram pouco mais de 8 milhões de euros. A «PT, o BES, a EDP, a Adidas, a Sapo e a Sagres» foram as empresas que mais contribuíram para estes valores."

Ora... os valores de 05/06 e 04/05 não são os correctos. Se no caso de 06/07 ela fala do total do clube, em relação às outras épocas só fala da Benfica SAD. E se querer fazer comparações tem que usar os resultados correctos!

Se tivesse feito o seu trabalho de casa, tinha visto que as receitas de publicidade do Benfica Clube (SAD + outras empresas)* foi:

05/06: 13,075 milhões de euros
04/05: 11,953 milhões de euros



Nesses dois anos o Benfica teve mais de 25 milhões de euros de receitas de publicidade e patrocínios.

Somando os mais 13 milhões de 06/07, temos 38 milhões nas 3 épocas e não 29,5 milhões como a Dona Marta escreve.

Ora se formos comparar com os resultados dos DOURADOS (que são os do relatório consolidado e não os da SAD!), o Benfica em 3 anos fez mais 7 milhões de euros em receitas de publicidade e patrocínios!

Para a próxima Marta, investigue melhor antes de escrever! Para a próxima Rui, não se excite tanto antes de investigar!!!

Cumprimentos,

Vermelhovzky

* A informação e o gráfico estão no Relatório e Contas Consolidado do Sport Lisboa e Benfica 2005/2006 na página 22!