terça-feira, abril 3

Mais do mesmo

Bom, parece que a horizonte nada de novo. Comunicado para aqui, contra-comunicado para ali, acusações que se entrechocam, vómitos que soam a falso à légua, de idoneidade, de seriedade e verticalidade de gentalha ligada ao sub-mundo da corrupção, da vigarice e da violência (o Ricardo Bexiga, por exemplo que o diga), de tudo um pouco se tem lido nestes 2 dias.

E o mais importante, actuações? ZERO!

No fim já se sabe que a culpa vai morrer solteira e ficarão por aplicar todas aquelas leis, pontos e alíneas que foram inventadas por meia dúzia de gajos que não tendo mais nada que fazer as escrevem e promologam só para dizer que estão a fazer alguma coisa em prol da segurança e bem-estar mas que são os mesmos que nunca se deslocam a pé para lado nenhum, têm polícias à porta a proteger-lhes os costados e vêem os jogos no remanço de um camarote (à pala, diga-se de passagem), ou seja na prática não percebem um cú daquilo que escrevem.

Hoje n' A Bola vem um artigo com o título "Quem lança objectos é impedido de ver jogos" [título lindo, mas estéril como veremos].

Diz no artigo que três (só 3??!!) adeptos da corja ficaram detidos. Dois deles saíram em liberdade [pfff, olha que novidade] após serem acusados de desacatos tendo os respectivos processos seguido para inquérito [ah bom, isto deixa-nos mais descansados, aliás é certo e sabido que só de pensarem que têm um processo em inquérito, nunca mais voltam a fazer estragos. A propósito saberão estes 2 excrementos sub-humanos sequer o que quer dizer processo em inquérito? Poupem-nos].

O terceiro boi por «...alegada "injúria a agente da autoridade", foi presente a juiz desconhecendo-se a medida de coacção imposta...» [2 pesos e duas medidas. Lindo! - quer dizer grave, grave são as injúrias à autoridade, já os que partem tudo à volta e batem em tudo o que mexe são considerados menos graves?, pequenos delitos?...].

«... Mais cinco foram identificados por suspeita do lançamento de sete petardos e duas cadeiras ...» [se foram identificados não foram presos porquê?? Têm medo deles, confessem!!].

Mais à frente a pérola. As imagens estão a ser visionadas para confirmação de identidades «... podendo OU NÃO ser instaurado processo-crime...», isto quer dizer o quê? Que caso o visionamento das imagens não mostrem suficientemente bem a côr dos olhos dos animais deixam-nos ir em paz?

Já o disse aqui: é perfeitamente possível saber-se a identidade, os vícios, os passos, a conta bancária, quantas vezes mijam ao dia de toda a manada que esteve no domingo no estádio. Se não o conseguem é porque não querem. É este medo das autoridades, este poder de intimidação que aquela instituída e autorizada manada que acode pelo nome de claque, me deixa de queixo caído.
Não percebo para que existe umaa Polícia Judiciária num primeiro momento, e depois então as forças de intervenção, seja os GOE, a Polícia de choque ou até mesmo o Exército. Há "n" formas e maneiras de se acabar com a peçonha, mas a mais eficaz é matar a bicharada.
Perceberia o cuidado e a hesitação se se tratassem de seres humanos, não neste caso, por óbvias dissemelhanças com GENTE.

Continua o mesmo artigo: «Em relação aos cinco adeptos identificados, segundo o art. 24º da Lei 16/2004, sobre a violência no desporto, "quem arremessar objectos contundentes (...) é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa". Além disso, preceitua o artigo 28º, "é aplicada uma medida de interdição de acesso a recintos desportivos (...) por um período de um a cinco anos, se pena mais grave não lhe couber por força de outra disposição legal". Finalmente, ao abrigo da conjugação da alínea g) do artigo 31º e do ponto 1 do artigo 32º, terá de pagar "uma coima entre 1000 e 1750 euros"... »

Se metessem esta amálgama de dissertações legalistas num sítio que eu cá sei, e pussessem mas é os cotos a caminho munidos de vara-paus, cacetes, mocas etc, fariam melhor figura. Ou então se não têm tomates para agir, entreguem-nos à justiça popular. Por muito menos já muitos foram para o jardim das tabuletas.