domingo, abril 27

Como é que o “sistema” alcançou o poder absoluto

Como se pode ler em "Campeonatos Conquistados", a partir de 1994 verificou-se uma mudança significativa ao nível do futebol português.

O actual Regime Jurídico das Federações Desportivas entrou em vigor em 1993. Esse Regime definiu a centralização do poder do futebol na mão das Associações Distritais e Regionais “Liga dos Últimos”, onde a A.F. Andrade tem uma posição de domínio, conseguindo desse modo tomar de assalto a FPF. Mais tarde, a mesma Federação viria a ceder o poder do futebol profissional à Liga do Major Valentão, com a anuência de Apito da Costa, que também era controlada pelas mesmas “gentes” do norte. Após essas alterações as Associações “Liga dos Últimos” passaram a deter 55% dos votos da Assembleia-geral da FPF e a Liga do Major Valentão 20% dos votos.


Tendo em conta que a A. F. Andrade em parceira com a A.F. Bracara Augusta representam a maioria dos representantes das Associações “Liga dos Últimos”, adicionando os votos da Liga do Major Valentão, têm alcançado a maioria absoluta do poder, e continuaram a nomear “Berto Bardagil”, “Santinho de Sousa”, “Major Valentão” para os principais cargos.


Por outro lado, a não limitação dos mandatos tem permitido que os “figurões” perpetuem os seus lugares, mantendo o controlo do “sistema” anteriormente criado, conseguindo desse modo distribuir os restantes cargos relevantes pelos “amigos” de ocasião.


Desde 1993/1994, ano em que o Benfica finalizou os seus ciclos prolongados de vitórias (30 Campeonatos em 60 anos!!), o Glorioso só ganhou um campeonato, em 2004/2005, exactamente na época em que se iniciou o Apito Dourado e aconteceu a suspensão temporária do “Major Valentão”. Será coincidência? Parece-me que não!


Actualmente estamos numa fase em que se discute o Novo Regime Jurídico das Federações. A proposta de “Laurentino A Dias” prevê uma redistribuição do poder pelos diversos intervenientes do futebol nacional, passando as Associações Regionais “Liga dos Últimos” a ter 35% dos votos, a nova Liga do "Futebol Caceteiro Amador" 10%, e os diversos órgãos do Futebol Profissional, no seu conjunto, a deter 55% dos votos na AG da FPF.


Curiosamente ou talvez não, a A. F. Andrade é a que mais tem “choramingado” perante estas alterações, tendo inclusive chegado a ameaçar com greves e queixas à “Fifia” e à “Ufa”. Porque será?


Numa próxima oportunidade será explicado o que está em causa e as diversas mudanças que se avizinham.