terça-feira, setembro 25

Deliberação da ERC sobre os ladrões/receptores de correio electrónico



Aproveitando o trabalho do blogue Papoila Saltitante, deixo aqui a deliberação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social em relação à queixa que o SLB apresentou contra os fdgp que roubaram e/ou divulgaram a correspondência electrónica. O documento na íntegra pode se lido aqui.

Fiquem com alguns excertos parta terem uma ideia desta mesma deliberação:

"105. O confronto entre as "versões" das mensagens em questão torna patente a leitura criteriosamente truncada e a interpretação descontextualizada que das mesmas foi feita por parte de Francisco José Marques e acriticamente aceite, reiterada e desenvolvida pelos demais intervenientes no programa "Universo Porto - da Bancada".
106. De facto, são deliberadamente omitidas frases inteiras e segmentos de frases cujo teor admitiria - como admite - uma interpretação diferente e mesmo diametralmente oposta à artificiosamente criada por Francisco José Marques.
107. Mais ainda: partindo de uma tão peculiar leitura e interpretação de tais excertos de mensagens (ou alegadas mensagens), Francisco José Marques e os seus demais colegas de programa permitem-se designadamente inferir a existência de «um esquema de corrupção para beneficiar o Benfica», em resultado de "dados irrefutáveis" que existiriam nesse sentido.
108. Exemplos como o ora referido autorizam a conclusão de que o programa "Universo Porto - da Bancada" constituiu um veículo privilegiado de devassa de comunicações (ou de supostas comunicações) privadas, cujo teor e sentido foi, ao menos em certos casos, deliberadamente distorcido, por forma a servir uma narrativa pré-concebida, traduzida num conjunto de afirmações, insinuações e acusações de enorme gravidade, e da qual se encontrava arredado qualquer propósito sério de informar (ou de salvaguarda de uma denominada "verdade desportiva").
110. Inclusive, uma tal narrativa chegou em certas ocasiões a atingir contornos burlescos, servindo não já para denunciar alegados crimes mas apenas para tentar achincalhar as pessoas que surgem como intervenientes nas mensagens.
112. É de igual modo patente a busca de sensacionalismo concretizada - num programa de cariz informativo - por via de uma prática folhetinesca assente na divulgação reiterada, parcial e seriada de documentação privada, acompanhada da promessa de "novas revelações", e que, através de interpretação não neutra, introduz uma sua leitura interpretativa, junto dos telespectadores, susceptível de insinuação criminal.
203. A exposição e interpretação dos emails coloca o foco apenas em alguns excertos, quando outros são praticamente ignorados e não problematizados neste programa do Porto Canal. O destaque dado a alguns excertos contrasta com a manipulação do conteúdo original dos emails através da ocultação de alguns excertos, que não foram lidos nem considerados na análise realizada por Francisco José Marques (Pontos 43 a 60).
207. Para além da ocultação de excertos, existe ainda uma parte de um email que é colocado num outro email. Isto é, ao conteúdo do email enviado por Adão Mendes, a 28 de janeiro de 2014, é adicionado um excerto de um outro email (Pontos 49 e 50).
209. Ao longo do programa, estabelece-se uma tese de um “domínio total” do Sport Lisboa e Benfica sobre o futebol e sobre as mais variadas esferas do social, que desemboca numa espécie de exercício de “nós” contra “eles” (criticas ao Sport Lisboa e Benfica, por oposição ao Futebol Clube do Porto), através de generalizações sem base factual e sem que a moderação do programa solicite o devido enquadramento e contextualização factual (...)."

Assim até parece fácil desmascarar esta escumalha nojenta e complexada. Mas apesar de dar confiança, ainda estaremos longe, bem longe que se faça a verdadeira justiça neste caso, assim como noutros. Vamos vendo e vamos fazendo a nossa parte.

Comentários (13)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
O Futebol Clube do Porco tem um canal de TV pago pelo contribuinte, onde veicula a sua propaganda nojenta e a sua difamação do Benfica e dos "mouros" em geral. É um Estado dentro do Estado. O Futebol Clube do Porco vive acima da Lei.
"O pessoal todo indignado com este ataque sem precedentes ao Benfica, com o favorecimento à descarada ao FCP...

No jogo do Benfica na Luz, logo a seguir ao segundo castigo de mais um jogo à Porta fechada.

Lá estava o Proença todo sorridente ao lado do Vieira e ao lado dele, um dos rostos da imprensa anti-Benfica, o Joaquim Oliveira.

E andam os benfiquistas indignados a apelar ao boicoete a X e Y, á revolta com W e Z, que o Benfica devia retaliar com A ou B.

O Vieira caga nisso tudo, caga nos benfiquistas, na sua indignação, na sua revolta... e lá está ele sentado tranquilamente, todo sorridente, ao lado de quem nos fode semana após semana.

Se acham que o Vieira vai fazer algo... estão tão enganados."
"Um clube que se diz democrático e logo na primeira intervenção (o sócio da garrafa de água) foi constantemente mandado calar pelos velhos todos que estavam perto de mim. Ele a dizer que temos tantas tecnologias, tantos twiters e instagrams para fazer a publicidade do Benfica e nem a porcaria de um rodapé conseguiram fazer para a despedida do Eliseu. Eu começei a aplaudir e assim que olho para o lado..só velhos a manda-lo calar e a dizer para ele se ir embora.

