sábado, maio 19

Uma semana "à Sporting"!

Aquilo é uma estrutura de tal forma profissional que dá a ideia que as agressões a jogadores e treinadores serviu para abafar a corrupção no andebol, depois a corrupção no futebol serviu para abafar as agressões a jogadores e treinadores, e que as vigílias e as demissões na direção serviram para abafar a corrupção no futebol.


Infelizmente não abafou nada e tivemos aquilo a que eu julgo ser merecedor de se chamar uma semana à Sporting, com corrupção a justificarem alguns títulos nas modalidades, agressões de adeptos cobardolas, os mesmos que deixaram um italiano a morrer na estrada em frente ao estádio da Luz, e corrupção no futebol, que mesmo tendo ficado em 3º lugar para não levantar suspeitas, foram apanhados em flagrante. Talvez pela ideia brilhante de usarem envelopes timbrados com o símbolo do clube nos actos de suborno. Talvez...

Deixo agora aqui um link de uma reportagem do Observador sobre esta verdadeira semana à Sporting:


É uma reportagem extensa, como extensa é a capacidade deste clube em subornar e jogar sujo.

Alguns destaques:

"No caso do Sporting, a surpresa chamou-se “cofre” e foi encontrado no gabinete de trabalho do principal alvo daquelas buscas: André Geraldes. Era um pequeno cofre com um recheio muito significativo:63 mil euros e mais uns trocos devidamente acondicionados em vários envelopes. Na face de alguns deles estavam iniciais escritas à mão, enquanto que outros continham documentos."

"Conjugada esta descoberta, com prova documental e testemunhal do denunciante Paulo Silva que apontam para a alegada liderança de André Geraldes de um esquema de alegada corrupção no Campeonato Nacional de andebol da temporada 2016/17, que foi mais tarde alargado à Primeira Liga de Futebol, a PJ do Porto e o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto, titular dos autos, não tiveram dúvidas em defender no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto de que existiam indícios de que o Sporting Clube de Portugal tinha um alegado saco azul que financiava pagamentos de alegadas ‘luvas’ a árbitros de andebol."

"Das mensagens e clips de som da conta de WhatsApp divulgados pelo Correio da Manhã e pela SIC, é claro que Paulo Silva também terá falado de alegadas tentativas de aliciamento de jogadores da Primeira Liga de futebol. Há vários casos concretos de jogos que foram disputados em agosto e em setembro de 2017, relativos ao início da época desportiva de 2017/2018."

Até agora temos apenas lido e ouvido subornos a jogadores adversários. Quando chega a hora de investigarem árbitros e VAR, ou já se esqueceram que o clube dos depósitos foi te tal forma beneficiado que ficou mentirosamente em terceiro lugar, em vez do merecido quarto ou quinto?
E o clubeco regional de andrades corruptos? Quando chega a hora destes? Quantos jogos os vimos ganhar com ofertas inenarráveis de adversários? Quantas goeladas os vimos dar com adversários que fingiram não estar em campo? E por falar em adversários que fingem não estar em campo, o Estorilgate é mesmo para "morrer"? Um jogo inexplicavelmente interrompido ao intervalo pelos adeptos do clube que perdia, não foi reatado como deveria, não foi concluído nas horas seguintes como deveria, o intervalo durou a aberração de 37 (TRINTA E SETE!) dias, com uma transferência de 748 mil euros do clube dos invasores para o clube da casa, e quando finalmente se jogou a segunda parte, os árbitros e os jogadores da casa deram a volta ao jogo sozinhos? Isto tudo é assim tão banal? Tão banal como um árbitro ser ameaçado e insultado, e mesmo assim continuar a apitar e beneficiar quem o ameaçou e insultou?!?
Todos sabemos que ganhar "`fóculporto" é assim mesmo, mas haja um pinguinho de vergonha...