Eusébio, mesmo desaparecido, continua a ser um activo importante para o Benfica, contribuindo para gerar rentabilidade. Na semana que se seguiu à sua morte (5 de Janeiro), encerrada com a recepção ao FC Porto (12 de Janeiro), o canal do clube registou o maior incremento de assinaturas de sempre num curto intervalo de tempo. Foram aproximadamente 48 mil novos subscritores que quiseram seguir de perto as cerimónias de homenagem ao “Pantera Negra” (a maioria das quais transmitida em exclusivo na BenficaTV) e não perder pitada do clássico com os “dragões”. Segundo o que o PÚBLICO apurou, o total de assinantes situa-se agora perto dos 280 mil. E ainda falta transmitir o Benfica-Sporting, agendado para dia 9 de Fevereiro, que poderá contribuir para o canal ultrapassar a barreira psicológica dos 300 mil subscritores.
Números que já superam as expectativas mais optimistas dos responsáveis pelo canal “encarnado”. Numa recente entrevista à própria BenficaTV em Dezembro do ano passado, Domingos Soares Oliveira, administrador executivo da SAD (Sociedade Anónima Desportiva) do clube da Luz, confessava esperar apenas atingir valores perto das três centenas de milhares de subscritores no próximo ano. “Do ponto de vista da rentabilidade, está acima daquilo que esperávamos. O plano era chegar aos 200 mil assinantes até ao final do ano, mas no mês passado [Novembro de 2013] já ultrapassámos os 230 mil, mantendo-se a perspectiva de crescimento. Daqui a um ano, esperamos estar perto dos 300 mil assinantes”, referiu na altura o dirigente.
“A avaliação da decisão do Benfica em avançar para um canal do clube por subscrição para transmitir as partidas da equipa em casa para o campeonato assenta em três vertentes fundamentais. A primeira passou por abanar o monopólio da Sport TV e tudo o que isso implica ao nível do futebol e da relação desta empresa com os clubes. Depois, há outra vertente que considero importante, que passa pela tentativa do clube de tentar aumentar a relação com os sócios e adeptos e reforçar a marca Benfica mas terá de ser feita com mais tempo. Por fim, a questão financeira propriamente dita”, enumerou.
As emissões da BenficaTV arrancaram, oficialmente, a 10 de Dezembro de 2008 (a primeira emissão experimental fora para o ar a 2 de Outubro desse ano), mas só no Verão de 2013 o canal passou a ser premium (por subscrição). No final de Julho do ano passado, os responsáveis do canal revelaram ter atingido os 100 mil assinantes, um número que não parou de crescer nos meses seguintes, ultrapassando os 230 mil subscritores no final do ano passado.
Um resultado que foi assinalado pelo presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, numa entrevista ao jornal A Bola, publicada no início deste ano: “É um número absolutamente impressionante e que demonstra bem que tínhamos razão quando decidimos avançar para este projecto.” A liderar o campeonato, a equipa de futebol tem dado o seu contributo, assim como involuntariamente deu Eusébio nos dias que antecederam a recepção ao FC Porto.
Este artigo (em PDF) pode ser encontrado no seguinte endereço: http://pdfShare.it/doc/3HR1ECR2X