domingo, janeiro 25

Uma memória, uma surpresa, uma denúncia

Em memória de quem morreu de manto sagrado vestido


Jamais serás esquecido!


Li este parágrafo:

"Há pessoas que deviam estar proibidas de falar da arbitragem, e Pinto da Costa é uma delas. O presidente do FC Porto é o principal responsável por se falar mais de arbitragem do que de futebol em Portugal. O Apito Dourado não foi nem uma construção jornalística nem um devaneio anti-Porto. Foi uma realidade assente, no mínimo, por um magistério de influência sustentado por uma estratégia muito bem delineada pelo FC Porto “de Pinto da Costa”, que começou em Pedroto, passou pela AF Porto, teve extensões de carácter político e “acabou” no poder de persuasão do presidente portista."

E a surpresa aconteceu quando fiquei a saber quem o escreveu: Rui Santos. Se teve um acesso de lucidez e de honestidade não sei, só sei que fiquei altamente admirado.


O Belém fez, através de comunicado (que pode ser lido na íntegra aqui), uma denúncia de aliciamento aos seus atletas de andebol. Um clube foi referido:

"Não bastando, e em paralelo, verificamos igualmente que um outro atleta do Belenenses, ainda júnior e, curiosamente, o melhor marcador da nossa equipa, apareceu ontem a treinar com a equipa do Sporting, numa situação que se nos afigura ainda mais grave por razões que oportunamente daremos a conhecer aos associados do Clube de Futebol “Os Belenenses”.
Neste caso, não existiu qualquer contacto com os responsáveis do andebol do Belenenses por parte do Sporting Clube de Portugal, sendo o Belenenses confrontado com um comportamento de inaceitável aliciamento que julgávamos estar erradicado do deporto português, mais ainda da parte de quem diariamente apregoa ser o arauto da moralização do desporto português."

Que eles são mesmo "diferentes" acho que ninguém tem dúvidas...