Não é que queira ser o advogado de defesa do artista (longe disso) mas não deixa de ser "interessante" ver que Pedro Henriques, tido como o melhor (!) árbitro português, aquele que apitava "à inglesa", baixou à 2ª categoria. E é com surpresa que reparo que apenas o blog Benfica 73 destacou o (excelente) editorial do Fernando Guerra, n'A Bola do passado dia 19 de Junho:
"Os Pecados de Pedro
As classificações anuais dos árbitros podem ser estruturadas com base em critérios de rigor, mas apenas são entendíveis em toda a sua extensão por gente do ofício. Sempre se nos apresentaram por isso envoltas em estranho manto de mistério, propensas a desconformes interpretações.
Não é assunto particularmente entusiasmante, nem a confraria alguma vez revelou interesse em deixar de funcionar em circuito fechado, pois no dia em que a arbitragem decidir transformar-se em coisa normal, poderemos então encontrar respostas para muitas das dúvidas que hoje incomodam quem, como eu, entende mal os códigos de conduta no império do apito.
Se me refiro a elas, às classificações, é por ver Pedro Henriques em lugar de despromoção. O árbitro que até há pouco tempo era apontado como exemplo, ao nível da filosofia, privilegiando um certo estilo inglês, em que o jogador é de facto o único protagonista, e também de seriedade, foi ‘despachado’ para a 2ª categoria. Sentiu-se atingido. Por isso, a um ano de terminar a carreira, sugeriu-lhe a dignidade que acabasse já! Nobre atitude.
Na época transacta foi nomeado para oito jogos da Liga Sagres, três deles em que um dos intervenientes foi o FC Porto. No primeiro, em Olhão, errou, mas distribuiu a asneira pelas duas aldeias. E nos outros?
FC Porto-V.Setúbal: rezam as crónicas não ter visto dois penalties, um sobre Hulk e o outro sobre Sapunaru.
V.Setúbal-FC Porto: mostrou a Falcao o cartão amarelo que o afastou do clássico no Dragão com o Benfica. Ah!, e expulsou Jesualdo Ferreira.
Com pecados destes, Pedro estava à espera de quê?... "
por Fernando Guerra, Jornal A Bola - 19 de Junho de 2010
Como disse mais acima, longe de mim estar para aqui a fazer-me de advogado de defesa do artista. Para mim, todos (todos) os árbitros portugueses são maus. E corruptos. Este talvez fosse o "menos mau" de todos eles. O que me interessa verdadeiramente é, apenas e só, sublinhar e alertar os mais incautos para quem continua a pôr e a dispor do futebol português. O polvo está vivo e bem vivo, ao contrário do que muita gente pensa. O mesmo polvo que na época passada manteve o sofrível fc de braga a lutar pelo 1º lugar do campeonato até à última jornada, com o intuito de que o Campeão não fosse o Campeão.
Saudações da Portela
PS1: Di Maria foi anunciado pelo Real Madrid. Até que enfim, digo eu. Já cheirava mal a novela. E, "contra a corrente", estou plenamente satisfeito com o anúncio. A minha teoria era muito simples: era agora ou nunca. O artista já estava com a cabeça mais lá do que cá. Não me cheira que fosse voltar uma época igual à que fez. Assim, boa viagem e um abraço. Foi vendido por pouco dinheiro, dizem uns. O Benfica já tinha isto acordado com os espanhóis aquando das transferências do Saviola e do Javi Garcia, dizem outros. Não me interessa nem um pouco. O que me interessa é que o jogador se valorizou aqui e rendeu dinheiro ao Benfica, coisa que eu não acreditava ser possível, no final da sua 2ª época cá.
PS2: a SNIE lá conseguiu, a custo, passar o dificílimo grupo onde esteve inserida.
Uhhhhhh 7 golos marcados!... "Engraçado" é que não se marcou nenhum a uma selecção pouco mais que sofrível (elefantes), muito menos a uma candidata ao título. Vamos lá a ver se logo, contra os Campeões Europeus, o Queirósz aposta novamente na táctica 9-0-1, com medo de ser goleado...
PS3: o Coentrão destoa, e de que maneira, naquele emaranhado de ideias.
PS4: tive 957684578 pesadelos nestes últimos dias, com o cabelo do pepe.......
.