"O árbitro foi Raul Ribeiro, de Aveiro. [Se bem me recordo, era na altura funcionário da Revigrés e foi mais tarde funcionário da Câmara Municipal de Aveiro.] Raul Ribeiro esteve tão mal que lhe atribuí a nota mínima: zero. Escrevi então: «O primeiro "penalty" não existiu, pela simples razão de que ninguém tocou em Futre. Os descontos foram perfeitamente exagerados. A desigualdade de critérios foi constante». [O primeiro "penalty", ainda antes do intervalo, foi desperdiçado por Gomes, que rematou ao lado. O FC Porto chegou à vitória com outro "penalty", marcado por André, já depois dos 90 minutos.]"
"Naquele tempo, os árbitros prestavam declarações aos jornalistas no final dos jogos. Foi o que fez Raul Ribeiro. E depois de afirmar que «não sou adepto do FC Porto, porque eu sou do Belenenses», disse que marcou o "penalty" decisivo quando «faltavam ainda três minutos para terminar o jogo, porque costumo parar o cronómetro quando há jogadores a receberem tratamento, substituições e outras paragens». Erro crasso, porque este comportamento não está, nem nunca esteve, previsto nas Leis do Futebol."
"Por isso, na quarta-feira seguinte, publiquei um texto intitulado "Raul Ribeiro e os seus cronómetros: um caso de má interpretação da lei". Explicava que a cronometragem de um jogo de futebol não é igual à de uma partida de basquetebol (em que o cronómetro pára sempre que a bola não está em jogo) e juntava até opiniões de um jornalista do "Diário Popular" («Os minutos dados a mais não tiveram a mínima justificação», Costa Santos) e de outro de "A Bola" («Prolongou o tempo de jogo para além do justificado», Joaquim Rita). E pensei que o assunto morreria por ali."
"Nesse dia, viajei para o Funchal para fazer a reportagem de um jogo da selecção B de Portugal. E foi de lá que liguei para a delegação de "O Jogo" em Coimbra, para saber se estava tudo a correr com normalidade. Diz-me o Fernando Madaíl: «Chegou uma carta do FC Porto para ti». Pedi-lhe que a abrisse e a lesse ao telefone. Ele assim fez. Eram duas folhas em papel timbrado, com o emblema do clube em relevo e a cores, uma carta violenta, a criticar duramente o tal texto sobre os cronómetros de Raul Ribeiro."
"O director de "O Jogo" decidiu não publicar a carta no jornal, impedindo-me assim de dar uma resposta pública. Mas respondi pessoalmente ao subscritor, Álvaro Braga Júnior, então funcionário do Departamento de Futebol do FC Porto. Lamento ainda não ter encontrado a carta, mas enviei-lhe (entre a carta propriamente dita e os "anexos") um envelope com mais de 15 ou 20 folhas.
O jornal do FC Porto viria a publicar a carta de Álvaro Braga Júnior no dia 5 de Março, ao alto da página 3, com o seguinte título em maiúsculas: «Já o conhecemos sr. Mário Martins».
[Até hoje (não sou parvo, mas...) ainda não percebi uma coisa: tendo eu escrito um texto sobre o árbitro Raul Ribeiro, porque é que foi o FC Porto a responder-me?]"
"Resta acrescentar que o texto azul-e-branco não desmente nada do que escrevi, limitando-se a criticar-me por alegados maus desempenhos aquando da passagem pela arbitragem do futebol, como auxiliar do juiz conimbricense Castro e Sousa. Mas até nesse aspecto o referido Álvaro Braga Júnior mete "a pata na poça": na época a que ele se refere, a equipa de arbitragem de que fazia parte, do 1.º escalão nacional, ficou classificada no 8.º lugar, entre 34 equipas. Nada mau.
[E isto levanta-me uma outra dúvida, nunca respondida até hoje: como é que o FC Porto tinha acesso aos relatórios dos delegados técnicos que avaliavam os árbitros?]"
Certamente que este testemunho não pode surpreender ninguém, mas é sempre bom constatarmos que 27 anos depois a estratégia se mantém, e que sem essa mesma estratégia o futebol corrupto do porto não consegue viver: ajudas de árbitros, intimidação a jornalistas e acesso à avaliação dos árbitros. Uma podridão sem fim, mas pelos vistos há quem goste...
