terça-feira, dezembro 21

O Facebook e os direitos televisivos



Actualmente 89% dos utilizadores do facebook, em Portugal, têm menos de 45 anos. (Fonte: Socialbakers)

Páginas do Facebook dos 3 Grandes (Dados de 21/12/2010):
Página Facebook SLB - 322 mil fãs (48,8%)
Página Facebook FCP - 227 mil fãs (34,4%)
Página Facebook SCP - 110 mil fãs (16,7%)
Total dos 3 Grandes
- 659 mil fãs

O Sport Lisboa e Benfica, numa amostragem de 659 mil pessoas, representativa da população portuguesa em termos estatísticos, alcança 48,8%, num público-alvo que na sua grande maioria tem menos de 45 anos.

Por um lado, esta evidência demonstra tratar-se de um mito que o Benfica esteja a perder adeptos nas camadas mais jovens. O que se verificou foi uma inversão entre o Sporting e o Porto, passando o Sporting a ter apenas 16,7% dos adeptos até aos 45 anos, e o Porto 34,4% dos adeptos nessa faixa etária.

Por outro lado, quando se fala de direitos televisivos para a proxima decada, e de meios de distribuição de multimédia, o grande mercado que interessa é o publico-alvo dos 18 aos 45 anos,  com maior poder de compra e adoptantes das principais tendências de comunicação do presente e do futuro (Internet, Plataformas de Televisão Paga, Aquisição de Multimédia, Smartphones, etc).

O Sporting fechou um acordo de direitos televisivos que permite receber 13,5 Milhões de euros por cada ano (Fonte: CMVM), tendo apenas 16,7% desse mercado-alvo.

Extrapolando os valores para Porto e Benfica, tendo em consideração a dimensão dos mercados:
Benfica: 39,5M€
Porto: 27,8M€
Sporting: 13,5M€

Confirma-se deste modo, e de forma IRREFUTÁVEL, que a "intenção de o Benfica receber 40 Milhões de euros por época" está de acordo com o real valor de mercado!

Qualquer negócio abaixo dos 40 Milhões de euros / Ano representa um grave dano ao património do Sport Lisboa e Benfica.