sexta-feira, outubro 25

Recordar é viver


Para que ninguém se esqueça, para que ninguém finja não saber e para que ninguém fique sem saber o porquê de serem conhecidos por CORRUPTOS ASSUMIDOS.
Esta merece lugar de destaque do museu pedro proença and friends. Aposto que mais nenhum clube do mundo se pode "orgulhar" de tal distinção.

Comentários (24)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Buscas na casa de Pinto da Costa e na SAD do Porto. O empresário António Araújo e os árbitros Augusto Duarte, Jacinto Paixão, José Chilrito e Manuel Quadrado são detidos.
Pinto da Costa é interrogado no Tribunal de Gondomar, depois de se ter apresentado à juíza de instrução, e sai em liberdade após pagar uma caução de 200 mil euros.
1 resposta · activo há 601 semanas
ANTITRIPA report

Hoje, no jogo entre o fecepe e zbording, foi assinalado um penalty a favor dos azuis-e-broncos. Um lance igual ao do penalty não assinalado sobre Lima contra o v. guimarães.
LEIA TUDO O QUE ELES DISSERAM NAS ESCUTAS

JOSÉ LUÍS ARNAUT

"VEJA SE DÁ UM TOQUEZINHO, PÁ"

Sousa Cintra tinha um problema para resolver na Caixa Geral de Depósitos (CGD). No dia 9 de Dezembro de 2003, às 22.45 horas, Valentim Loureiro telefonou a José Luís Arnaut, ministro adjunto do primeiro-ministro, pedindo-lhe para interceder junto da CGD a despachar um pedido de empréstimo do empresário.

José Luís Arnaut (JLA) - Estou!

Valentim Loureiro (VL) - Sr. Ministro! Já regressou, carago...?

JLA - Já, Já, Já! Regressei esta madrugada mas estou... estou... hoje... esta madrugada, às oito da manhã, já estava de regresso a Lisboa!

VL - Ãh?!

JLA - Já estava de regresso a Lisboa, esta manhã! Estou aqui num jantar...

VL - Correu tudo bem?

JLA - Correu tudo bem, sim senhora!

VL - Ó pá, eu estive, hoje, em Lisboa... e estive com o nosso amigo Cintra, que me disse que você foi muito simpático com o gajo... mas agora, lá na Caixa, parece que não sei quê, lá o homem pôs lá uma coisa e, depois, não sei quê, pá... veja se dá um toquezinho, pá!...

JLA - Está bem, está bem!

VL - ... que aquilo está tudo encaminhado com a solução! Ele está-Ihe muito grato!

JLA - Ele não tem nada que...

VL - Ele é nosso amigo, pá!

JLA - Então não é??!!

VL - Se puder... - ouça! - ...
Mais uma vez duas formas da PSP atuar.
No Porto nem aparecem. Já na luz é historia é diferente. http://www.youtube.com/watch?v=idQ_LJwedXc http://www.youtube.com/watch?v=DLUTfLLkTjo
Como é que Benfica quer combater a máfia do futebol português se na prática não faz nada de concreto. O Benfica não pode competir com um clube que é apitado por estes servidores: Carlos Xistra, Pedro Proença, Jorge Sousa, Artur Soares Dias, João Capela, Bruno Esteves, Rui Costa, Vasco Santos, Nuno Almeida e Olegário Benquerença. Ponto final. Este senhores, alguns com mais de uma década de serviço a Pinto da Bosta, estão na linha da frente das ajudas ao fcp. Estes senhores, objectivamente, deram os dois últimos campeonatos ao porto. Custa muito denunciar todas estas ajudas através de programas que o façam com credibilidade. Se calhar tenho eu de escrever as propostas e levá-las à Benfica TV. Assim parece, dado à inépcia da Benfica TV no combate justificado contra esta máfia. Ou têm medo de algumas entidades ou de alguém? Ou são mesmo c..nas?
Se a direção do Benfica fosse composta por Benfiquistas era muito mais fácil acabar com o sistema: contratar investigadores privados para seguir os árbitros; criar lobbies junto da Liga, FPF e, especialmente, no Governo (RTP); fazer guerra à comunicação social anti-Benfica; usar a força dos adeptos Benfiquistas para criar um clima de intimidação sobre todos os apoiantes do sistema; apelar ao boicote de certos jornais, canais e marcas que financiam o sistema; exigir mais do plantel; contratar menos e melhores jogadores; atrair de novo os adeptos ao Estádio da Luz com boas exibições e preços ACCESSÍVEIS, de modo a que o Estádio esteja SEMPRE cheio.... Quero um Benfica mais agressivo e virado para os resultados desportivos. Só assim é que o Benfica vai para a frente!
3 respostas · activo há 602 semanas
Vieira já uma vez apelou os benfiquistas ao boicote e o que fizeram estes? Cagaram para ele, criticaram-no por isso, ignoraram o apelo em vez de se colocarem atrás dele como deviam fazer. Como fazem os porkistas quando o seu presidente corrupto os incita ao que quer que seja.

