sexta-feira, julho 4

ODORICO PARAGUAÇU

Muito naturalmente, num momento de "relax" veio-me à memória o Município de Sucupira, e o seu inenarrável Perfeito, Odorico Paraguaçu, a quem o inultrapassável Paulo Gracindo deu vida numa das melhores(se nao a melhor) interpretaçao de que tenho memória.
E ficaram-me gravadas as expressoes que tao "ilustre" Perfeito usava nos seus discursos, dirigidos à Oposiçao, com que conseguia arrebanhar o Povo de Sucupira.
Nos "inicialmente", houve que encontrar um inimigo, para direccionar e condicionar a vontade do povo do Município, enquanto preparava negócios escusos, montava uma rede de incondicionais na Perfeitura, que lhe serviriam de capa, pelo tempo fora.
Tinha à mao de semear as incondicionais irmas Cajageira, a quem, entre outras coisas mandava seduzir elementos que pretendia subornar.
Formou uma forte e bem oleada máquina na Perfeitura, e usando a sua habitual ironia, atacava a Oposiçao, narcotizava o "Pobo", e ia-se enchendo de "graveto".
Nos "entretanto", foi colocando nos lugares chave da Perfeitura de Sucupira, homens e mulheres da sua inteira confiança e amordaçando o jornal local, ora com ameças, ora com subornos.
O dinheiro para as suas manigâncias surgia como que por encanto, mas ninguém se preocupava, pois o que interessava às pessoas é que o Município seguia funcionando, e mesmo aparcebendo-se que "algo ia mal" preferiam continuar a defender o Perfeito jurando a pés juntos que era um homem íntegro e limpo.
Como se alguma figura de proa, possa ser integral e limpo, quando se movimenta no lamaçal da corrupçao.
Passando aos finalmente, Odorico, consegue manietar a Oposiçao, dividir o Povo e continuar a "reinar".
Nao contente com a pequenez da terra, vai, acompanhado do seu gago secretário Dirceu Borboleta (Emiliano Queiroz) e as irmas Cajagera, onde discursa à porta da sede da ONU, na mesma altura em que uma delegaçao dum País Africano vai tomar posse.
"Hilariantemente imperdivelmente".
E nem o facto de Zeca Diabo (Lima Duarte) o ter morto acabou com o Corrupto.
Qual Phoenix acaba por ressuscitar(numa cena hilariante)e como se nada tivesse passado voltou a ser o Perfeito de Sucupira, dilecto filho do Municipio.
Sei de um Município onde se demonstrou que o Perfeito é "perfeito corrupto", mas tudo indica que ferido de morte, vai renascer das cinzas como nada se tivesse passado.
Só uma pequena achega: se quiserem podem substituir a sigla ONU pela sigla UEFA.
Atençao: esta minha prosa é pura ficçao.
Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência.