(espanhol caperuza)
substantivo feminino
1. Cobertura para a cabeça, geralmente de forma .cônica , de lã ou pano. = BARRETE, CARAPUÇO
2. [Por extensão] .Objeto que tem a forma de carapuça.
3. [Figurado] Alusão crítica.
enfiar a carapuça• Sentir- se atingido por comentário ou crítica não personalizados.= ENFIAR O BARRETE, PÔR A CARAPUÇA, SERVIR A CARAPUÇA
A 27 de maio último, o presidente do maior clube deste país disse isto:
"O passivo do Benfica é o passivo de uma grande empresa, cerca de 400 milhões de euros. As grandes empresas deste país têm de ter passivo. Em 2001 o Benfica andava com a mala às costas. Hoje tem um estádio, um pavilhão, piscinas, centro de estágio, tem a Benfica TV. O Benfica teve de investir para chegar aqui. Mas deixe-me dizer-lhe que o passivo do Benfica não é o maior do futebol português. Quem é? Informe-se. A mim não me compete denunciar quem quer que seja. Há um clube em Portugal com um passivo superior ao do Benfica"
Nunca referiu o nome de nenhum clube, e se depois disto houve quem fez (finalmente!) o trabalho de casa e associou estas palavras ao seu destinatário, isto é da inteira responsabilidade de quem fez tal associação, e não do SLB.
Pois ontem, o campeão dos comunicados (e da comédia) saiu-se com este:
"Aliás, ficou bem patente que o chavão “tempo é dinheiro” tem tanto de velho como de actual: em vez de fazer o trabalho de casa dos rivais, o Benfica deveria aproveitar para preparar as folhas de Excel, a calculadora, o lápis ou o caderno quadriculado para se comprometer, como o Sporting fez, a reduzir custos operacionais como os gastos com pessoal e outros.
Até porque, ao contrário do que apregoa, os 404.481 milhões de euros de passivo consolidado da Benfica SAD, conforme divulgado à CMVM, não representa a totalidade do universo do Grupo Benfica por não incluir as contas do Clube ou da SGPS. Mas a política do Sporting não é olhar para a casa dos outros. Mesmo quando estas estão a cair e se mantêm erguidas por uma mera questão de aparência."
Mas o BENFICA fez o trabalho de casa de algum rival (como se alguma vez tivesse encontrado rival neste nosso Portugal...)?
Portanto, espero que a partir daqui toda e qualquer definição de "enfiar a carapuça" seja ilustrada com a imagem do esterco verde.
Quando o Paulo Bento saiu de lá disse isto:
"Complexo de inferioridade com o Benfica deve acabar"
Se por um lado os coitadinhos dos lags pura e simplesmente não conseguem acabar com tais complexos, por outro lado eu pergunto: mas estes complexos justificam isto tudo?