quarta-feira, março 10

"OS CINCO" NOS EMIRADOS

Terça-feira, 9 de Março de 2010.
Os ponteiros do relógio aproximavam-se das dez da noite.
Acabava de ler aos meus filhotes o primeiro capítulo de uma nova aventura de “Os Cinco” (The Famous Five) - “Os Cinco nos Emirados” (The Five in the Emirates).
Após aconchegá-los bem, para mais uma noite muito fria deste inverno rigoroso e longo, como há muito não se via nestas terras altas da Beira, e lhes ter desejado um sono tranquilo pleno de bons sonhos, coloquei os auriculares, liguei o meu pequeno portátil para ouvir o serviço noticioso. Qual não foi o meu espanto, quando surgiu a voz de um locutor, pesarosa e triste, dizendo:
- “Os “cinco” nos Emirados é o fim de um ciclo”.
- “Como? Os Cinco nos Emirados? O livro do qual acabei de ler agora, mesmo agora, o primeiro capítulo, aos catraínhos? Fecham um ciclo? Será que estou a ouvir bem? Mas então este livro não é o primeiro da edição de uma nova série inédita e até há pouco tempo desconhecida da já falecida escritora de livros de histórias para crianças e adolescentes, Enid Blyton?”
– perguntei atónito e confuso.
E logo a seguir o fulano continuou:
- “Bendtner, Nasri e Eboué foram os heróis desta aventura…”
- “Bendter, Nasri e Eboué?” – balbuciava eu estes nomes esquisitos e de contínuo questionava:
“Como? Se os heróis destas aventuras são Julian, Dick, Anne e Georgina – e o seu cão Timmy (Júlio, David, Ana, Zé e o Tim)? Então, aqui na rádio, já são só três e com nomes diferentes? O que é que aconteceu? E o cão? Fugiu com a dona?”
E o locutor não parava:
- “Um pesadelo para Juju”.
- Hã? Caramba, então o Julian (Júlio) agora é o Juju? – lá tornava eu, cada vez mais intrigado.
Finalmente, o homem rematou:
- “Adeus Champions, adeus campeonato”!
Neste momento detectei a confusão e desfiz as minhas dúvidas.
Por coincidência, o Fruta Corrupção & Putêdo tinha levado cinco no bucho do Arsenal, no Emirates Stadium, em Inglaterra, a tal dos famosos “Cinco”!
Coincidências…of course!

GRÃO VASCO