sábado, junho 14

Inocentes?

Caríssimos,

Quem acompanha este blog, sabe que o que menos me preocupa é a participação ou não do GLORIOSO na Liga dos Campeões da UEFA na próxima época. Disse-o aqui, aqui e aqui.

Também vos digo que nunca tive dúvidas que a Federação CORRUPTA e a LIGA CORRUPTA tudo fariam para dar à volta à situação e favorecer a FRUTEIRA CORRUPTA do Porto.

Só vos digo é que não entendo é como é que eles se convenceram tanto que venceram quando na verdade só ficou provado que a FPF meteu água, forte e feio. Mas deixo-vos aqui questões e respostas sobre este processo, que acho serem importantes!

Os CORRUPTOS ASSUMIDOS foram ilibados? Não... continuam a ser corruptos e ASSUMIDOS!

A segunda instância (Comité de Apelo da UEFA) deu-lhes razão? Não... se lhes tivesse dado razão nunca o processo teria sido enviado para a primeira instância! Para lhes dar razão o processo seria encerrado em segunda instância, podendo ter somente recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto.

Mas a decisão foi anulada? Sim... mas devido ao facto de a documentação apresentada pela FPF contradizer a anteriormente apresentada pelo mesmo organismo e que fundamentou a decisão anterior. A UEFA ficou sem perceber (pois o tal especialista não conseguiu esclarecer o que tinha que esclarecer) se o Porto tinha sido punido ou não. Apesar de a Liga ter punido e o clube não recorrido, a FPF arrasta o processo e alega que um outro processo (em que esta envolvido um dirigente) poderá levar à anulação deste processo.

Mas o que fez a FPF? A FPF diz que o processo do FCP ainda não transitou em julgado e que está a espera de um decisão do Conselho de Justiça sobre o processo do presidente do FCP. O problema é que são dois casos diferentes e a UEFA não lhes pediu informações sobre o dirigente mas sim sobre o clube. A decisão sobre o clube é irrevogável, pois não houve recurso em tempo útil para os orgãos competentes.

Mas e o processo na UEFA volta ao início? Não. Por uma razão muito simples... existem agora 2 novas partes interessadas que poderão apresentar argumentação e RECORRER das decisões tomadas. No início do processo, só FCP e FPF podiam argumentar. Agora temos de um lado quem corrompeu e quem ajudou e fechou os olhos, e do outro os que serão prejudicados pelos malabarismos da FPF. O Comité pode assim ouvir 2 versões da mesma história.

Mas dizem que a decisão do Conselho de Justiça da FPF é fundamental? Claro que não... e é o advogado do Vitória de Guimarães que o diz! E sabem porquê? Porque o clube aceitou (não recorrendo) de uma sentença da Liga que o punia por "corrupção tentada". Logo sem recurso a sentença é definitiva e só com artimanhas ilegais, podem eles alegar que ela pode ser modificada.
A FPF pode continuar com as teórias idiotas... mas as novas partes interessadas podem apresentar os factos relevantes, que a FPF tentou esconder na segunda instância.

Mas a UEFA não sabe que isto se passa? A UEFA sabe o que se passa pela FPF. É da responsabilidade da FPF fornecer a informação necessária à UEFA sobre o caso. Qualquer das partes interessadas (que não o FCP) só podiam contactar com a UEFA através da FPF. Com as manobras que vimos na FPF e na sua liga corrupta era de esperar que a informação fosse manipulada. Mas ao re-enviar o processo para a primeira instância (ao não tomar uma decisão final a favor dos corruptos assumidos) e ao envolver VGuimarães e Benfica, a UEFA dá a entender que quer obter informações de outras fontes. É uma clara demonstração de FALTA DE CONFIANÇA na FPF.

E os outros argumentos que o FCP dizia ter? Ao dar tanta importância a questão do "trânsito em julgado", a UEFA demonstra que se está nas tintas para a teória da não-retroactividade da norma. A UEFA também não tem nenhum poder para decidir se escutas (ou outras formas de investigação) podiam ou não ser utilizadas no processo. A UEFA decide sobre se houve punição ou não. A comparação com outros casos (como o do Calciopolis) também é uma argumentação fraca pois é extremamente subjectiva. O que safou (para já!!!) o FCP foi as dúvidas da UEFA sobre se afinal houve ou não uma punição ao clube e se a FPF a oficializou.

E o que vai acontecer para a semana? O Comité de Controlo e Disciplina irá re-analisar o processo. Irá provavelmente pedir à FPF uma clarificação sobre o que se passa nos recursos (ou melhor: RECURSO) em Portugal. Só que agora Benfica e o Guimarães poderão apresentar factos que mostrem que a decisão da Liga é final pois o FCP não apresentou recurso. Qualquer das partes envolvidas poderá recorrer após ser conhecida a decisão e o processo irá para o comité de Apelo e para o Tribunal Arbitral do Desporto.

E quem é que pode perder mais nesta altura? A FPF e o FCP. A credibilidade deles está em jogo. As "artimanhas" usadas na "secretária" provam de que lado está a razão. Em nenhum momento provaram qq tipo de inocência... mas tudo fazem para arrastar o processo e usam todo o tipo de malabarismo para se safarem. Mas a EUROPA assiste ao que se passa... e percebe como as coisas por aqui funcionam. Além disso, Platini já percebeu que a absolvição do FCP é uma derrota pessoal de quem já lhes chamou BATOTEIROS!

Bom fim de semana a todos,

V.