Ele parece ter aprendido a lição e foi sozinho na luta contra o sistema. Deixou o Oliveirinha com as calças na mão, colocou o Benfica jogar na BTV assim como a Premier League.

Os Oliveiras já estão tão à rasca que já se houve falar em despedimentos, ordenados em atraso e falta de pagamentos dos contratos aos clubes mais pequenos. Os primeiros passos para a falência. Agora até já querem despedir o presidente da Liga e pôr lá outro fantoche.
Alguns benfiquistas não merecem nem o clube nem o presidente que têm.
O Benfica todos os anos investe milhões e não ganha campeonatos!!! Perdemos 2 campeonatos seguidos na recta final do campeonato!!! Está na hora do Vieira dar lugar a um Benfiquista.
Avatar de João Fonseca Pereira

João Fonseca Pereira · há 602 semanas

LOL... mais um sabichão! Mais um que acha que sabe tudo.
Se não fosse Vieira, o Apito Final nunca tinha tido punição. Não foi Vieira que falhou, foram os TRIBUNAIS. Foram os tribunais que os safaram. Percebes isso? Ou queres que te faça um desenho?
Vocês falam tanto e nunca fizeram porra nenhuma. Para criticar, são os maiores... mas depois são uns cordeirinhos.
Fazes melhor, então força. Candida-te. O Vieria é bem mais BENFIQUISTA do que tu. Fez bem mais pelo BENFICA do que tu e 1000 como tu, alguma vez fizeram ou farão.
Faz mais e critica menos, da boca todos podem, trabalhar que é bom, é que tá quieto. Não deves passar de mais um bandalho que acha que sabe tudo e na verdade não sabe nada!
Este quadro não está no hall de entrada do museu dos "azeiteiros" azuis???... (...penso eu, de que...)
Futebol: Apito Final - FC Porto perde seis pontos, Pinto da Costa suspenso por dois anos, Boavista despromovido

A decisão foi anunciada por Ricardo Costa, presidente da Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

A CD puniu também João Loureiro, antigo presidente da SAD do Boavista, com uma suspensão de quatro anos e uma multa de 25.000 euros.

Além da perda de seis pontos, o FC Porto foi punido com uma multa total de 150.000 euros, e Pinto da Costa condenado ao pagamento de 10.000 euros, na sequência de dois processos instaurados pela LPFP, por corrupção tentada, que condenaram ainda os árbitros Jacinto Paixão (quatro anos), José Chilrito e Manuel Quadrado (dois anos e meio).

O Boavista foi igualmente punido, em cúmulo jurídico, com uma multa de 180.000.

Num dos sete processos disciplinares abertos pela LPFP, a União de Leiria, já despromovida à Liga de Honra, foi punida com subtracção de três pontos e condenada ao pagamento de uma multa de 40.000 euros, enquanto o seu presidente, João Bartolomeu, suspenso por um ano.

Todas as decisões são passíveis de recurso para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol.

O processo "Apito Final" foi instaurado pela CD da LPFP na sequência do processo judicial por corrupção no futebol conhecido por "Apito Dourado" e envolveu o FC Porto, Boavista e a União Leiria bem como o actual presidente portista, Pinto da Costa, e o anterior líder boavisteiro João Loureiro.

O FC Porto, tricampeão nacional era acusado de tentativa de corrupção ao árbitro de dois jogos - com o Beira-Mar e Estrela da Amadora, na época 2003/04 - incorrendo por isso numa penalização de perda de seis pontos, enquanto Pinto da Costa podia ser suspenso por um período entre seis meses e dois anos.

