quarta-feira, setembro 3

Fóculporto - um Braga dos grandes ou um Valência português?


Foi-me enviado por mail o seguinte texto (foi dito que o mesmo foi retirado daqui) sobre este futebol corrupto do porto versão 2014/2015. Achei o mesmo bastante interessante e decidi partilhá-lo:

"Há uns tempos eu disse que o Porto subcontratou o seu futebol profissional nesta época. Facto que é comprovável pelos negócios que esse clube tem feito, pela proveniência da maioria dos jogadores e, claro, pelo treinador, que foi imposto por quem tem facilitado estas colocações de jogadores no Porto, para estes se valorizarem. E a prova disto é a forma como um treinador sem currículo se comporta, pois sabe que tem as costas quentes. 
Esta nova realidade no Porto, uma espécie de Braga em versão grande, ou "Valência" português (foi o fundo que todos conhecemos que colocou Nuno Espírito Santo em Espanha, um treinador que também não passa pela cabeça de ninguém que pudesse passar de um Rio Ave para um dos maiores clubes espanhóis, sem que houvesse interesses extra-desportivos por detrás disso), é de facto um corte radical com a tradição dos fruteiros, que indicia duas coisas:
          - não há ali nenhuma saúde financeira, pelo contrário, é a fragilidade financeira que os leva a terem de se fazer úteis a terceiros;
          - o protagonismo de Lopetegui só comprova o vazio de liderança que existe actualmente no Porto. Um protagonismo que implica a secundarização, e até a marginalização dos jogadores que já estavam no plantel, porque urge valorizar as novas contratações de espanhóis. Para se saber quem manda no Porto, é só seguir o dinheiro.
Mas é claro que enquanto a equipa for ganhando, os fruteiros não se chateiam nada. Só aqueles que forem um pouquinho mais lúcidos acharão que a "esmola" é grande."

Esqueçam esta última parte dos "fruteiros um pouquinho mais lúcidos...
Esta estratégia por parte dos corruptos, depois duma época a todos os níveis desastrosa, sempre me pareceu uma espécie de "fuga para a frente". A menos que a torre que o Flopetegui instalou no centro de estágio da câmara municipal de Gaia seja para extração de petróleo, é certo que duma forma ou de outra o clubeco regional de andrades corruptos irá pagar a "factura".