segunda-feira, agosto 10

Que seja o que (o filho de) Deus quiser!

No sábado, acabou a pré-época do GLORIOSO e eu faço um balanço bem posítivo, não só pelos resultados mas acima de tudo pelo trabalho realizado.

Obviamente que há muitos críticos, fora e dentro do Benfica, pois necessidade de protagonismo é o que não falta neste país. Se não é o atraso na contratação deste ou daquele jogador, é o excesso de investimento ou a falta de apanha-bolas com cartão de sócio, altura suficiente e sem sintomas de gripe A... nada que não estejamos já habituados, por parte de infelizes a quem só o enorme BENFICA, enche os dias.

Mas vamos ao que interessa. A preparação da época 2009/2010 foi muito bem feita. Depois da novelas da continuação de Quique (e contratação de Jesus) e das eleições, o trabalho começou com as contratações a serem feitas a tempo e horas e com a equipa a ser construida com calma e com objectivos bem definidos.

Basta ver que a última contratação foi feita no dia 9 de Agosto quando no ano anterior aconteceu lá para dia 28 de Agosto. E é necessário perceber que enquanto César Peixoto chega antes do campeonato para ser só mais uma opção, David Suazo chegou já o campeonato decorria para ser titular.

Houve durante esta pré-época o cuidado de procurar jogadores importantes por preços interessantes. O clube tem capacidade de investimento e por isso procurou não só jogadores fundamentais como também promessas que possam ser rentabilizadas. Sempre seguindo o objectivo de ser campeão já este ano. Ramires, Saviola e Javi foram importantes investimentos mas de sucesso assegurado. Os restantes serão jogadores de banco ou de futuro, com custos baixos.

Houve vários jogadores que foram opção e que não vieram. Alguns até se diz foram "roubados"... mas quem consegue Saviola e Keirrisson com excelentes condições financeiras, quer um Falcão a preço de Ouro, para quê? E para mim, Schaffer, Peixoto e David Luiz são tão bons ou melhores que um Lateral Esquerdo que custou mais de 4,5 milhões de euros ao clube corrupto. Mas todos sabemos que as comissões pagas nessa contratação à certos jornalistas, vão conseguir que ele seja levado aos pincaros em poucas semanas.

Mas quem tinha que vir, veio. E veio a tempo de se montar uma equipa antes do início do campeonato. É verdade que Luís Filipe e César Peixoto chegam pouco tempo antes do começo do campeonato, mas chegam para fortalecer sectores onde acredito já temos boas opções. Maxi é indiscútivel na direita e só falta perceber se Jesus quererá um jogador mais experiente ou se acredita na juventude de uma promessa do futebol Brasileiro. Na esquerda, Schaffer já mostrou credênciais, e com alguns meses de evolução, acredito que vamos ter o Maxi Canhoto com centros milimétricos.

Outro aspecto importante é a colocação de jogadores das nossas escolas (e jovens promessas contratadas) em outros clubes. É verdade que ainda temos que encontrar soluções para jogadores mais experientes (como Zoro, Makukula, Jorge Ribeiro ou Moreto) mas todos os jovens jogadores dos nossos quadros, vão começar os campeonatos já integrados em equipas da Primeira (Ruben Lima, Fillipe Bastos, Coelho e possivelmente o recém contratado Leandro) ou da Segunda Liga (os restantes).

Muitos deles são jogadores com títulos nas camadas jovens e com grande potêncial. Precisam agora de crescer como atletas e como pessoas em campeonatos competitivos e de demonstrar que têm raça e talento para voltar à Luz. É uma étapa que faltou durante muito tempo, mas que nesta época foi cumprida com sucesso. No total são 15 jovens jogadores (21 anos ou menos) que terão oportunidade de lutar por um lugar ao sol e de conquistar o sonho de fazerem parte do plantel benfiquista no futuro.

Mas o principal destaque da pré-época vai para a temível frente de ataque que se formou. Cardozo é o centro de toda a estratégia, sendo auxiliado pelo "tridente-tango": Aimar, Di Maria e Saviola. E caso algum se lesione ou precise de descansar, há Keirrison, Weldon, Nuno Gomes, Urreta, Coentrão e Mantorras.

Mas Jesus não lhes pede só golos. Pede que sejam a primeira linha defensiva e que lutem pela recuperação de bola logo na área contrária. E pelo que se viu nos últimos jogos, todos eles responderam afirmativamente ao pedido do Mister.

Aquilo que falta neste momento, é que os Benfiquistas entendam o que está em jogo. A direcção do clube apostou muito e construiu uma excelente equipa. Mas sabemos que jogaremos constantemente contra 14. Que as forças DOURADAS deste país querem a todo o custo manter o domínio do futebol Português, sem demonstrar qualquer vergonha ou embaraço pelas barbaridades que cometem.

Não há equipas perfeitas e de certeza que teremos resultados menos bons. Acreditem que quando acontecer, os PARASITAS que vivem à custa do Benfica, tudo farão para destruir a equipa. Preparem-se para ouvir todo o tipo de alarvidades, sem qualquer tipo de fundamento, pois é para isso que eles são pagos. É preciso que a informação continue a ser gerida como tem sido feita nesta pré-época. O canal, o site e o jornal do Benfica são os princípais orgãos de informação aos adeptos. É por aí que o treinador e os dirigentes nos terão que informar. Os meios de comunicação que se rebaixem e aceitem.

Vai ser uma época díficil, mas é preciso estar presente e ser o 12º jogador e mostrar que os VERDADEIROS BENFIQUISTAS estão sempre ao lado do clube e não só quando há interesses.

Eu estou e estarei sempre ao lado do nosso Benfica... e vocês?

V.