O Boavista foi acusado de coacção sobre a equipa de arbitragem de três jogos disputados no mesma época - com o Benfica, Belenenses e Académica - podendo ser condenado à despromoção à Liga de Honra, enquanto João Loureiro incorre numa pena de suspensão por dois anos.
Pinto da Costa é um dos dirigentes na mira da investigação judicial, soube o EXPRESSO junto de fontes ligadas à operação «Apito Dourado» e ao processo de suspeitas de favorecimento na Câmara do Porto. No que respeita ao «Apito Dourado», a investigação dirige-se prioritariamente à área do futebol e envolve vários presidentes de clubes.Mas diversos políticos fazem parte de uma segunda fase da investigação, que visa apurar financiamentos partidários, e cujos contornos foram já apresentados ao procurador-geral da República.O Ministério Público cita o episódio de um relógio que Pinto da Costa terá oferecido a Valentim Loureiro, depois de ter apelado à sua capacidade de influência para não ser castigado num processo por acusações contra um árbitro. Mas o reduzido valor do relógio, quase simbólico, deitará por terra qualquer acusação, se não forem encontrados elementos que consubstanciem as suspeitas dos investigadores. As buscas efectuadas às casas que Valentim Loureiro possui no!
Norte e em Lisboa não trouxeram a este respeito quaisquer novos dados.No processo relativo à Câmara do Porto, Pinto da Costa está a ser investigado com base em suspeitas de favorecimento do FC Porto numa cedência de terrenos."

Ps: 3 ou 4 dias depois de Pinto da Costa ter sido noticiado no Expresso no processo do apito dourado, transferiram os investigadores da policia judiciária que investigavam o caso para França. Coincidência ??
Juíza Interroga Pinto da Costa

Jorge Nuno Pinto da Costa esteve detido durante quatro horas nas instalações do Tribunal de Gondomar, acabando apenas por ser notificado para ali voltar na próxima terça-feira para ser interrogado pela juíza Ana Cláudia Nogueira. O despacho foi transmitido pela magistrada judicial ao presidente do FC Porto, cerca de duas horas antes do início de uma concentração que as claques dos "dragões" tinham convocado para as imediações daquelas instalações judiciais, no final do desafio com o Beira-Mar.

A decisão da juíza contribuiu para diluir a tensão gerada pela detenção de Pinto da Costa que, ao contrário do que sucedeu com todos os outros arguidos conduzidos sob detenção para o primeiro interrogatório judicial, quer em 24 de Abril (quando foi desencadeada a operação "Apito Dourado"), quer anteontem, não foi dormir à zona prisional da Directoria do Porto da Polícia Judiciária.

Este local poderia vir a transformar-se num ponto de convergência dos adeptos dos "dragões" para acompanharem em vigília o seu líder, caso a magistrada adoptasse a posição que assumiu em relação a todos os arguidos que lhe foram apresentados detidos para o primeiro interrogatório e definição das medidas de coacção. Para isso muito contribuiu a ausência de Pinto da Costa em Espanha, provavelmente na Corunha, quando a Polícia Judiciária se dirigiu para a sua residência, em Madalena, Vila Nova de Gaia, para cumprir o mandado de detenção emitido pelo procurador Carlos Teixeira.

Os investigadores acabariam somente por apreender documentação na sua residência e na sede do FC Porto, na Torre das Antas, e no Estádio do Dragão, alvos das buscas determinadas pela juíza Ana Cláudia Nogueira. Na sequência destas diligências de recolha de prova, o advogado de Pinto da Costa, Gil Moreira dos Santos, requereu logo nesse dia a constituição de arguido do líder do FC Porto e anunciou a sua disponibilidade para comparecer no Tribunal de Gondomar quando a justiça quisesse.

O facto de não ter sido localizado pela Polícia Judiciária implicou que Pinto da Costa acabasse por não ser privado de movimentos, ao invés do que sucedeu com os outros cinco alvos dos mandados de detenção. Todos os detidos conhecem agora os factos que levaram o Ministério Público a promover a sua detenção. O adiamento por 72 horas do interrogatório pela juíza de instrução implica que Pinto da Costa só venha a ser confrontado com os indícios que o incriminarão na próxima semana.
As suspeitas, que envolvem os departamentos de futebol e andebol do FC Porto, levaram a buscas nas instalações daquelas modalidades, o que confirmou os indícios de crimes de corrupção e auxílio à imigração ilegal. Os indícios surgiram durante o processo principal, em que são suspeitos – pelos crimes de associação criminosa para tráfico de influência, burla, extorsão e falsificação de documentos – a advogada de Barcelos Elisabete Chaves, fundadora do movimento pela ‘Nova Democracia’.
TRÊS MIL EUROS CADA

A rede desmantelada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) obrava três mil euros a cada imigrante ilegal, para forjar os documentos, legalizar as suas situações e jogar em equipas, ou praticar prostituição, como sucedia com as brasileiras. A rede dedicava-se a legalizar imigrantes endinheirados.

SACOS COM DINHEIRO

O SEF areendeu sacos cheios de notas na residência de uma familiar de Elisabete Chaves. A advogada tinha 125 mil euros a render numa conta bancária já bloqueada pelo TIC o Porto. A jovem advogada deslocava-se num Porsche e tinha clientes quase só imigrantes. Utilizava um escritório que o namorado, advogado e assistente universitário tem no Porto.

