segunda-feira, dezembro 18

As adivinhas do Marquês (1)

Salve, benfiquistas!


Como bom português, o vosso marquês plebeu adora contar e ouvir adivinhas.


Deixo-vos aqui com algumas das minhas adivinhas predilectas. As soluções estão no fim, em letras pequeninas como quando se vende a alma ao Diabo (não é Mourinho?).


1.


Tenho um nome que diz tudo

Quanto há de repelente;

Sendo certo, todavia,

Que me quer bem certa gente


2.


Sempre quietas,

Sempre agitadas,

Dormindo de dia

De noite acordadas.

3.


Qual é o animal que traz sempre a casa às costas?

4.


Qual é o animal que não anda, nada, nada?

5.


Tenho dez amigos certos

com quem muito bem me dou;

Eles vêm procurar-me

Eu procurá-los não vou.

6.


Qual é a planta de que se faz mais uso?

7.


Uma senhora muito esbelta

Que com lindos pijamas se aperta;

Quem houver de a desancar

Muita lágrima há-de chorar!

Soluções: R1: Esta é fácil: o nome é o do porco e a gente que lhe quer bem também tem um nome que diz tudo. R2: Há quem diga que são as estrelas, mas o marquês acha que são as brasileiras. R3: Há quem diga que é o caracol, mas o marquês apurou que o animal é o Pinto da Costa desde que a PJ acordou para a vida. R4: Há quem diga que é o Peixe, mas o marquês acha que é o Sokrosta. R5: Serão os convidados de Pinto da Costa, Augusto Duarte & Cia dos "assuntos pessoais".; ou os dedos de uma mão? R6: Estou indeciso entre o Loureiro e a Oliveira, porque estão em todo o lado em Portugal, mas talvez seja antes a planta dos pés. R7: Está-se mesmo a ver que é a cebola, mas também podia ser a tal alternadeira do pijama azul com pequenos elefantes.


Boas Festas e Bom Choro, caríssimos.


Cumprimentos do marquês