sexta-feira, outubro 17

A Marca, o Mito a Mentira.

Caríssimos,

passado mais um aniversário cá do Blogue, apresentado que está o nosso primeiro (mas não único) reforço da nova temporada, em jeito de celebração vou olhar para trás e re-editar, como prenda de aniversário para vocês todos, aquele que para mim é o mais rebuscado e emblemático MITO criado pela teia que tomou conta da corrupção no futebol luso. Quem nunca ouviu falar no CALABOTE? Ninguém, aposto. Eles amam o Calabote. É justificação para tudo. O que eles (e muitos de nós) não sabe é a verdade sobre "AQUELE TAL CAMPEONATO". Ei-la:

Corria a época de 1958/59, estávamos a 22 de Março de 1959, na última jornada do campeonato nacional. Um árbitro de nome Inocêncio Calabote aparece indicado para apitar um escaldante Benfica vs CUF. Escaldante porque o Benfica precisava de ganhar por uma diferença de golos (4) que permitisse ultrapassar o score do fóculporto, uma vez que nos jogos entre si se tinham registado 2 empates.

Noutro campo jogava-se outro escaldante Torreense vs fóculporto. Escaldante pois o Torreense perdendo descia de divisão e o fóculporto precisava apenas de guardar uma margem de diferença de 4 golos que tinha sobre o Benfica.

O jogo do Benfica começou 6 minutos depois das 15 horas, obviamente tentando beneficiar do conhecimento do resultado em torres Vedrasfoi multado logicamente – e no final verificou-se que o jogo terminou 10 minutos depois do jogo de Torres Vedras. Ora se começou 6 minutos mais tarde, então feitas as contas, quer dizer que o famigerado "Calabote dos 12 minutos" afinal só deu 4 minutitos de desconto…..Muuuuito pouco em relação ás paragens deste jogo e nada de escandaloso olhando aos habituais 6 minutos que se dão hoje em dia em jogos que o fóculporto não está a vencer.

Ao intervalo o Benfica vencia por 5-0 e em Torres Vedras o fóculporto vencia por 1-0 (golo obtido com um jogador do Torreense impedido de entrar em campo pelo árbito). As segundas partes iam ser decisivas. Aos 20 minutos da segunda parte o Torreense vê-se reduzido a 10 jogadores. Quando faltavam 7 minutos para jogar na Luz o Benfica fazia o 7-1, em Torres Vedras a 3 minutos do fim o fóculporto continuava a vencer por 1-0. O Benfica era Campeão.

A dois minutos do fim (em Torres Vedras) o fóculporto aumenta para 2-0 e o Torreense fica reduzido a 9 jogadores. O Benfica continuava a ser Campeão.

A 20 segundos do final, já contra 9 homens, o fóculporto marca o 3-0 por Teixeira .
As crónicas dos jornais da época falam em 3 grandes penalidades perdoadas à CUF, porque Calabote não teve tomates para as marcar. Falam também em duas expulsões poupadas a jogadores da CUF.

Em Torres Vedras o panorama foi o oposto. Calabote? Não. O Árbitro? Francisco Guiomar. Search please!

Inocêncio Calabote? Caso????

Resultado que pode ser comprovado até no site dos merdas: Fóculporto Campeão em 1958/59.

Calabote o quê? Deu quantos? Ofereceu um campeonato a quem?

Este meus caros é um sintomático caso da exploração do unico neurónio que têm, do "disse que disse" da deturpação de casos reais para esconder aquilo que não querem que se veja, aliás táctica utilizada desde sempre pelo fóculporto. Mesmo que fosse desde 1893....LOL.

Aposto que 99,9% dos merdas que ladra sobre Calabote não sabe que nesse ano o fóculporto é que foi campeão……nem que havia um árbitro chamado Guiomar............"Chico" Guiomar.....

Mais um "Chico" dos muitos chicos tugas........que apodreceram a nossa bola.

Bom fim de semana.