FALSOS CASAMENTOS

Os falsos casamentos com que a rede de imigrantes legalizava a permanência em Portugal dos futebolistas e dos andebolistas, todos do FC Porto, deverão ser anulados, por iniciativa do Ministério Público.
Pinto de Sousa (PS) – Olha, afinal, o Jacinto Paixão vai fazer agora o Estoril, no próximo dia 4 de Janeiro, eu não tinha reparado [...] De maneira que olha, como não é um jogo importante ia o Paulo Pereira, de Viana do Castelo.

Pinto da Costa (PC) – É fraquinho!

PS – É. Mas o jogo também não tem interesse nenhum...

PC – Sim, mas porque é que não pões um gajo do Porto?

PS – Pá, porque o Jorge Sousa vai fazer o Estoril- -Setúbal [...] O Paulo Costa e o Paulo Paraty não os nomeei já porque fizeram um jogo a semana passada. E o Martins dos Santos não se justificava para este jogo [...] e em segundo lugar vai fazer um jogo importante.

PC – Qual é o jogo?

PS – Talvez o Nacional, com o Leiria [...]

PC – Mas o Martins, para lá para baixo é bom. Que assim põe aquilo tudo em sentido.

PS – É, mas esse vai para Leiria.

PC – É, está bem.
Pinto de Sousa, responsável pela arbitragem na Liga, pergunta a Pinto da Costa se ele aceita Jacinto Paixão para arbitrar um jogo da Taça. Antes disso, Pinto da Costa diz a Pinto de Sousa que deve alterar a classificação de um árbitro.

Pinto da Costa (PC) – Estou.

Pinto de Sousa (PS) – Estou, Zé!

PC – Já rectificaste a nota do homem?

PS – Eh, eh, eh!!!!! É pá, deixa lá o rapazinho em paz, coitadinho!

PC – Ah???

PS – 8... 8,4

PC – É uma boa nota!

PS – É uma boa nota!

PC – Pois foi, mas o observador tem de ser reclassificado!

PS – Olha, estou-te a telefonar pelo seguinte. Estou a pensar nomear o Jacinto Paixão para o Porto-Felgueiras. Não há inconveniente nenhum?

PC – Ah!

PS – Jacinto Paixão... Porto-Felgueiras! Não é nada de especial.

PC – Se entretanto ele não for nomeado para outro jogo [...] nomeado para a casa Pia!

PS – Eh, eh, eh!

PC – Mas não é de muito longe? [...]

PS – Não, coitado, precisa de fazer um joguito e como ainda fez poucos.

PC – Por mim, pode.
Pinto da Costa e Pinto de Sousa comentam as incidências de um jogo Boavista-Guimarães arbitrado por Paulo Baptista. Depois, o presidente dos azuis-e- -brancos pede a Pinto de Sousa para falar com Luís Guilherme, de forma a combinarem as nomeações da jornada seguinte.

Pinto da Costa – Não! Eu disse-te a ti, os dois penáltis, são penáltis, não houve nenhum erro crasso [...] E apitar o Boavista, para um gajo que não esteja ali a pensar que o major é o presidente da Liga, é complicado... porque com aquelas palhaçadas todas, o gajo tem de os pôr na rua.

Pinto de Sousa – Pois é...

[...]

PC – Agora, tudo isto nasce de uma má nomeação do imbecil...

PS – É, sem dúvida!

PC – Olha, não te esqueças mas é de comunicar ao gajo, para ele não queimar nenhum [...] Devias pedir por escrito, para ficar.

PS – É, vou-lhe mandar por escrito. Vou-lhe telefonar e dizer [...] vou-lhe mandar por escrito, os jogos.

PC – Os jogos, esses quatro vão fazer esses jogos! Diz mesmo, esses jogos!

PS – Digo.

PC – É, assim ele já não tem desculpa.
Pinto da Costa (PC) – O sr. Lucílio Baptista acha que é um penálti, porque é um vigarista!

Pinto de Sousa (PS) – É!

PC – Aliás. Estava tão comprometido.

PS – Sim...

PC – Estava tão comprometido,que os meus jogadores chamaram-lhe tudo, de filho da puta para cima e ele ria-se deles. Estás a perceber?

PS – Também não achas que ia expulsar aquela malta toda. Estragava o jogo, não é?

PC – Não, se ele estivesse de consciência tranquila, expulsava carago! Agora, foi de filho da puta para cima. ‘És um vigarista, és um filho da puta’!

