segunda-feira, maio 28

Os peixes pegadores

Salve Benfiquistas, em guarda cambada!

Todos se lembram, por certo, da alegoria dos peixes pegadores, nascida da imaginação e perspicácia do Padre António Vieira.



(...) vi debaixo dela o que muitas vezes tinha visto e notado nos homens, e me admirou que se houvesse estendido esta ronha e pegado também aos peixes. Pegadores se chamam estes de que agora falo, e com grande propriedade, porque sendo pequenos, não só se chegam a outros maiores, mas de tal sorte se lhes pegam aos costados que jamais os desferram.

De alguns animais de menos força e indústria se conta que vão seguindo de longe aos leões na caça, para se sustentarem do que a eles sobeja. O mesmo fazem estes pegadores, tão seguros ao perto como aqueles ao longe; porque o peixe grande não pode dobrar a cabeça, nem voltar a boca sobre
os que traz às costas, e assim lhes sustenta o peso e mais a fome.


Lembrei-me desta alegoria, não a propósito da taça da Liga, mas de um painel publicitário que encontrei há tempos à beira da Segunda Circular.

Uma conhecida marca de cerveja (a outra, a que não patrocina uma grande bancada...) alinhou o seu nome com o seguinte slogan - enfim, diz que é uma espécie de slogan... – Gluglugluglurioso!; mais “glu” menos “glu”, era isto.

O painel já se foi, mas deixou-me a pensar. Será que esta marca (a SuperBock) sente que se pode associar “de borla” ao Glorioso e ganhar uma batalha na guerra das cervejeiras com um mero slogan... ridículo, ainda para mais?

Do grupo Unicer (detentor da marca SuperBock) conheço pouco; sei pelo site do mesmo que “tem vindo a percorrer um longo caminho, intimamente ligado à história do Porto” nomeadamente numa altura, acrescento eu, em que a propaganda “Norte=fpc” estava ao rubro. Sei também que António Pires de Lima, lagarto professo, mas cuja preferência por gravatas azul-choque é ainda assim notória, é o seu CEO (executivo máximo); sei que um correligionário deste e, segundo o próprio, “amigo pessoal de longa data” (Fonte: DN), António Lobo Xavier, era até há pouco tempo vice-presidente do grémio mafioso. Coincidências? Como dizia a outra, não há coincidências.

Lobo Xavier é gestor na Sonaecom, empresa liderada por Paulo de Azevedo, filho do homem que Pinto da Costa convidou (convidou simbolicamente, que o Bufas está colado à cadeira...) para lhe suceder no fpc. E vocês sabem quem construiu e explora o Centro Comercial Colombo, esse local onde muitos benfiquistas vão "pousar" as esposas antes de seguirem para o jogo? Pois é, a Sonae Sierra.

No fundo, é tudo uma grande famiglia de peixes que se pegam ao Big Fish quando sentem que têm algo a ganhar sem jamais deixarem de o achincalhar pelas costas.

A grande questão é: e nós, do “peixe grande”, fazemos o jogo deles?

Saudações Respeitosas do Marquês plebeu