sexta-feira, março 17

Intoxicação da Opinião Pública

Caríssimos navalistas, barcelenses, paçenses, estrelistas, vilacondenses, maritimistas e academistas

Isto é aquilo a que se pode chamar um post off-topic, isto é, não é dirigido a corruptos com muitos anos de experiência, mas sim a vocês adeptos de clubes que estão em risco de despromoção.

Venho-vos aqui alertar para aquilo que tem sido uma campanha aberrante e escandalosa em favor de um clube que tem beneficiado sistematicamente, desde o início dessa mesma campanha, de favores atrás de favores dos artistas do apito.

É óbvio que virão os estruM(f)es do costume dizer que "ah e tal falas sobre isso porque o guimarães eliminou o Benfica na Luz".
Pois é, estive para "cagar pa cena", tipo "quero lá saber, quem quiser que fale e se possível dê dois boxechos nas trombas do amador" mas depois de ouvir hoje o arrogâncias vítor pontes a dizer mais duas toneladas de merda pela boca fora ("o golo do guimarães é limpo" lol..), decidi-me a expôr aqui uma série de factos que demonstram bem aquilo que é o futebol português, um autêntico jogo de interesses que, para além de promover e salvar aqueles que choram (quem não chora...) acaba também por "se deixar ir na onda" de alguns cronistas e de uma série de argumentos falaciosos que distorcem por completo aquilo que é a realidade.

Pegue-se na palhaçada que foi o jogo da última 4ª feira, em pleno Estádio da Luz, em que esse mesmo clube foi estupidamente protegido por mais um "apitador amador" (sic).
Num jogo em que, à vista de todos, foi defendido não o futebol mas sim o antijogo, a cultura do cacete, o queimar-tempo, a saloiice, a chico-espertice, etc, etc, o que é que nós vemos e ouvimos nos jornais e nas, rádios e na televisão? Que o cléber foi mal expulso. Sintomático.

Voltemos dois anos atrás.
Tal como este ano, esse clube histórico que tantos apregoam, corria também sérios riscos de cair na 2ª divisão. O que se assistiu na altura foi a uma vergonhosa promoção do histórico e uma constante intoxicação da opinião pública fazendo forças, movendo montanhas, para manter o histórico na 1ª divisão e não o deixar cair. Foi constantemente elogiada a cidade, foi constantemente elogiada a massa associativa, foi constantemente elogiada a equipa, enfim, uma série de coisas que foram ditas para mostrar ao parolo que guimarães tinha de ter a sua equipa na 1ª divisão, cagando positivamente nos outros clubes e nas outras cidades que também lutavam pela fuga à despromoção. Resultados práticos: guimarães manteve o seu histórico na 1ª divisão, e foi beneficiando até final do campeonato de arbitragens sempre muito favoráveis (vamos-lhe chamar apenas favoráveis...), acabando Alverca, Paços de Ferreira e Estrela da Amadora por cair na 2ª divisão.

Regressemos a esta época.
Há um mês atrás, encontrava-se o histórico na penúltima posição da nossa liga betadine, com apenas 17 pontos, jogando zero de futebol, correndo novamente sérios riscos de cair na 2ª divisão.
Num determinado treino, foram convocados os associados do clube para estarem presentes para dar apoio ao clube. Apareceram 3 mil pessoas, facto elogiadíssimo por toda a comunicação social.
Passaram duas semanas e foram convocados os associados e adeptos do histórico para fazer um cordão humano desde o hotel onde estagiava a equipa até ao estádio onde se disputaria o jogo com o Benfica. Choveram elogios de toda a comunicação social, parecendo todos de acordo que "um clube com adeptos assim não podia descer de divisão".

Estes fantásticos adeptos do histórico que "merecem" o clube na 1ª divisão são os mesmos que há dois anos atrás foram para Paços de Ferreira, não aceitaram comprar bilhete para entrar no estádio porque achavam que era "muito caro" (comparem com os preços que os benfiquistas têm de pagar sempre que vão a guimarães...) e aquando do golo do Paços de Ferreira apedrejaram de fora para dentro os adeptos do clube local.