PS – Até se vê na televisão.

PC – O gajo só se ria. Chamaram-lhe de tudo, filho da puta, gatuno, ladrão, vendido e o caralho. E o gajo ria-se.

PS – Ah, ah, ah!

PC – Um dia, quando eu encontrar esse gajo, vou dizer-lhe: ‘Você é um vigarista do caralho!’. Só quero ver se ele tem jogo hoje!

PC – Olha, da Taça vai ter, pá! Mas eu já te tinha avisado pá! Já estava montado isso há muito tempo

PC – Não, digo se vai ter domingo.

PC – Ah, para domingo vamos ver.
A DELINO CALDEIRA

23/12/2003

Pinto da Costa recebe uma chamada de Adelino Caldeira, administrador da SAD azul-e-branca. Mais uma vez, o dirigente portista consegue saber por antecipação qual vai ser o castigo que a Comissão Disciplinar vai aplicar a um determinado atleta.

Pinto da Costa (PC) – Estou.

Adelino Caldeira (AC) – Estou! Presidente?

PC – Sim...

AC – Adelino Caldeira. Como está?

PC – Tudo bem?

AC – Tudo bem, está tudo bem. Olhe o que lhe vou dizer agora é para si mesmo!

PC – Sim, sim.

AC – Só pode dizer ao Mourinho, a mais ninguém! [...] É assim, o McCarthy vai ser despenalizado por um jogo! [...] Portanto, vai poder jogar no próximo. Mas atenção que não se pode saber porque a reunião só vai ser na terça-feira! Foi tomada a decisão hoje, de baixarem um jogo, mas a decisão formal, o acórdão, só pode ser redigido na terça-feira e formalmente é só na terça-feira que é decidido.

PC – Não, eu nem ao Mourinho digo.

AC – Pronto, é só para lhe dizer... se não eles podem voltar atrás [...] Terça-feira fica espantado, pronto!
As escutas do ‘Apito Dourado’, anexas ao processo em investigação, mostram Pinto da Costa a conversar com frequência com Pinto de Sousa, combinando os árbitros que iriam dirigir os jogos da Taça.

Revelam também que o dirigente portista – que ontem completou 25 anos sobre a data em que pela primeira vez foi eleito presidente do FC Porto – sabia antecipadamente os castigos dos seus atletas (nas edições de domingo e segunda-feira o CM já tinha revelado que Pinto da Costa soube antecipadamente dos castigos a aplicar a Deco e Mourinho) e mostram também o presidente portista a conversar com Pinto de Sousa sobre as classificações dos árbitros.

Nem todas as escutas que hoje revelamos deram origem a inquéritos autónomos, mas todas foram usadas por Carlos Teixeira, o magistrado de Gondomar responsável pelo inquérito, para demonstrar o poder de Pinto da Costa no mundo do futebol.

Um poder relacionado com os 45 anos que leva como dirigente do FC Porto em várias modalidades, mas desde 1976 sempre ligado ao futebol, primeiro como chefe do departamento de futebol e depois como presidente do clube, a partir de 1982.

Só entre 1980 (ano do chamado ‘Verão Quente’ portista) e 1982 Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, que completará 70 anos no próximo dia 28 de Dezembro, esteve afastado do clube, mas não do futebol pois nesse período continuou a ter muitos contactos com jogadores e treinadores, nomeadamente José Maria Pedroto.

José António Pinto de Sousa, que aparece nas escutas como presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, era um dos vários amigos de juventude que também fizeram carreira no desporto. Esta é aliás uma das justificações que tem apresentado nos vários interrogatórios a que foi sujeito para justificar a aparente familiaridade com o dirigente.
O procurador-geral da República, Pinto Monteiro, já decidiu as reclamações hierárquicas de Pinto da Costa, Reinaldo Teles e António Araújo, contra a reabertura do chamado “processo das prostitutas” e terá mantido a decisão
MAGISTRADO CONTRARIA PARECER DE CANOTILHO

O juiz de instrução entende que não há qualquer inconstitucionalidade nas leis, aprovadas em 1991, que punem a corrupção no desporto, ao contrário do que foi defendido pelo professor catedrático Gomes Canotilho num parecer elaborado a pedido da defesa de José Luís Oliveira.

O documento foi junto aos autos pela defesa de quatro arguidos que punham em causa a constitucionalidade da Lei n.º 49/91 de 3 de Agosto, o que poderia comprometer o processo ‘Apito Dourado’. O constitucionalista considera que a legislação não é válida, mas o juiz discorda

Publicar novo comentário

Comments by