Aproveitando o trabalho do blogue Papoila Saltitante, deixo aqui a deliberação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social em relação à queixa que o SLB apresentou contra os fdgp que roubaram e/ou divulgaram a correspondência electrónica. O documento na íntegra pode se lido aqui.
Fiquem com alguns excertos parta terem uma ideia desta mesma deliberação:
"105. O confronto entre as "versões" das mensagens em questão torna patente a leitura criteriosamente truncada e a interpretação descontextualizada que das mesmas foi feita por parte de Francisco José Marques e acriticamente aceite, reiterada e desenvolvida pelos demais intervenientes no programa "Universo Porto - da Bancada".
106. De facto, são deliberadamente omitidas frases inteiras e segmentos de frases cujo teor admitiria - como admite - uma interpretação diferente e mesmo diametralmente oposta à artificiosamente criada por Francisco José Marques.
107. Mais ainda: partindo de uma tão peculiar leitura e interpretação de tais excertos de mensagens (ou alegadas mensagens), Francisco José Marques e os seus demais colegas de programa permitem-se designadamente inferir a existência de «um esquema de corrupção para beneficiar o Benfica», em resultado de "dados irrefutáveis" que existiriam nesse sentido.108. Exemplos como o ora referido autorizam a conclusão de que o programa "Universo Porto - da Bancada" constituiu um veículo privilegiado de devassa de comunicações (ou de supostas comunicações) privadas, cujo teor e sentido foi, ao menos em certos casos, deliberadamente distorcido, por forma a servir uma narrativa pré-concebida, traduzida num conjunto de afirmações, insinuações e acusações de enorme gravidade, e da qual se encontrava arredado qualquer propósito sério de informar (ou de salvaguarda de uma denominada "verdade desportiva").
110. Inclusive, uma tal narrativa chegou em certas ocasiões a atingir contornos burlescos, servindo não já para denunciar alegados crimes mas apenas para tentar achincalhar as pessoas que surgem como intervenientes nas mensagens.
112. É de igual modo patente a busca de sensacionalismo concretizada - num programa de cariz informativo - por via de uma prática folhetinesca assente na divulgação reiterada, parcial e seriada de documentação privada, acompanhada da promessa de "novas revelações", e que, através de interpretação não neutra, introduz uma sua leitura interpretativa, junto dos telespectadores, susceptível de insinuação criminal.
203. A exposição e interpretação dos emails coloca o foco apenas em alguns excertos, quando outros são praticamente ignorados e não problematizados neste programa do Porto Canal. O destaque dado a alguns excertos contrasta com a manipulação do conteúdo original dos emails através da ocultação de alguns excertos, que não foram lidos nem considerados na análise realizada por Francisco José Marques (Pontos 43 a 60).207. Para além da ocultação de excertos, existe ainda uma parte de um email que é colocado num outro email. Isto é, ao conteúdo do email enviado por Adão Mendes, a 28 de janeiro de 2014, é adicionado um excerto de um outro email (Pontos 49 e 50).
209. Ao longo do programa, estabelece-se uma tese de um “domínio total” do Sport Lisboa e Benfica sobre o futebol e sobre as mais variadas esferas do social, que desemboca numa espécie de exercício de “nós” contra “eles” (criticas ao Sport Lisboa e Benfica, por oposição ao Futebol Clube do Porto), através de generalizações sem base factual e sem que a moderação do programa solicite o devido enquadramento e contextualização factual (...)."
Assim até parece fácil desmascarar esta escumalha nojenta e complexada. Mas apesar de dar confiança, ainda estaremos longe, bem longe que se faça a verdadeira justiça neste caso, assim como noutros. Vamos vendo e vamos fazendo a nossa parte.
Benfiquista · há 340 semanas
Viva a censura · há 340 semanas
No jogo do Benfica na Luz, logo a seguir ao segundo castigo de mais um jogo à Porta fechada.
Lá estava o Proença todo sorridente ao lado do Vieira e ao lado dele, um dos rostos da imprensa anti-Benfica, o Joaquim Oliveira.
E andam os benfiquistas indignados a apelar ao boicoete a X e Y, á revolta com W e Z, que o Benfica devia retaliar com A ou B.
O Vieira caga nisso tudo, caga nos benfiquistas, na sua indignação, na sua revolta... e lá está ele sentado tranquilamente, todo sorridente, ao lado de quem nos fode semana após semana.