A malta mais velha com 50 votos foi só lamber os tomates ao Vieira, não percebem que o Benfica teve e tem a capacidade de passar para outro patamar, para dominar completamente a liga portuguesa por vários anos, de ganhar hegemonia em Portugal. Eles contentam-se com a mediocridade."
"O Benfica há 18 anos era o maior. E já o era há 50 ou 60 anos. Aliás as décadas de reinado ditatorial deste senhor não chegam nem aos calcanhares de outros presidentes Benfiquistas, como nas décadas de 60, 70, 80 e até 90.
Só se comparar com o Vale e Azevedo é, por si só, sinal de fraqueza. Aliás convém lembrar que LFV não sucedeu a VA, houve outro presidente pelo meio que nunca se menciona nesta ladainha das pedras da calçada...

Agora quem era o LFV há 18 anos? Esta seria uma pergunta pertinente.

Espero sinceramente que perca as próximas eleições. O Benfica, esse clube gigante que enchia em Portugal um estádio com 120 mil lugares, com adeptos exigentes e cultura ganhadora, precisa de renascer

Para terminar esta teimosia em manter um treinador claramente limitado sem capacidade de levar o futebol para outro patamar, condizente com a qualidade do plantel, é apenas e só outra decisão castradora do crescimento natural que poderíamos ter e não temos. Como o desinvestimento na última época. Parece sabotagem"
Nada que surpreenda. Está à vista de todos. No entanto, isto não foi devidamente divulgada pela CS. Porque será?
nUM país a sério ESTA PANDILHA JÁ ESTAVA TODA NA CADEIA. Penso também que o BENFICA E A SUA dIRECÇÃO E PRESIDENTE SÃO MUITO FRAQUINHOS A REAGIR A ESTA FANTOCHADA CONTRA ONOSSO CLUBE. Os jornaLIXEIROS do correio da merda e outros não dizem nada sobre esta posição da ERC, por isso a direcção do Benfica deveria dizer publicamente que eles são parciais contra o Benfica e est
ao a esconder a verdade e a prestar vassalagem ao oporco coruptus.

ENFIM, TEMOS UMA DIRECÇÃOZECA DE ANJINHOS.

cadeia com esses filhos da puta dos corrutpos do porco.

BENFICA SEMRPEEEEEEEEEEEE O MAIOR E O MELHORRRRRRRRRRRRRRR.
Humm...pelos vistos nao leste tudo.

Na decisao está os mails , nao tem nada de privado.
Meu caro amigo benfiquista , tens de meter ai um ou dois emails , e MOSTRAR como é que eles fizeram , é que isso é a parte " resumida " e a maioria 95% nao perçebe o que isso quer dizer.

Basta fazeres copy paste do primeiro email ( do guerra ) a versão do insolvente ( com os 3 papagaios a dizerem corrupção e afins enquanto ele le ) e a versão original...

Abraços
1 resposta · activo há 340 semanas
Eu não tenho que meter nada. Ou achas que vou divulgar correspondência roubada como eles?

Aqui a questão é a resposta da ERC que desmonta por completo o esquema dos corruptos. Eu nem preciso de escrever mais nada, a explicação da ERC dispensa qualquer comentário.
pois iam os 120000 nos quais eu me incluia e também iam 3000 ou menos e nos quais eu me incluia e este Sr. ainda não era Presidente.vai dar banho ao cão pá-
aonde estamos de acordo é no treinador e mais nada
abraço
jr
"A minha casa também deveria ter 50 votos porque tem um papel importante na divulgação do Benfica - gritamos sempre "golo" primeiro que os vizinhos."

ahahahah
"Os urinóis no estádio também são importantíssimos, já viste as filas para eles em dia de jogo?
Achas que também deviam votar?

Já agora, antes tivemos um estádio com 120.000 lugares, com menos casas do Benfica que agora, e pasme-se, o clube tinha uma militância maior que actualmente."
"- Retirar oficialmente e publicamente o apoio a Fernando Gomes; - Retirar oficialmente e publicamente o apoio a Pedro Proença;
- Em jogos na Luz e fora, ninguém dos corpos sociais do Benfica se sentará junto ao presidente da FPF e da Liga;
- O Estádio da Luz ficará interdito... Mas desta vez não é ao adeptos, é à Selecção Nacional;
- Apertar o cerco ao Fontelas Gomes;
- Apertar o cerco ao Meirim reunindo documentação onde se comprove dualidade de critérios na aplicação dos castigos;
- Obrigar o IPDJ a informar quem está constituído como grupo organizado e quantos elementos tem;
- Obrigar o IPDJ a informar se os clubes com os tais grupos organizados estão a cumprir com todos os pressupostos;
- Obrigar o IPDJ a informar se os clubes estão a cumprir com o acesso ao estádios somente dos membros legalizados dos grupos organizados;
- Caso haja irregularidades nos pontos anteriores, apresentar queixa a quem não esteja a cumprir, seja que clube for;
- Questionar o IPDJ se é possível ter cadastrados nos grupos organizados de adpetos, como exemplo o Mustafá;
- Questionar o IPDJ sobre que medidas tomou em relação ao grupo de adeptos organizados Juve Leo que invadiram o Centro de Estágios do deu clube para agredir jogadores e equipa técnica;
- Se nada fez no ponto anterior, então é fazer uma queixa formal ou só o Seixal é que pode ser interdito?;
- Questionar o IPDJ se já levantou algum processo sobre um grupo organizado de adeptos que se deslocou ao Estádio da Luz para apoiar a Selecção Nacional e insultar o Sport Lisboa e Benfica. Se não o fizeram, apresentar queixa contra a FPF."

Publicar novo comentário

Comments by