sexta-feira, janeiro 15

ENSAIO sobre o DIABO

Ah, se o nosso discernimento das pessoas fosse apurado! Quantos dissabores evitaríamos! Mas, que se há de fazer?
Jesus disse que Judas Iscariotes era filho do diabo. Chamou-o também de diabo e filho da perdição. Certa feita até Pedro foi identificado como Satanás, ao tentar convencer o Senhor de que o Seu sacrifício poderia ser evitado. Nao cometo nenhum erro ao afirmar que o Pintinho das Bufas é o Diabo em pessoa e está presente em toda a sociedade, é o joio no meio do trigo e Judas no meio dos Apóstolos.
E que faz o Pintinho (ou o diabo como queiram) na nossa Sociedade?
Pintinho está lá para tumultuar, para criar confusao, para iludir, para criar divergencias, para corromper.
É o seu papel, tentar os indivíduos que exercem cargos de poder. E como tenta! Agora a tentaçao, para ser tentaçao que preste, tem que ser apetitosa, gostosa, desejada, pois,caso contrário, seria muito fácil resistir a ela. Entao ele disfarça-se. Disfarça-se de gente de bem, apontando como inimigo o BENFICA para melhor arrebanhar os seus acólitos.
Quais as coisas que o Pintinho gosta de fazer entre os seus crentes? Há coisas que ele faz para nos confundir. Coisas muito boas até.
Ele gosta de declamar. Ah, e como declama! Ele declama, às vezes sabe tudo de cor! Em comunidades, Pintinho vibra, pula, chora, ele é o mais entusiasmado do auditório. Às vezes até inventa novos cânticos. Nos momentos emotivos, ele chora, levando as pessoas próximas também às lágrimas. Como dirigente, então, nem se fala: o louvor é fenomenal - todos ficam sensibilizados.
Ele gosta de falar. Ele conhece os pôdres do futebol muito bem, e sabe aplicá-la perfeitamente! Sabe o endereço de textos difíceis e sabe usá-los com extremo cuidado e sabedoria. Se aconselha a alguém, faz uma verdadeira pregação "a la carte", distante, mas profunda, como os conselhos matrimoniais a tal de duarte...ou ao Pai do dito cujo?. Ele gosta de decorar "salmos" inteiros, aprende com facilidade lições para ensinar na Camorra da Ribeira, anota tudo para não esquecer. A sua bíblia é bem marcada e demonstra ser muito bem usada.
Ele está sempre pronto a fazer alguma coisa em prol do “norte”. Se precisarem dele para emprestar jogadores a clubes submissos, ele é o primeirão da lista. De vigilia permanente, nunca descura uma patifaria e se fôr ao BENFICA tanto melhor. Coloca a sua casa à disposição dos árbitros, enfim, está activo totalmente. Se fala, procura sempre uma brecha para dar uma palavrinha. Se ouve, é o mais atento de todos.
Ele chora, ah, como chora! É por demais emotivo! E são emoções fortes, sentidas? Quando fala, as suas palavras calam fundo nos corações dos bacôcos seguidores. Gosta de conversar com as pessoas. Ele é tido como alguém realmente tocado pela emoção, um ser superior! Nas reunioes azul e broncas, os ditoches congregacionais, nos cultos da personalidade consegue dar um colorido especial às reuniões. Quem olha para ele diz: que pessoa fabulosa!Até a recasada Filó-leva-na-tromba, o adora e o trata pela mimosa alcunha de Cabrao.
Alguém me perguntará: as pessoas que são assim são o diabo?
E eu responderia: não. Pessoas assim são o sonho de toda a Sociedade e o desejo de todo o ser humano que se preza...
Pintinho nao vive o que apregoa. Ele apregoa bonito, discursa afinado, declama com atitude histérica, mas é um hipócrita. Ele defende que se deve amar(excepto o BENFICA), mas ele mesmo não ama. Todas as suas bondades são interesseiras, fruto da cobiça, visando interesses pessoais. Ele canta louvores, mas nunca agradeceu verdadeiramente a Deus(em quem diz acreditar) nem uma chícara de café. Ele não é coerente. Afirma que se deve ter fé e não tem. Afirma que se deve perdoar e não perdoa. Ele é um mentiroso. Seus discursos são para aparecer, para mostrar voz, para fazer sucesso, para ser louvado. Insulta o BENFICA puramente por profissão, ou por costume. O seu discurso é bonito, mas não tem vida, não é louvor. Ele emociona o seu auditório, mas não muda corações, não transmite nada..
