terça-feira, julho 17

Traições, Bipolaridades e Afins

















Caso Carolina: Joaquim Salgado suspeita de pagamento


A minha filha é uma traidora

"Já lhe perdoei quando bateu à mãe e quando roubou a irmã e o Pinto da Costa. Agora não tem qualquer hipótese de absolvição. A Ana Maria é uma traidora."



É assim que Joaquim Salgado, pai da ex-companheira do presidente do FC Porto e da sua irmã gémea, descreve ao CM o que lhe vai na alma. Tudo na sequência das acusações que Ana Maria efectuou ao Ministério Público contra a irmã Carolina.

“Foi uma grande traição. Eu tentei falar com a Ana Maria durante vários dias e o marido (César Curado) dizia que ela não podia atender o telemóvel. A verdade é que ela já tinha prestado declarações ao Ministério Público e não tinha coragem de me dizer. Não posso perdoar a pessoas que cuspiram no prato que lhes deu de comer. Sempre que precisavam de dinheiro era a Carolina que os ajudava”, desabafou Joaquim Salgado, em declarações exclusivas ao CM.


O empresário está convicto de que alguém pagou à filha para que desmentisse a irmã gémea. “Eles não tinham dinheiro e, de repente, começam a fazer uma vida de luxo. Será que lhes saiu o Euromilhões? Será que o César é um futebolista de renome? De onde apareceu o dinheiro?”, questiona o pai das gémeas.


Joaquim não quer apontar o dedo a nenhum dirigente desportivo ou a qualquer árbitro, apenas faz uma exigência: “Espero que tudo se investigue e não se arquive nada. Além disso, a minha filha tem um grave problema de saúde que tem de ser devidamente analisado por especialistas. Todos nós suspeitamos de que ela é bipolar, à semelhança da mãe, mas ela tem de ser sujeita a um exame feito por pessoas competentes. Talvez, assim, se explique muita coisa. Ainda me lembro de que ela e o marido esvaziaram de móveis um apartamento de Pinto da Costa, localizado em Miramar”, denunciou o empresário.


E Joaquim Salgado acrescenta: “Cheguei a presenciar uma discussão entre o Pinto da Costa e a Carolina porque ele estava farto de ajudar a irmã. Eu ouvi Jorge Nuno dizer: ‘Queria casar contigo e ajudar a criar os teus filhos, mas não os filhos da tua irmã. Estou farto’.


”Salgado lança mesmo um apelo: “Peço que investiguem tudo e não mandem nada para os arquivos. Desde o estado de saúde da Ana Maria às respectivas declarações.”


O pai das gémeas não se esquece de uma frase proferida por Ana Salgado: “Ela disse que a mãe já tinha morrido e que a Carolina também. Deve estar a preparar-se para fazer o meu enterro.”


Toda a polémica está relacionada com a publicação do livro escrito por Carolina Salgado (‘Eu Carolina’), onde ela faz várias acusações a dirigentes desportivos, chefes de claques e árbitros de futebol. Na sequência daquela publicação, o Ministério Público decidiu abrir uma investigação aos factos e acabou mesmo por criar uma equipa liderada pela procuradora-geral-adjunta Maria José Morgado com o objectivo de esclarecer os factos. A maioria das investigações deverá ficar concluída ainda este mês.


"PEÇO PERDÃO AO INSPECTOR DA JUDICIÁRIA"


As declarações ontem tornadas públicas pelo Correio da Manhã e proferidas pela irmã de Carolina Salgado ao Ministério Público (MP), no âmbito do processo ‘Apito Dourado’ e das certidões daquele extraídas, provocaram a indignação e incredulidade de Joaquim Salgado, de 54 anos. “Nunca vi nada assim. Elas eram muito amigas. Aliás, a Carolina sempre lhe deu todo o apoio e foi mesmo a madrinha da filha da Ana Maria. Quem faz isto a uma irmã não é digna de qualquer crédito ou respeito junto dos seus familiares. Sinto vergonha e até não consigo enfrentar os clientes que vêm ao meu restaurante”, lamentou o empresário. Joaquim Salgado aproveitou para pedir desculpas, em nome da família, a todos os investigadores acusados de incompetência pela filha, em declarações ao MP.


AUTORA DO LIVRO ELOGIADA


Joaquim Salgado não esconde alguma mágoa em relação à professora (Fernanda Freitas) que ajudou Carolina Salgado a escrever o livro ‘Eu, Carolina’. Em tom irónico, diz: “Continuo a ter a maior consideração por essa senhora, bem como pelo esposo e filha.” Porém, a verdade é que o empresário se sente revoltado com o facto de também aquela autora ter vindo a público dizer que se arrependera de escrever a obra. Apesar de toda a confusão que o livro tem provocado, Salgado acaba por elogiar ainda o presidente do FC Porto, Pinto da Costa: “Foi ele que se apercebeu dos problemas que a Ana Maria e o marido estavam a provocar, com danos para a Carolina. Talvez tenha sido por isso, que a relação entre a minha filha e o Jorge Nuno falhou.”


APONTAMENTOS


BIPOLARIDADE


A bipolaridade é uma doença hereditária que não tem cura. Apenas pode ser controlada com recurso a medicamentação adequada. Caracteriza-se por mudanças constantes de humor e vontade de comprar tudo. O pai de Ana Maria acredita que ela tenha herdado a doença da mãe.


VENDER AS FILHAS


Joaquim Salgado está em pânico. “A ganância da minha filha é tão grande que é capaz de vender as filhas. Estou muito preocupado”, afirmou.


NEGA DE CAROLINA


Ana Maria terá pedido dinheiro à irmã gémea para entrar num negócio. A ex-companheira de Pinto da Costa recusou o empréstimo. Segundo o pai das duas gémeas - há mais um irmão -, as acusações feitas pela irmã de Carolina são uma vingança.



Carlos Tomás in O Correio da Manhã, 17 de Julho de 2007 (link).