quinta-feira, agosto 3

Está a chegar ao fim a pré época desta coisa deprimente que é o futebol português

Para ser mais preciso, este futebolzinho português consegue ser deprimente desde o último jogo oficial da época anterior até ao primeiro jogo oficial da época seguinte. Apanha o período de férias e não se limita à pré época.
Durante todas estas semanas, o que devia ser falado na opinião pública, o que devia vir nos jornais, o que devia ser tema de conversa simplesmente desapareceu! Deixo apenas alguns exemplos de assuntos que pura e simplesmente foram varridas da actualidade, que não interessam ser falados, que mais parecem não-assuntos:

- o Sport Lisboa e BENFICA confirmou o estatuto de clube português com mais campeonatos (36)
- o Sport Lisboa e BENFICA confirmou o seu estatuto de clube português com mais taças de Portugal (26)
- o Benfica atingiu o dobro do número de campeonatos do Sporting (36 contra 18)
- o Sporting Clube de Portugal continua sem ser campeão desde o tempo em que se usava o escudo como moeda em vez do euro
- o Futebol Clube do Porto além de não ganhar nada há 4 anos, está também sob a alçada da UEFA devido ao fair play financeiro.

Ainda se lembravam disto?
Estes temas foram substituídos por outros, aparentemente muito mais importantes e palpáveis:

- Uma alegada troca de e mails sobre não-sei-quê
- Uma inenarrável denúncia de uso de bruxedo
- Uma pseudo ameaça de interdição do estádio da Luz.

E pronto, assim se passou este período também conhecido por silly season, mas que em Portugal mais parece ser uma mentally retarded season.

Entretanto já com o surgimento do infalível defensor dos oprimidos, também conhecido por vídeo-árbitro, surgiram também as primeiras nomeações para os primeiros jogos oficiais:


Mas ó malta, isto custa alguma coisa?
Não sei se interessa, mas agora também há a novidade das nomeações serem um pouco mais extensas. Portanto, temos no jogo da supertaça um tal de Jorge Sousa como vídeo-árbitro (auxiliado (!) por Hugo Miguel), e na primeira jornada o vídeo árbitro será Fábio Veríssimo. Nem vou perder tempo a dar exemplos destes árbitros (e vídeo-árbitros) em jogos do Benfica por eles apitados. Quem precisar tem aí o motor de busca do blogue. O que eu sei é que árbitros com históricos horrorosos e indiscutíveis de prejuízos ao Tetra Campeão continuam a apitar (e a partir de agora a vídeo-apitar) jogos atrás de jogos como se nada se tivesse passado. Tudo pela verdade desportiva, como é óbvio...