Para que ninguém se esqueça, para que ninguém finja não saber e para que ninguém fique sem saber o porquê de serem conhecidos por CORRUPTOS ASSUMIDOS.
Esta merece lugar de destaque do museu pedro proença and friends. Aposto que mais nenhum clube do mundo se pode "orgulhar" de tal distinção.
KIKI · há 602 semanas
KIKI · há 602 semanas
dualidades · há 601 semanas
Hoje, no jogo entre o fecepe e zbording, foi assinalado um penalty a favor dos azuis-e-broncos. Um lance igual ao do penalty não assinalado sobre Lima contra o v. guimarães.
KIKI · há 602 semanas
JOSÉ LUÍS ARNAUT
"VEJA SE DÁ UM TOQUEZINHO, PÁ"
Sousa Cintra tinha um problema para resolver na Caixa Geral de Depósitos (CGD). No dia 9 de Dezembro de 2003, às 22.45 horas, Valentim Loureiro telefonou a José Luís Arnaut, ministro adjunto do primeiro-ministro, pedindo-lhe para interceder junto da CGD a despachar um pedido de empréstimo do empresário.
José Luís Arnaut (JLA) - Estou!
Valentim Loureiro (VL) - Sr. Ministro! Já regressou, carago...?
JLA - Já, Já, Já! Regressei esta madrugada mas estou... estou... hoje... esta madrugada, às oito da manhã, já estava de regresso a Lisboa!
VL - Ãh?!
JLA - Já estava de regresso a Lisboa, esta manhã! Estou aqui num jantar...
VL - Correu tudo bem?
JLA - Correu tudo bem, sim senhora!
VL - Ó pá, eu estive, hoje, em Lisboa... e estive com o nosso amigo Cintra, que me disse que você foi muito simpático com o gajo... mas agora, lá na Caixa, parece que não sei quê, lá o homem pôs lá uma coisa e, depois, não sei quê, pá... veja se dá um toquezinho, pá!...
JLA - Está bem, está bem!
VL - ... que aquilo está tudo encaminhado com a solução! Ele está-Ihe muito grato!
JLA - Ele não tem nada que...
VL - Ele é nosso amigo, pá!
JLA - Então não é??!!
VL - Se puder... - ouça! - ...
Myxo · há 601 semanas
No Porto nem aparecem. Já na luz é historia é diferente. http://www.youtube.com/watch?v=idQ_LJwedXc http://www.youtube.com/watch?v=DLUTfLLkTjo
Jonas · há 602 semanas
farto · há 602 semanas
Vermelho de raiva · há 602 semanas
Ele parece ter aprendido a lição e foi sozinho na luta contra o sistema. Deixou o Oliveirinha com as calças na mão, colocou o Benfica jogar na BTV assim como a Premier League.
Os Oliveiras já estão tão à rasca que já se houve falar em despedimentos, ordenados em atraso e falta de pagamentos dos contratos aos clubes mais pequenos. Os primeiros passos para a falência. Agora até já querem despedir o presidente da Liga e pôr lá outro fantoche.
Alguns benfiquistas não merecem nem o clube nem o presidente que têm.
farto · há 602 semanas
João Fonseca Pereira · há 602 semanas
Se não fosse Vieira, o Apito Final nunca tinha tido punição. Não foi Vieira que falhou, foram os TRIBUNAIS. Foram os tribunais que os safaram. Percebes isso? Ou queres que te faça um desenho?
Vocês falam tanto e nunca fizeram porra nenhuma. Para criticar, são os maiores... mas depois são uns cordeirinhos.
Fazes melhor, então força. Candida-te. O Vieria é bem mais BENFIQUISTA do que tu. Fez bem mais pelo BENFICA do que tu e 1000 como tu, alguma vez fizeram ou farão.
Faz mais e critica menos, da boca todos podem, trabalhar que é bom, é que tá quieto. Não deves passar de mais um bandalho que acha que sabe tudo e na verdade não sabe nada!
rebeldiz · há 602 semanas
KIKI · há 602 semanas
A decisão foi anunciada por Ricardo Costa, presidente da Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
A CD puniu também João Loureiro, antigo presidente da SAD do Boavista, com uma suspensão de quatro anos e uma multa de 25.000 euros.
