quarta-feira, maio 31

O percurso de um ex treinador frutado

Conheço muita gente que reconhece em Vítor Pereira qualidades como treinador que o fazem estar acima da média dessa classe.


Como grande parte dessa opinião vem de pessoas que merecem o meu respeito pelos seus conhecimentos futebolísticos, pouco ou nada me atrevo a discutir tal opinião.
Mas a verdade é que o seu percurso faz levantar algumas questões...
Depois de ser adjunto de André Vilas Boas (outro caso de estudo de ex treinadores do clube da fruta), Vítor Pereira assume o comando como treinador principal do fóculporto, e conquista dois campeonatos de seguida. Mas atenção, que estes campeonatos claramente forjados não foram ganhos sem as habituais ajudas...
Em 2011/2012 ganha o campeonato depois de mais uma proençada no jogo decisivo na Luz:


Em 2012/2013 foi um tal de Hugo Miguel a contribuir e muito para a conquista do campeonato, com este penalty (e respectiva expulsão) no jogo decisivo:


É pena os grandes defensores do Vídeo Árbitro não se lembrarem destes tempos...
Como na altura o moral era tanto e a confiança na "estrutura imaculada" era de tal forma que o treinador ali, pensavam eles, não passava de uma peça acessória, e então o Vítor Pereira lá teve que procurar clube... E aqui começa a estranheza.
Depois de ganhar dois campeonatos pensava que o esperava os melhores clubes dos melhores campeonatos. Mas não.
Em 2013/2014 foi treinar o Al-Ahli Jeddah


Surpreendentemente foi o melhor que conseguiu arranjar... Ficou mais famoso pelas suas inenarráveis conferências de imprensa do que pelo seu trabalho, e menos de um ano depois rescindiu...

Em 2014/2015 vai para o Olympiacos, onde se torna campeão grego (o difícil era não o ser...), mas como entrou a meio da temporada teve que dividir o mérito com o seu antecessor. Mas nem o título lhe valeu de grande coisa, pois o chico espertismo falou mais alto:


Em 2015/2016 vai para a Turquia treinar o Fenerbache. Falha o apuramento para a Liga dos Campeões e é mais uma vez corrido:


Seguiu-se nesta temporada agora finda o TSV 1860 Munchen, da... 2ª divisão alemã. E se alguém pensava que já era mau e desprestigiante para Vítor Pereira ir treinar na segunda divisão, então pior é levar esse mesmo clube da 2ª divisão para a 3ª divisão:


As saudades que o homem deve ter dos proenças desta vida... e dos clubes que oferecem frutinha de dormir a árbitros...
O que se seguirá?  Comentador desportivo?? Intérprete por ser praticamente poliglota? treinar o Canelas???