segunda-feira, janeiro 9

O desespero dos "Olive Trees"


Pois é... o Oliveirinha Jr. deu uma entrevista na televisão, falou disparates atrás de disparates e, assim que de repente, muitas vozes se levantaram.

Não sei o que gostei mais, se ver o irmão mais novo (e fantoche) do Padrinho Quim, a debitar um monte de parvoices, tentando fazer passar a imagem de homem culto, integro e desalinhado com o sistema dos corruptos ou das posteriores análises de certos "benfiquistas", experts em futebol (aqueles que tanto se queixaram das contratações de Bruno César e Rodrigo, das exibições de Cardozo e Emerson e das opções táticas de JJesus), gestão, contabilidade, culinária e plantação de pepinos-amendoa!

Esta entrevista não passa de mais uma operação de manipulação da opinião pública, como muitas outras que J.Oliveira tem feito nos últimos 4-5 anos, sempre com o objectivo de enfraquecer a imagem de LFV junto dos sócios e adeptos benfiquistas.

Na entrevista, a ideia chave que tentaram passar foi a de que em tudo mandam, e que LFV e o Benfica não têm qq poder. Que eles escolhem tudo e todos e os clubes aceitam porque dependem deles, dependem do dinheiro das transmissões televisisas.

Só que o problema é que, no caso do Benfica, isso não é verdade! Há muito que não é verdade, pois essas receitas não representam mais do que 10.15%, o que é inferior às receitas da quotização e bilhética (39,34%), publicidade (17.14%) e prémios da UEFA (16%).

Num passado recente (4 a 5 anos), as receitas televisivas eram bem mais importantes para o Benfica. Representavam entre 20 a 25% do total de receitas. Mas com o excelente trabalho feito pelos dirigentes do clube e da SAD, outro tipo de receitas cresceram de forma sustentável e hoje poderiamos perfeitamente sobreviver se ficassemos sem os cerca de 8 milhões que a Olivedesportos nos paga, bastando para isso vender um jogador de 2ª linha do plantel ou investir um pouco menos nas contratações.

E para suportar o que escrevo, olhem só para o seguinte gráfico:


Dependência do dinheiro das transmissões televisivas??? Essa mensagem não é para nós, de certeza. Somos os que recebemos menos e no final somos os que temos as maiores receitas operacionais.

Oliveirinha, vai mas é pentear macacos... se o teu irmão quiser pagar 30 milhões, aí podemos falar. Até lá, mais vale é mesmo estares calado.

Quanto à liderança da FPF... eles mandam?

É bom que achem isso, mas eu não acredito em contos de fadas. E um dias vos vou explicar aqui muito do que se passou. Mas para já só vos digo que logo após a sua saída do FCP, Fernando Gomes disse numa roda de amigos que o "Business Case" do FCP estava em colapso. Que as receitas operacionais estavam no limite e com os custos a crescer, o ponto de ruptura estava perto.

2 anos depois, temos vários clubes a se queixarem da falta de pagamento dos passes de jogadores, temos 2 a 3 meses de salários em atraso no futebol, temos empresas a ameaçarem ir para tribunais, temos as amadoras em estado de sítio, etc...

E se muitos acham que ele saiu zangado com PdBosta, eu vos digo que não é verdade. O problema foi com Adelino Caldeira, Reinaldo Teles e outros que chupam os milhões das comissões e que ele, em nome da estabilidade financeira da SAD, irritou muito em 2008 e 2009. Se não olhem para o que se pagou em comissões absurdas, desde que o FGomes saiu da SAD dos corruptos.

Mas como disse antes, um dia conto-vos muito mais sobre este senhor, sobre a sua filosofia pessoal e profissional e sobre as suas ambições.