Pintinho fala e nada faz, os seus pidás é que agem.. Ele é um impostor. É muito bom na teoria; talvez não exista alguém mais bem preparado do que ele para falar de seitas, de doutrinas, de usos e costumes. Ele tem uma lábia de fazer inveja. Fala e fala bonito. Evita debates pois tem medo de o confrontarem com a verdade, por isso prefere faladrar sózinho. E assim “vence todos”! Mas quem priva com ele sabe que tudo não passa de fachada, de mentira, de hipocrisia, de casca. Ele veste uma capa de honestidade para ir almoçar à assembleia da república(às nossas custas). Ele diz que não se deve amaldiçoar, e amaldiçoa. Ele diz que não se deve adulterar, e adultera. Ele é um falsário, um farsante. Pintinho é um agitador maléfico. Ele faz muito sim, mas faz para si próprio, pois não tem a menor consciência de estar servindo o futebol . Ele serve às suas contas na Suissa e off-choras. A honra nao faz parte de suas prioridades. Ele faz do Porto um palco, já que não obteve sucesso nos palcos da vida. Ele quer ser no Porto o que nunca pôde ser enquanto trabalhador ou membro da família. Quer provocar admiraçao nos mais novos, espanto nos mais velhos, medo em todos nós, acha que ganhará respeito trapaceando como um doido, criticando inceantemente o BENFICA, apelando aos políticos, insultando jornalistas. Para ele as cebérrimas escutas que nao contaram para nada, sao apenas um detalhe, um pretexto para se transformar em vítima. Gosta de ver seu próprio nome nas listas dos jornais, nas revistas, gosta de ser citado e tudo faz para se destacar. Pintinho sabe bem da força do BENFICA, o seu trabalho de sapa é absolutamente vão, ele já está a receber a sua recompensa.
Por fim, suas lágrimas não são sinceras; são lágrimas de crocodilo, falsas como uma nota de 30 euros. Chora fácil, é capaz de fingir como um artista experiente. Ele é digno de um Oscar! Consegue simular muita emoção junto da filha e em seguida atender a um telefonema com completa alegria e desembaraço, como se nada tivesse acontecido. Ele mente. Mente o amor para com o cônjuge, pois é capaz de jurar amores e traí-la em seguida. Mente para a amásia Carol, fazendo juras e postando declarações ilusórias, para, em seguida, mostrar-se traiçoeiro...e apresentando-a como filha ao Papa de Roma. Mente aos filhos, finge que chora quando tem que pedir perdão, mas faz tudo igual em seguida, e cada vez pior. Sua mente está cauterizada, seu coração endurecido, sua alma perdida e sua vida estragada. O Pintinho é absoluta e totalmente ingrato, e faz questão que o cônjuge (ou ex) saiba disso.
Pintinho pode fingir dons espirituais, mas jamais poderá chegar aos calcanhares do GLORIOSO. Pintinho é incapaz de amar a Verdade, ter paz e transmitir paz, desenvolver paciência, ser bom e benigno, ter domínio próprio ou ser fiel. Não, ele é um bluff. Ele é como um festival pirotécnico, muitos efeitos, mas totalmente inócuos, sem a menor consistência, de nenhuma duração.
Não é nas coisas que mostra que o Pintinho é perigoso. É naquelas que nao mostra. Por isso temos tanta dificuldade em lidar com esta abencerragem, pois pensamos: " ele,reza, ele discursa,ele chora...", quando as perguntas deveriam ser: "ele é sincero? ele é leal? Ele é capaz de falar comigo olhando para os meus olhos? Ele reage como uma pessoa decente? Ele é autêntico?"
Ele é o homem que procura ciscos nos olhos dos outros. Dissimulado (nem tanto nem tanto) bastou o BENFICA finalmente retomar a sua História, bastou ao GLORIOSO cumprir com o seu destino que é vencer, para o Pintinho e a sua mafia se manifestarem abertamente. Mas como é da sua própria natureza, o Pintinho manifestou-se no escondidinho...nunca às claras.Nos túneis pois claro. E foi miseravelmente descascarado. Pintinho já estrebucha, fazendo espectáculo: ele sairá humilhado, irado, irritado, nervoso, disparando para todos os lados. Ele é servo de Belzebu. Os dias de Pintinho estão contados, e ele faz tudo para destruir o BENFICA. Não vamos dar trégua - vamos combater este diabo, não com as armas das trevas, com ira, com ódio, com vingança, com maldições, com bate-bocas, com socos e pontapés. Vamos atacar o Pintinho não fazendo o seu jogo de hipocrisia. Agindo assim expulsaremos o Pintinho. Não fazer a vontade do inimigo já é meio caminho andado. Se a tentação não tiver adeptos, ela murcha. Vamos secá-la!
