segunda-feira, agosto 8

S.L. Benfica 2011/2012

A época finalmente começou e com ela a certeza que este ano temos uma bela equipa com bastantes opções, especialmente a meio-campo, onde na época passada fraquejamos.

Vieira, R.Costa e Jesus fizeram um excelente trabalho na procura das melhores soluções pelo melhor preço. Obviamente que foi preciso negociar bastante e esperar que as melhores soluções aparecessem e fossem criadas condições para que tudo se resolvesse. Mas o certo é que mesmo com a Copa América, o Benfica chegou aos primeiros jogos da época com a equipa definida e a praticar um bom futebol.

E isto acontece mesmo depois de toda a enxurrada de idiotices que se escreveu sobre o plantel. Eram jogadores que vinham e depois eram roubados (esquecendo-se dos "desviados" Witsel, Garay e Bruno César, por exemplo), era o excesso de jogadores no plantel (noutros clubes andavam quase 40 jogadores a treinar, mas era normal), era a falta de portugueses (mas havia mais do que no clube que paga a muitos avençados), era a falta de laterais esquerdos ou centrais, o excesso de Guarda-Redes, o pobre do Roberto que ninguém queria, o Luisão que se queria ir embora, a falta de referências no plantel, etc... etc... etc...

Pois é... era tudo isso e agora andam todos a assobiar para o ar. Os avençados escreviam as idiotices que queriam mas o grande problema é mesmo os benfiquistas que vão sempre na cantiga e que por inocência (alguns) ou por interesses estranhos (outros) ajudavam a crescer essa paranóia colectiva de que nós nunca conseguimos montar um plantel, que sempre temos jogadores roubados e que o Benfica é a pura desorganização.

Eu cá sou dos que espero para ver. Não me stressei nada pois acredito que quem encontrou e valorizou jogadores como David Luiz, Di Maria, Ramires, Coentrão, Garcia, Cardozo, Gaitán, etc... e recuperou Aimar, Saviola e Simão, sabe bem o que está a fazer.

Pode nem sempre correr bem (sim... acontece termos um Balboa, um Felipe Menezes, um Roberto... como outros tiveram Rabiolas, Pelés, Leandros Limas, Renterias, Predigers, para não falar em osgas) mas podiam pelo menos dar o benefício da dúvida... e nem era preciso chegar ao ponto de aceitar que se pagassem mais de 22 milhões de euros por 2 jogadores perfeitamente desconhecidos.

Não... bastava que acreditassem que a revelação do Brasileirão de 2010 pode ter qualidade para jogar na Europa, que a um jovem médio que aos 22 anos já tinha quase 200 jogos de 1ª divisão e mais de 40 golos como sénior pode ter um futuro muito promissor, que jovens como Nolito, Perez, Matic, Nuno Coelho podem trazer muito mais soluções para o nosso meio-campo e frente de ataque, que a experiência de Luisão, Martins, Aimar, Saviola, Cardozo, Amorim, etc... é importante em qualquer grande equipa, que tanto Nuno Gomes como Moreira eram jogadores com pouca capacidade e motivação para lutar por um lugar a titulares, que as negociações por um defesa central de grande valor e 2 excelentes laterais esquerdos estavam bem encaminhadas.

Ou então bastava mesmo acreditar que o bando de palhaços avençados que escrevem nos jornais e um grupinho de bloggers que por aí andam sempre a dizer mal (ou melhor... só quando a coisa corre mal, pois quando correm bem, a rapaziada acobarda-se!) tem muito menos noção do que é a gestão de um grande clube do que os nossos dirigentes.

Mas o que lá vai, lá vai... agora é acreditar que podemos ter uma excelente época e apoiar. Todos sabemos que as primeiras 5 a 6 jornadas são fundamentais. No ano passado em 5 jogos tivemos mais de 25 amarelos e muitos penalties a nosso favor, ficaram por marcar. Logo aí fomos empurrados para longe da equipa que tinha que ser campeã.

Acho que internamente já todos perceberam que não se pode dar um passo em falso... que os corruptos estão sempre à espera do nosso deslize. Por isso... e apesar da excelente equipa que temos, não embandeirem em arco agora tal como espero que não comecem a criticar (DESTRUTIVAMENTE) quando alguma coisa correr mal. A nossa desunião é a maior força deles, lembrem-se.

Uma boa semana a todos,

V.