segunda-feira, novembro 17

Claques

Meus caros amigos,

permitam-me, neste meu pouco tempo de intervalo chamar-vos à atenção para a real questão que deve ser levantada sobre o tema "Claques".

Em primeiro lugar, deixem-me ressalvar que como em tudo na vida há os prós e os contras. Mas nem sempre, ou pelo menos no que respeita a todos os assuntos, devemos pender para um dos lados, este é um dos casos. Gosto da animação das claques, da mesma forma que não gosto do que por lá se negoceia/trafica de vez em quando. Gosto dos cânticos avassaladores de uma claque num jogo, da mesma forma que não gosto dos insultos que por vezes se cantarolam.

Outra situação é a sua constituição. Numa Claque, seja ela qual for, há individuos dos mais diversos quadrantes económicos e profissionais da sociedede. O cantico entoado em conjunto apenas os une na claque. Findo o jogo, cada um volta à sua vida pessoal. Não julguemos o carpinteiro por não saber cortar um bife em condições, da mesma forma que não julguemos um cantoneiro por ter cortado ou pintado mal o cabelo a uma tia do Jet.

Portanto, nem pró, nem contra. A favor, mas legalizados. E esta é a verdadeira questão. E nisto há algo que não bate certo. A saber:

1- Para uma claque ser "legalizada por esta lei", um dos vários requisitos é todos os membros serem sócios do respectivo clube e estarem devidamente identificados com morada, B.I., Contribuinte. Ora se os No Name (elementos em questão) não estão legalizados por esta lei, então como é que a P.S.P. foi direitinha a casa dos meninos? Foi a bola de cristal que deu as moradas certinhas?

2- Que me lembre, é a primeira vez que a P.S.P. efectua uma investigação (longa, segundo diz o boneco que falou na t.v) de caracter criminal? Dantes era a P.J... Mas já vimos que há muita fuga de informação....
Muito gosta a P.S.P. das antigas claques do Benfica......Então a Paulinha do chapéu....

3- Antes da "lei da claque" os adeptos que das do Benfica faziam parte, ao que apuramos, antes dos jogos teriam de ir à bilheteira levantar o seu bilhete de claque, individualmente e mediante cartão de sócio com quotas em dia. Isto bastava para estarem legais. Outros,"legalizados", por exemplo, vão individualmente levantar os bilhetes da claque inteira, vendem-nos com uma sobretaxa aos elementos das claques que lideram e mais.....quando vão à LUZ até levam convidados estranhos....oferecem bilhetes a individuos que nem à claque pertencem, nem ao clube dizem respeito, mas apenas a transeuntes de noites...brancas....ou azuis....ou estreladas....

Será que estas outras claques "legalizadas", cujas moradas dos elementos devem estar devidamente identificadas, digo eu, não serão facilmente investigaveis pela magnifica P.S.P.?

Vá lá....não generalizem!