Nao posso deixar de me associar às comemoraçoes do feliz passamento há uns anos do sr. que hoje é apontado como o grande obreiro da “grandeza” alcançada pelo clube das alternadeiras.
Aquilo mais parecia uma procissao de zombies, do qual apenas se destacava(como comvinha) o engenheiro chefe ou homem da caixa como queiram.
E o papa nao se fêz rogado apontando ao rebanho de carneiros (e cabras, e cabras), o caminho a seguir, com valentia ousadia e nos superiores interesses, principalmente interesses, próprios travestidos em interesses dum clubezeco que nunca deixou de ser isso, interesses duma cidade que por mais que brame, os cidadaos dao-lhe a resposta nas urnas, concedendo ao outro candidato um rio de votos, contrário ao que o edil da cidade que ele próprio queria ver a arder lhe fêz.
Teve o zé do boné a malícia da serpente: rastejando e inoculando veneno foi-se chegando “à frente”, impondo-se no mundo do futebol por meios invios a que nao é estranho o uso de estimulantes.
O falecido Damas, nome grande do futebol, que lamento nunca ter jogado no GLORIOSO, isso mesmo denunciou, quando jogava no V.Guimaraes.
Joao Rocha, dirigente expulso do conselho leonino porque se insurgiu contra o plano do "bê tem pé curto", disse com todas as letras que o zé do boné só nao foi para o sportém, porque nao cedeu à exigência do grande treinador de dispôr de uma verba para os…árbitros.
Por isso o hábito das viagens calheirais, bem como envelopes vazios com 2500€ dentro, sao como o Constantino: “fama que vem de longe”:.
Foi o zé do boné o maior cancro do futebol português, que deixou metasteses, uma delas o peidolas.
E nem as passagens pela Académica e V.Setubal me fazem mudar de opiniao.
Estas duas equipas, tinham jogadores de eleiçao e um modelo de jogo implantado há anos, obra de Cândido de Oliveira e de Fernando Vaz.
O do boné nao foi lá fazer nada de especial.
Era um regalo o embate entre estes dois emblemas, esquecíamo-nos que estavam pontos em disputa, era verdadeiramente poesia em movimento.
Este tipo do boné, foi o instigador das pedradas à Selecçao (nessa altura) Nacional, porque alguns porcos jogadores de contumil foram seleccionados para um jogo amigavel e tinham um jogo internacional para a semana seguinte.
Mas Giorgio di Bufa anda nervoso.
Melhor, anda aterrorizado.
O Bufento padece (e isso foi-me “assoprado” aos ouvidos) uma doença que nao tem cura. Nao sei se é verdade ou nao vendo-a pelo preço que a comprei.
Nao sei se é daí que lhe vem o nervosismo, mas uma boa dose vem do estado actual do BENFICA.
Finalmente o monstro BENFICA acordou.
Um treino no norte, transformou-se numa loucura colectiva a pontos que o que era para ser a portas fechadas teve que ser aberto, para corresponder a tanto amor e tanto carinho para com as Papoilas Saltitantes.
E isto na Maia, paredes meias com o Porto.
Uma coisa é certa: soaram as campainhas de alarme na cedofeita.
Nao percebem os do cabrao, como é que o BENFICA, “saltou fora do sistema”, que montado há trinta anos, sempre tem conseguido amarrar o BENFICA.
Desta vez porém já nao é apropriado falar de onda vermelha mas sim de um tsunami vermelho onde joga o GLORIOSO…o País nao está vestido de branco neste inverno mas sim de vermelho.
De um vermelho vivo, muito vivo mesmo.

PS: a página 106 do “CAIM” de José Saramago reza assim:
"Nao bastavam Sodoma e Gomorra arrasados pelo fogo, aquí, no sopé do monte sinai, ficara patente a prova irrefutável da profunda maldade do senhor, três mil homens mortos só porque ele tinha ficado irritado com a invençao de um suposto rival em figura de bezerro, Eu nao fiz mais que matar um irmao e o senhor castigou-me, quero ver agora quem vai castigar o senhor por estas mortes, pensou caim, e logo continuou, Lúcifer sabia bem o que fazia quando se rebelou contra deus, há quem diga que o fêz por inveja e nao é certo, o que ele conhecia era a maligna natureza do sujeito".
Nao sou assim tao mau pois nao?