domingo, agosto 10

Dia de supertaça é dia de homenagem

Foi na supertaça de 1992 que o país assistiu a isto:


Um árbitro em fuga.
Como foi dito por LFV há dois anos atrás "Vergonha é recordar José Pratas a fugir". Mas o mais certo é que os tansos dos adeptos do fóculporko se orgulhem disto. É o habitual.
Agora em vídeo com outras fugas onde só muda o árbitro:



Para quem não se lembra o jogo do Zé Pratas continuou como se nada se tivesse passado e nenhum jogador dos azuis e broncos foi advertido disciplinarmente nem expulso.
Este é um dos mais vergonhosos episódios do futebol português, e é também um dos mais reveladores do que é na realidade o futebol corrupto do porto.
Demorou 18 anos para que Zé Pratas falasse sobre esta triste cena (apesar do habitual esforço dos jornaleiros deste país e da habitual investigação jornalística em assuntos ligados ao clube corrupto...), e ele disse isto:

"Não foi uma fuga, foi uma reacção natural de quem se sente atacado e ameaçado. Devia ter acabado com o jogo por insubordinação da equipa do FC Porto"

Pois, e se calhar o ENORME devia ter mais uma supertaça no museu.
Mas compreende-se que eles gostem tanto desta taça e lhe atribuam tanto valor. Foi também numa supertaça que o país assistiu a um dos mais inexplicáveis roubos de que há memória.
Foi em 1994, apenas dois anos após a fuga do Zé. A supertaça era disputada em duas mãos. Na 1ª mão BENFICA e porkalhada azul tinham empatado 1-1 na Luz. No jogo da 2ª mão e a poucos minutos do fim com o resultado em 0-0 que levaria à realização duma finalíssima acontece isto:


hehehehe, absolutamente fantástico. O Baía defende com as mãos fora da área, mas mesmo assim não consegue evitar o golo. Mas... nem sei o que diga mais... isto é nojento e revoltante demais!
Percebem porquê que a supertaça ainda vale menos do que os outros títulos forjados do ex clube do Casagrande?
Só não percebo porquê que não mudam o nome para troféu José Pratas...