PS.- com o contributo do leitor Qwerty, aqui ficam as imagens do jogo acima testemunhado:
anti-gebos · há 592 semanas
nem uma nota sobre uma miserável apintagem
que gamou um penalti à Académica
e deu um aos corruptos escandaloso
neste campeonato estamos a atingir escândalos
iguais ao tempo do Baía a defender fora da àrea com as mãos
já são dois penaltis dos avançados corruptos
a mergulharem de encontro aos defesas
contra o guimarães e contra a académica
ISTO METE NOJO
COM APINTAGENS SÉRIAS
JÁ IAM A MUITOS MUITOS PONTOS DO BENFICA
alípio · há 592 semanas
no benfica-sporting da taça
Ontem o sr CAPELA
mexeu em 2 penaltis 2
e não foi cruxificado
porque só há xarivari quando mete o benfica
com os submissos
quando mete os corruptos é normal e por ser normal
já ninguem diz nada
enfim · há 592 semanas
Red Sniper · há 592 semanas
slb avante · há 592 semanas
como a camisola era ás riscas pensou que estava a jogar pelo frutabol corrupto do porko
pipi · há 592 semanas
Curem-se, portistas filhos duma puta!!!
peter kenyon · há 592 semanas
Noutra nota.. e eu nem era para revelar isto pois tenho-me fartado de ganhar dinheiro na bwin com isto... queria alertar para a indecência, a roubalheira e a filha da putice que tem empurrado o Santa Clara para o fundo da tabela classificativa da Liga2. Como sabem no próximo ano vai haver duas zonas e as equipas dos Açores ficam na Zona Norte. Assim, para reduzir os gastos com viagens aos Açores, o polvo tem-se encarregado de afundar a equipa do Santa Clara para os últimos lugares.
Já no CNS se tentou fazer uma coisa parecida, aliás o vencedor do distrital da Madeira (no CNS as equipas da Madeira cruzam com o Norte) desistou de participar e foi o Camacha 4º classificado que surpreendeu tudo e todos a requerer o lugar perante a desistência de todos os que tinham ficado acima deles. Curioso também verificar que no mesmo CNS há uma equipa da Madeira na Zona Norte e três dos Açores na Zona Sul, não está mal dividido...
Vermelho de raiva · há 592 semanas
Uma das maiores razões que o sistema utilizou para favorecer grande parte das equipas do norte em detrimento das do sul, e para acabar com estas, foi precisamente para evitar grandes custos às equipas do norte para deslocações ao sul, quando estas eram relativamente uma grande parte dos orçamentos anuais das equipas.
Assim como para os adeptos. Quem não se lembra das críticas do Lourenço Pinto aquando da final da Taça da Liga no Algarve, que o Bneifca ganhou, com a desculpa que os adeptos do porcos tinham de viajar 600km?
Quando os adeptos do sul têm de fazer isso todas as semanas para ver os seus clubes jogar no norte do pais.
peter kenyon · há 592 semanas
O futebol português é tão previsível...
FranciscoB · há 592 semanas
FC Porcos · há 592 semanas
FranciscoB · há 592 semanas
hehe · há 592 semanas
XIRIPITO · há 592 semanas
Reparem bem · há 592 semanas
fala de "dois meses negros" e que "Curiosamente, o FC Porto viria a ser campeão nessa época de 2005/2006, apesar desses dois meses negros. "
lol até estes gajos acham curioso
from Ser Benfiquista · há 592 semanas
Marítimo-Porto 2012/13
Setúbal-Porto 2013/14
Académica-Porto 2013/14
Um facto interessante."
hilfer · há 592 semanas
Há um decreto a nivel do futebol nacional que proibe os corruptos de perder qualquer jogo.
Penso que este decreto deve ter sido publicado após a derrota no Gil Vicente há 2 anos.
O decreto deve provávelmente determinar que desde que o clube corrupto esteja a perder deverá ser assinalado um penalty, seja em que condição for para assim evitar a derrota.Ontem o capela respeitou o decreto mas mesmo assim não chegou.Não sei se o decreto exige a marcação de outro penalty caso o primeiro não seja convertido !!Deixo ao cuidado aqui dos colaboradores do blogue para investigarem a fundo o decreto e sabermos até que ponto o capela esteve correcto.
qwerty · há 592 semanas
Joe · há 592 semanas
AMC · há 592 semanas
http://aminhachama.blogspot.pt/2013/12/hoje-o-sis...
No_Worries 82p · há 592 semanas
POC · há 592 semanas
JCG · há 591 semanas
JCG · há 591 semanas
rebeldiz · há 592 semanas
Saudade de 2 colegas impolutos: Mário Martins e João Castro e Sousa. Professores do ensino básico eram o perfil perfeito da DIGNIDADE em qualquer acto da sua vida.
Sobre o Raul Ribeiro... um pobre imbecil como tantos outros que essa bandidagem "colocou" ao seu serviço. Revendo o vídeo desse jogo com 2 antigos àrbitros internacionais e instrutores da FIFA (Srs Manuel Lousada e Francisco Guerra) olhavamos espantados e envergonhados para o que foi feito. "Como foi possível assinalar penalty do António Augusto sobre o Futre quando este corria nas costas do primeiro, junto à linha de fundo?! E o àrbitro corria, ainda, dentro do círculo do meio campo?!"... Isto é para os teus leitores terem uma noção reforçada da BATOTA CRIMINOSA daquela corja, dita direcção do FCP....