Além da perda de seis pontos, o FC Porto foi punido com uma multa total de 150.000 euros, e Pinto da Costa condenado ao pagamento de 10.000 euros, na sequência de dois processos instaurados pela LPFP, por corrupção tentada, que condenaram ainda os árbitros Jacinto Paixão (quatro anos), José Chilrito e Manuel Quadrado (dois anos e meio).
O Boavista foi igualmente punido, em cúmulo jurídico, com uma multa de 180.000.
Num dos sete processos disciplinares abertos pela LPFP, a União de Leiria, já despromovida à Liga de Honra, foi punida com subtracção de três pontos e condenada ao pagamento de uma multa de 40.000 euros, enquanto o seu presidente, João Bartolomeu, suspenso por um ano.
Todas as decisões são passíveis de recurso para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol.
O processo "Apito Final" foi instaurado pela CD da LPFP na sequência do processo judicial por corrupção no futebol conhecido por "Apito Dourado" e envolveu o FC Porto, Boavista e a União Leiria bem como o actual presidente portista, Pinto da Costa, e o anterior líder boavisteiro João Loureiro.
O FC Porto, tricampeão nacional era acusado de tentativa de corrupção ao árbitro de dois jogos - com o Beira-Mar e Estrela da Amadora, na época 2003/04 - incorrendo por isso numa penalização de perda de seis pontos, enquanto Pinto da Costa podia ser suspenso por um período entre seis meses e dois anos.
O Boavista foi acusado de coacção sobre a equipa de arbitragem de três jogos disputados no mesma época - com o Benfica, Belenenses e Académica - podendo ser condenado à despromoção à Liga de Honra, enquanto João Loureiro incorre numa pena de suspensão por dois anos.
KIKI · há 602 semanas
Norte e em Lisboa não trouxeram a este respeito quaisquer novos dados.No processo relativo à Câmara do Porto, Pinto da Costa está a ser investigado com base em suspeitas de favorecimento do FC Porto numa cedência de terrenos."
Ps: 3 ou 4 dias depois de Pinto da Costa ter sido noticiado no Expresso no processo do apito dourado, transferiram os investigadores da policia judiciária que investigavam o caso para França. Coincidência ??
KIKI · há 602 semanas
Jorge Nuno Pinto da Costa esteve detido durante quatro horas nas instalações do Tribunal de Gondomar, acabando apenas por ser notificado para ali voltar na próxima terça-feira para ser interrogado pela juíza Ana Cláudia Nogueira. O despacho foi transmitido pela magistrada judicial ao presidente do FC Porto, cerca de duas horas antes do início de uma concentração que as claques dos "dragões" tinham convocado para as imediações daquelas instalações judiciais, no final do desafio com o Beira-Mar.
A decisão da juíza contribuiu para diluir a tensão gerada pela detenção de Pinto da Costa que, ao contrário do que sucedeu com todos os outros arguidos conduzidos sob detenção para o primeiro interrogatório judicial, quer em 24 de Abril (quando foi desencadeada a operação "Apito Dourado"), quer anteontem, não foi dormir à zona prisional da Directoria do Porto da Polícia Judiciária.
Este local poderia vir a transformar-se num ponto de convergência dos adeptos dos "dragões" para acompanharem em vigília o seu líder, caso a magistrada adoptasse a posição que assumiu em relação a todos os arguidos que lhe foram apresentados detidos para o primeiro interrogatório e definição das medidas de coacção. Para isso muito contribuiu a ausência de Pinto da Costa em Espanha, provavelmente na Corunha, quando a Polícia Judiciária se dirigiu para a sua residência, em Madalena, Vila Nova de Gaia, para cumprir o mandado de detenção emitido pelo procurador Carlos Teixeira.
Os investigadores acabariam somente por apreender documentação na sua residência e na sede do FC Porto, na Torre das Antas, e no Estádio do Dragão, alvos das buscas determinadas pela juíza Ana Cláudia Nogueira. Na sequência destas diligências de recolha de prova, o advogado de Pinto da Costa, Gil Moreira dos Santos, requereu logo nesse dia a constituição de arguido do líder do FC Porto e anunciou a sua disponibilidade para comparecer no Tribunal de Gondomar quando a justiça quisesse.
