quarta-feira, julho 1

As Miragens da Euforia

Como noventa e nove por cento dos Autênticos Combloggers Benfiquistas que servindo DEDICADA e GENEROSAMENTE o Nosso Querido Benfica aqui deixam, no glorioso Antitripa, os seus “posts” e comentários, tenho ficado contente e esperançado pelas acções eficazes, rápidas e cirúrgicas que recentemente os Nossos Dirigentes, os Dirigentes da Benfica SAD têm desenvolvido. Sem grande alarido, com discrição mas também com eficácia e inteligência.

A contínua, constante e costumeira algazarra da CS, especialmente dos pasquins desportivos e de alguns diários generalistas “engajados” aos interesses anti-Benfica, mas que mamam alarve e indecentemente à sua custa, já começa a ser recebida pelos Benfiquistas de uma forma indiferente. As “notícias” que há uns tempos atrás alimentavam aquela pandilha de “jornaleiros” à grande e à fartazana e que eram um tremendo pólo de discussão e de divergências imediatas entre os adeptos Benfiquistas, acabam por esvaziar-se quase na totalidade, dado o descrédito em que ao longo dos tempos estes órgãos caíram muito especialmente em relação ao Nosso Glorioso Clube.
Muitas das notícias são mentiras infames, distorção de factos, especulações e manipulações. É isto, a que lamentavelmente temos assistido e continuaremos a assistir, já com algum gozo. A quantidade de exemplares de jornais desportivos a devolver, que se acumula no chão de muitos e muitos quiosques deste país é cada vez maior.
Mesmo na internet, a informação distorcida, verrinosa, provocadora e achincalhante sobre os assuntos do Clube é miserável e vergonhosa. Como exemplo, um recente título a referir o “braço de ferro entre Nuno Gomes e o Benfica”. Como o acordo foi um facto, o Benfica cedeu no “braço de ferro”. Uma notícia manhosa e bastarda, bem definidora da ordinarice que grassa em muitos sites desportivos e de jornais desportivos.

No entanto, em muitos de Nós, Benfiquistas, arrastados pelo “barulho” das grandes parangonas, surge quase simultaneamente uma espiral de euforia desmedida que Nos encandeia e que nesse seguimento, quando os resultados não aparecem, provocam por efeito reflexo uma onda de mau estar, críticas, insultos e o aparecimento inevitável da camarilha do “bota-abaixo”.

Vem isto a propósito de um delírio nosso, até agora incorrigível, de comemorarmos o campeonato da Liga de futebol antes dele sequer se ter realizado.

Completamente inebriados, não sei bem porque razão, deitamos os foguetes, fazemos a festa e depois à quarta jornada, ou a meio da época, gritamos, clamamos, “aqui d’El Rei” que “já fomos”, já nada presta. A escolha do treinador foi um desastre e as aquisições foram todas um “flop”.

Espero bem que no INÍCIO desta época acabemos com esta “feira” de uma vez por todas.

Admito ENTUSIASMO e ESPERANÇA, mas MAIS NADA!
Absolutamente MAIS NADA!

A CONSCIÊNCIA BENFIQUISTA assim o exige a TODOS NÓS!

Desenganem-se os Caros Companheiros sobre o futuro a curto prazo.
O caminho vai ser difícil, muito difícil, doloroso, extenuante e atafulhado de armadilhas para todos – Presidente, Director Desportivo, dirigentes, técnicos, jogadores, médicos, massagistas, roupeiros, administrativos, outros funcionários, sócios, adeptos e simpatizantes.

Mas, então? Deveremos Nós exultar com as vitórias e com os progressivos sucessos?
- Sem dúvida! Dar-nos-ão alento, estimularão os nossos “guerreiros” no relvado. Motivar-nos-ão para mais e mais apoio e criarão condições cada vez melhores para que as respectivas lideranças se fortaleçam e não vacilem nos momentos decisivos, seja no relvado, no balneário ou nos gabinetes.