Os mesmos fantásticos adeptos do histórico que "merecem" o clube na 1ª divisão são os mesmos que há dois anos atrás apedrejaram o autocarro da equipa do braga quando este seguia, no final do jogo, a alta velocidade na auto-estrada de regresso a casa. Por sorte "apenas" dois jogadores sofreram as consequências do acto, talvez devido à perícia do condutor do autocarro...

Os mesmos fantásticos adeptos do histórico que "merecem" o clube na 1ª divisão são os mesmos que há dois anos atrás prometeram criar o caos e o linchamento do árbitro aquando do último jogo do campeonato, em casa com o sporting, no caso do histórico descer de divisão. O Alverca perdeu o seu jogo nessa mesma jornada e então já foi tudo uma festa...

Os mesmos fantásticos adeptos do histórico que "merecem" o clube na 1ª divisão são os mesmos que já este ano, aquando do jogo em braga na 20ª jornada, apedrejaram e partiram os vidros a cerca de duas dezenas de carros que se encontravam estacionados em redor do estádio. Isto aconteceu assim que chegaram ao estádio os autocarros que transportavam os adeptos do histórico. Ninguém foi detido e todos os adeptos do histórico puderam assistir tranquilamente ao jogo, com a devida protecção policial.

Vamos a factos.
Tal como o disse há pouco, há um mês atrás, encontrava-se o histórico na penúltima posição da nossa liga betadine, com apenas 17 pontos, jogando zero de futebol, correndo novamente sérios riscos de cair na 2ª divisão. Vejamos o que aconteceu depois do início da intoxicação da opinião pública:

22ª jornada:
marítimo 0-1 guimarães
Golo do histórico precedido de falta grosseira mesmo à frente do fiscal de linha, carga do lateral direito vítor moreno sobre o jogador kanu do marítimo.
Jogo marcado por sucessivas faltas da maioria dos jogadores do histórico, antijogo gritante, permissividade absoluta do árbitro, guardando os cartões no bolso.
A cereja no topo do bolo: não expulsão do central cléber depois de uma autêntica agressão a um jogador maritimista à entrada da área do histórico. O livre seria perigosíssimo. Mesmo que o árbitro se decidisse por mostrar apenas o amarelo, cléber seria expulso por acumulação e falharia o jogo seguinte. Mas quem foi expulso foi Mitchell Van der Gagg por protestos...
(descer e ler a análise do trabalho do árbitro)

23ª jornada
guimaraes 2-0 Benfica
Dois-penalties-dois por marcar sobre jogadores do Benfica.
Num lance em que Nuno Gomes se isolava, cléber (!...) trava-o em falta. É-lhe mostrado o cartão amarelo...
(descer e ler a análise do trabalho do árbitro)

24ª jornada
nacional 1-1 guimarães
Para não variar, antijogo gritante dos jogadores do histórico, "fechar-de-olhos" a isso mesmo por parte do árbitro e mais dois penalties por marcar contra o histórico. Duas vezes os jogadores de guimarães usaram as mãos dentro da área sem que o árbitro marcasse as devidas penalidades.
Devia ser o aquecimento para o jogo na Luz, na 4ª feira passada...
(descer e ler a análise do trabalho do árbitro)

25ª jornada
guimarães 4-0 setúbal
Não vi o jogo, logo não comento, mas com o resultado final de 4-0 deve ter sido o primeiro jogo desde há muito tempo em que o histórico não foi beneficiado pela arbitragem...
(descer e ler a análise do trabalho do árbitro)

26ª jornada
paços de ferreira 1-1 guimarães
O antijogo do costume. vítor moreno a conseguir chegar ao final do jogo (!) sem ver um único cartão amarelo. Otacílio agride jogador do paços e não se passa nada. Nem amarelo...
(descer e ler a análise do trabalho do árbitro)

E assim vai a nossa liga betadine, com o penafiel já condenado à descida, e com cerca de sete/oito clubes ainda em risco de acompanhar a equipa de luís castro até à 2ª divisão.
Menos o histórico, porque esse não pode descer porque é histórico e tem uma massa associativa blablabla...

Saudações sempre atentas da Portela...

P.S.: já agora, permitam-me lá apenas uma pergunta: "histórico" porquê? Um clube que nunca ganhou um Campeonato Nacional, que foi apenas uma única vez à final da Taça de Portugal (e perdeu-a) e que apresenta no currículo apenas uma Supertaça Cândido de Oliveira... histórico porquê?...