Se acham que o Vieira vai fazer algo... estão tão enganados."
enfim · há 340 semanas
A malta mais velha com 50 votos foi só lamber os tomates ao Vieira, não percebem que o Benfica teve e tem a capacidade de passar para outro patamar, para dominar completamente a liga portuguesa por vários anos, de ganhar hegemonia em Portugal. Eles contentam-se com a mediocridade."
enfim · há 340 semanas
Só se comparar com o Vale e Azevedo é, por si só, sinal de fraqueza. Aliás convém lembrar que LFV não sucedeu a VA, houve outro presidente pelo meio que nunca se menciona nesta ladainha das pedras da calçada...
Agora quem era o LFV há 18 anos? Esta seria uma pergunta pertinente.
Espero sinceramente que perca as próximas eleições. O Benfica, esse clube gigante que enchia em Portugal um estádio com 120 mil lugares, com adeptos exigentes e cultura ganhadora, precisa de renascer
Para terminar esta teimosia em manter um treinador claramente limitado sem capacidade de levar o futebol para outro patamar, condizente com a qualidade do plantel, é apenas e só outra decisão castradora do crescimento natural que poderíamos ter e não temos. Como o desinvestimento na última época. Parece sabotagem"
Blank · há 340 semanas
ÁGUIA ETERNA · há 340 semanas
ao a esconder a verdade e a prestar vassalagem ao oporco coruptus.
ENFIM, TEMOS UMA DIRECÇÃOZECA DE ANJINHOS.
cadeia com esses filhos da puta dos corrutpos do porco.
BENFICA SEMRPEEEEEEEEEEEE O MAIOR E O MELHORRRRRRRRRRRRRRR.
joao · há 340 semanas
Na decisao está os mails , nao tem nada de privado.
joao · há 340 semanas
Basta fazeres copy paste do primeiro email ( do guerra ) a versão do insolvente ( com os 3 papagaios a dizerem corrupção e afins enquanto ele le ) e a versão original...
Abraços
No_Worries 82p · há 340 semanas
Aqui a questão é a resposta da ERC que desmonta por completo o esquema dos corruptos. Eu nem preciso de escrever mais nada, a explicação da ERC dispensa qualquer comentário.
jrp · há 339 semanas
aonde estamos de acordo é no treinador e mais nada
abraço
jr
enfim · há 340 semanas
ahahahah
enfim · há 340 semanas
Achas que também deviam votar?
Já agora, antes tivemos um estádio com 120.000 lugares, com menos casas do Benfica que agora, e pasme-se, o clube tinha uma militância maior que actualmente."
enfim · há 339 semanas
- Em jogos na Luz e fora, ninguém dos corpos sociais do Benfica se sentará junto ao presidente da FPF e da Liga;
- O Estádio da Luz ficará interdito... Mas desta vez não é ao adeptos, é à Selecção Nacional;
- Apertar o cerco ao Fontelas Gomes;
- Apertar o cerco ao Meirim reunindo documentação onde se comprove dualidade de critérios na aplicação dos castigos;
- Obrigar o IPDJ a informar quem está constituído como grupo organizado e quantos elementos tem;
- Obrigar o IPDJ a informar se os clubes com os tais grupos organizados estão a cumprir com todos os pressupostos;
- Obrigar o IPDJ a informar se os clubes estão a cumprir com o acesso ao estádios somente dos membros legalizados dos grupos organizados;
- Caso haja irregularidades nos pontos anteriores, apresentar queixa a quem não esteja a cumprir, seja que clube for;
- Questionar o IPDJ se é possível ter cadastrados nos grupos organizados de adpetos, como exemplo o Mustafá;
- Questionar o IPDJ sobre que medidas tomou em relação ao grupo de adeptos organizados Juve Leo que invadiram o Centro de Estágios do deu clube para agredir jogadores e equipa técnica;
- Se nada fez no ponto anterior, então é fazer uma queixa formal ou só o Seixal é que pode ser interdito?;
- Questionar o IPDJ se já levantou algum processo sobre um grupo organizado de adeptos que se deslocou ao Estádio da Luz para apoiar a Selecção Nacional e insultar o Sport Lisboa e Benfica. Se não o fizeram, apresentar queixa contra a FPF."