Tudo isto cria um ambiente positivo, é bom, congrega a união, que por si, faz a força impulsionadora das vitórias e dos sucessos.

Mas como já referi, não comecemos com as habituais MIRAGENS de início de época. É comum ver e ouvir muitos dos Nossos que eivados de ilusão pura, agem como campeões antecipados. Disso, não há, nem haverá!

Antes de tudo é fundamental QUERER, pois “querer é poder” e só assim poderemos VENCER!

Mas não poderemos dar nenhuma trégua. Absolutamente nenhuma!
Inimigos, adversários, CS e especialmente os “jokers” dos jogos – os manhosos “apitadeiros” – nunca poderão ter um momento de descanso que seja.
Não poderemos permitir, nem pactuar com a bandalheira, o tráfico de influências e a “risota” que envolvem as suspeições misturadas com “fruta”, “cafezinhos”, “putas” e com a cumplicidade dos expoentes máximos da corrupção e outros crimes – Giorgio di Bufa e “sus muchachos”.
Aí, como simples adeptos que somos, teremos de Nos insurgir e manifestar inequìvocamente a nossa revolta.

Tenho lido em alguns blogues da Gloriosasfera, ou seja na Blogosfera Benfiquista, uma preocupação incompreensível com as aquisições e dispensas no Clube e outros temas e assuntos relacionados com os jogadores e treinadores. Ou são os jogadores que não assinaram ainda, ou são aqueles que deviam ficar, ou são aqueles que saem, ou são aqueles que ainda estão em acção, ou são aqueles que vão prematuramente ao “barbeiro”, ou são aqueles que não se vacinaram contra a gripe “A”, ou assim ou assado.
Esta especulação, ainda que barata sobre estas matérias é assunto meramente acessório.
Quero vincar bem, aqui, que o Benfica é o Benfica.
Não transformem o tema Benfica nas conversas de cácárácá de mesas do café da esquina, do minimercado dos cochichos das balzaquianas ou da vizinha de rolos na cabeça, por mais respeitáveis que sejam.
Tecer considerandos sobre as decisões da Benfica SAD ou especular sobre atrasos ou adiantamentos nas contratações ou outro tipo de assuntos, só contribui para a DESESTABILIZAÇÃO do clube.
O Benfica, como diz LFV, terá necessàriamente, a partir desta época - provàvelmente não o fez ainda, porque a Nau só funciona em pleno depois de estabilizada - de se BLINDAR desde o topo às bases, “educando” e “avisando” muitos Benfiquistas. Desde as conversas de bastidores, no estádio e nos gabinetes, até às improfícuas e estéreis discussões induzidas em blogues e sites benfiquistas na internet.
A DEVASSA e a ESPECULAÇÃO têm de ser reduzidas ao mínimo entre todos os Benfiquistas.

Como exemplo, a “estória” do Nuno Gomes e de outros, bem recentes, que sirvam de lição àqueles que conscientemente ou inconscientemente, cheios de boas intenções ou malèvolamente, estão constantemente a atirar com novelas para a opinião pública, tentando retirar dividendos directos ou indirectos.

Os Benfiquistas, mesmo aqueles “pseudos” que gostam de brincar com o fogo, terão de aprender de uma vez por todas, seja em época de eleições ou fora delas.
Não há nada melhor do que pôr toda esta gentalha nos eixos. E é para agora, não poderemos adiar estas acções para amanhã.
Dôa a quem doer!

E não me venham os habituais “arautos da liberdade” mais nenhuma vez com o velho chavão da “democracia”, da “liberdade de opinião” ou com todas aquelas tretas do costume, para justificar o injustificável que se traduz no “RASGAR” e “SANGRAR” constantemente a paixão de Nós Todos – o Nosso Querido BENFICA!

A esses só teremos de indicar um único caminho – RUA!

GRÃO VASCO