O facto de não ter sido localizado pela Polícia Judiciária implicou que Pinto da Costa acabasse por não ser privado de movimentos, ao invés do que sucedeu com os outros cinco alvos dos mandados de detenção. Todos os detidos conhecem agora os factos que levaram o Ministério Público a promover a sua detenção. O adiamento por 72 horas do interrogatório pela juíza de instrução implica que Pinto da Costa só venha a ser confrontado com os indícios que o incriminarão na próxima semana.
KIKI · há 602 semanas
KIKI · há 602 semanas
A rede desmantelada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) obrava três mil euros a cada imigrante ilegal, para forjar os documentos, legalizar as suas situações e jogar em equipas, ou praticar prostituição, como sucedia com as brasileiras. A rede dedicava-se a legalizar imigrantes endinheirados.
SACOS COM DINHEIRO
O SEF areendeu sacos cheios de notas na residência de uma familiar de Elisabete Chaves. A advogada tinha 125 mil euros a render numa conta bancária já bloqueada pelo TIC o Porto. A jovem advogada deslocava-se num Porsche e tinha clientes quase só imigrantes. Utilizava um escritório que o namorado, advogado e assistente universitário tem no Porto.
FALSOS CASAMENTOS
Os falsos casamentos com que a rede de imigrantes legalizava a permanência em Portugal dos futebolistas e dos andebolistas, todos do FC Porto, deverão ser anulados, por iniciativa do Ministério Público.
KIKI · há 602 semanas
Pinto da Costa (PC) – É fraquinho!
PS – É. Mas o jogo também não tem interesse nenhum...
PC – Sim, mas porque é que não pões um gajo do Porto?
PS – Pá, porque o Jorge Sousa vai fazer o Estoril- -Setúbal [...] O Paulo Costa e o Paulo Paraty não os nomeei já porque fizeram um jogo a semana passada. E o Martins dos Santos não se justificava para este jogo [...] e em segundo lugar vai fazer um jogo importante.
PC – Qual é o jogo?
PS – Talvez o Nacional, com o Leiria [...]
PC – Mas o Martins, para lá para baixo é bom. Que assim põe aquilo tudo em sentido.
PS – É, mas esse vai para Leiria.
PC – É, está bem.
KIKI · há 602 semanas
Pinto da Costa (PC) – Estou.
Pinto de Sousa (PS) – Estou, Zé!
PC – Já rectificaste a nota do homem?
PS – Eh, eh, eh!!!!! É pá, deixa lá o rapazinho em paz, coitadinho!
PC – Ah???
PS – 8... 8,4
PC – É uma boa nota!
PS – É uma boa nota!
PC – Pois foi, mas o observador tem de ser reclassificado!
PS – Olha, estou-te a telefonar pelo seguinte. Estou a pensar nomear o Jacinto Paixão para o Porto-Felgueiras. Não há inconveniente nenhum?
PC – Ah!
PS – Jacinto Paixão... Porto-Felgueiras! Não é nada de especial.
PC – Se entretanto ele não for nomeado para outro jogo [...] nomeado para a casa Pia!
PS – Eh, eh, eh!
PC – Mas não é de muito longe? [...]
PS – Não, coitado, precisa de fazer um joguito e como ainda fez poucos.
PC – Por mim, pode.
KIKI · há 602 semanas
Pinto da Costa – Não! Eu disse-te a ti, os dois penáltis, são penáltis, não houve nenhum erro crasso [...] E apitar o Boavista, para um gajo que não esteja ali a pensar que o major é o presidente da Liga, é complicado... porque com aquelas palhaçadas todas, o gajo tem de os pôr na rua.
Pinto de Sousa – Pois é...
[...]
PC – Agora, tudo isto nasce de uma má nomeação do imbecil...
PS – É, sem dúvida!
PC – Olha, não te esqueças mas é de comunicar ao gajo, para ele não queimar nenhum [...] Devias pedir por escrito, para ficar.
PS – É, vou-lhe mandar por escrito. Vou-lhe telefonar e dizer [...] vou-lhe mandar por escrito, os jogos.
PC – Os jogos, esses quatro vão fazer esses jogos! Diz mesmo, esses jogos!
PS – Digo.
PC – É, assim ele já não tem desculpa.
KIKI · há 602 semanas
Pinto de Sousa (PS) – É!
PC – Aliás. Estava tão comprometido.
PS – Sim...
PC – Estava tão comprometido,que os meus jogadores chamaram-lhe tudo, de filho da puta para cima e ele ria-se deles. Estás a perceber?
PS – Também não achas que ia expulsar aquela malta toda. Estragava o jogo, não é?
PC – Não, se ele estivesse de consciência tranquila, expulsava carago! Agora, foi de filho da puta para cima. ‘És um vigarista, és um filho da puta’!
PS – Até se vê na televisão.
PC – O gajo só se ria. Chamaram-lhe de tudo, filho da puta, gatuno, ladrão, vendido e o caralho. E o gajo ria-se.
PS – Ah, ah, ah!
PC – Um dia, quando eu encontrar esse gajo, vou dizer-lhe: ‘Você é um vigarista do caralho!’. Só quero ver se ele tem jogo hoje!
PC – Olha, da Taça vai ter, pá! Mas eu já te tinha avisado pá! Já estava montado isso há muito tempo
PC – Não, digo se vai ter domingo.
PC – Ah, para domingo vamos ver.
KIKI · há 602 semanas
23/12/2003
Pinto da Costa recebe uma chamada de Adelino Caldeira, administrador da SAD azul-e-branca. Mais uma vez, o dirigente portista consegue saber por antecipação qual vai ser o castigo que a Comissão Disciplinar vai aplicar a um determinado atleta.
Pinto da Costa (PC) – Estou.
Adelino Caldeira (AC) – Estou! Presidente?
PC – Sim...
AC – Adelino Caldeira. Como está?
PC – Tudo bem?
AC – Tudo bem, está tudo bem. Olhe o que lhe vou dizer agora é para si mesmo!
PC – Sim, sim.
AC – Só pode dizer ao Mourinho, a mais ninguém! [...] É assim, o McCarthy vai ser despenalizado por um jogo! [...] Portanto, vai poder jogar no próximo. Mas atenção que não se pode saber porque a reunião só vai ser na terça-feira! Foi tomada a decisão hoje, de baixarem um jogo, mas a decisão formal, o acórdão, só pode ser redigido na terça-feira e formalmente é só na terça-feira que é decidido.
PC – Não, eu nem ao Mourinho digo.
AC – Pronto, é só para lhe dizer... se não eles podem voltar atrás [...] Terça-feira fica espantado, pronto!
kiki · há 602 semanas
Revelam também que o dirigente portista – que ontem completou 25 anos sobre a data em que pela primeira vez foi eleito presidente do FC Porto – sabia antecipadamente os castigos dos seus atletas (nas edições de domingo e segunda-feira o CM já tinha revelado que Pinto da Costa soube antecipadamente dos castigos a aplicar a Deco e Mourinho) e mostram também o presidente portista a conversar com Pinto de Sousa sobre as classificações dos árbitros.
Nem todas as escutas que hoje revelamos deram origem a inquéritos autónomos, mas todas foram usadas por Carlos Teixeira, o magistrado de Gondomar responsável pelo inquérito, para demonstrar o poder de Pinto da Costa no mundo do futebol.
Um poder relacionado com os 45 anos que leva como dirigente do FC Porto em várias modalidades, mas desde 1976 sempre ligado ao futebol, primeiro como chefe do departamento de futebol e depois como presidente do clube, a partir de 1982.
Só entre 1980 (ano do chamado ‘Verão Quente’ portista) e 1982 Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, que completará 70 anos no próximo dia 28 de Dezembro, esteve afastado do clube, mas não do futebol pois nesse período continuou a ter muitos contactos com jogadores e treinadores, nomeadamente José Maria Pedroto.
José António Pinto de Sousa, que aparece nas escutas como presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, era um dos vários amigos de juventude que também fizeram carreira no desporto. Esta é aliás uma das justificações que tem apresentado nos vários interrogatórios a que foi sujeito para justificar a aparente familiaridade com o dirigente.
kiki · há 602 semanas
kiki · há 602 semanas
O juiz de instrução entende que não há qualquer inconstitucionalidade nas leis, aprovadas em 1991, que punem a corrupção no desporto, ao contrário do que foi defendido pelo professor catedrático Gomes Canotilho num parecer elaborado a pedido da defesa de José Luís Oliveira.
O documento foi junto aos autos pela defesa de quatro arguidos que punham em causa a constitucionalidade da Lei n.º 49/91 de 3 de Agosto, o que poderia comprometer o processo ‘Apito Dourado’. O constitucionalista considera que a legislação não é válida, mas o juiz discorda